sexta-feira, 18 de março de 2011

                               Números 33


     Num breve resumo, nos é apresentada aqui a forma tremenda como o povo foi libertado do Egito, e suas peregrinações. É impressionante perceber a quantidade de acampamentos pelos quais o povo passou nestes quarenta anos! Muitas vezes criticamos o povo hebreu por suas inúmeras murmurações, mas esquecemos as condições difíceis em que eles viviam. Imagine levantar acampamento com doze tribos, com milhares de pessoas cada tribo (só a tribo de Manassés tinha 52.700 homens, fora mulheres e crianças), milhares de animais...era preciso uma logística incrível. Não que estas dificuldades todas fossem motivo para a murmuração e rebeldia. Quero apenas comparar a situação deles com a nossa. Como somos piores que eles!! Ao passarmos por provas muito menores, não toleramos, nos sentimos esgotados, achamos injusto estarmos passando por isso. Mesmo que não falemos, muitas vezes pensamos ou sentimos assim. Fico pensando se a nossa geração, tão viciada em conforto, bem estar e mordomia, fosse obrigada a passar as privações que aquele povo passou. Certamente nem nós, nem a geração vindoura herdaria a Terra. 
     Este é um ensino para nós. Toda vez que estivermos passando por tribulações, privações, frustrações, decepções, problemas de saúde, ou seja lá o que for, devemos nos lembrar das dificuldades que nossos irmãos na história passaram. Basta ler a Bíblia para ver que a vida dos grandes servos de Deus sempre foram de muitas lutas, derrotas, dores, morte. E nem precisamos ir tão longe. Basta deixarmos de ser egoístas e parar de olhar só para os nossos problemas, e veremos pessoas lidando com tragédias e dramas que sequer sonhamos...somos muito mal agradecidos e egoístas. Não sofremos sequer uma pequena parte de tudo aquilo que poderia nos atingir, mas não atinge pela graça de Deus, e nos achamos os mais sofredores de todos os homens. Ingratos, é o que somos.

7 comentários:

  1. Essa questão de sermos piores que eles ,é verdade , somos sim! Por coisa mínimas achamos injusto , reclamamos, somos ingratos por não estar pior! Nenhum de nós passou por uma situação 'semelhante' a que o povo passou naquela época. Então vamos tentar ser menos egoístas e parar de olhar só para os nossos 'problemas' ,e então veremos coisas piores! coisas que nunca imaginamos acontecer com a gente! pessoas lidando com doenças, morrendo...

    ResponderExcluir
  2. Devemos lembrar também que aquele povo passou por esse tipo de problema, situação precária em todos os sentidos.Hoje com tudo muito mais evoluído passaremos [ou passamos] por outros tipos de provação.E devemos estar prontos para elas firmes,fortes e fiéis diante de Deus.E sem murmurar.

    ResponderExcluir
  3. E por mais que passássemos por situações piores que as que este povo passou, deveríamos ser sempre gratos ao Senhor, porque mesmo que 90% da nossa vida fosse sofrimento, nós temos uma garantia que faz QUALQUER sofrimento valer à pena: a salvação eterna, que nos foi dada gratuita e imerecidamente.

    ResponderExcluir
  4. e isso é uma verdade. somos muito abençoados! todo tempo somos privados de diversas coisas. eu mesmo fico impressionado quando tudo indica que a situação nao vai dar certo ou em problema, mas acaba dando certo, ou mesmo dando errado, nao da um problema tao grande quanto poderia ser.

    ResponderExcluir
  5. O que voce falou é igual a quando falamos assim '' se eu fosse adão não teria pecado '' , quantas vezes ja num ouvimos isso ? Devemos estar atentos porque constantemente murmuramos por causa de nossas vidas enquanto somos abastados até demais, e eles pelo menos estavam em situações dificieis, nao que isso mude o fato da murmuração mas devemos aceitar as dificuldades da vida, ainda mais foi isso que DEUS disse que aconteceria num é !

    ResponderExcluir
  6. O povo vivia em constantes dificuldades, que a nossos olhos humanos seria consideravelmente passível de reclamações! Mas quando olhamos pela ótica bíblica, e quando vemos que Deus não abandona, nem desampara seu povo, percebemos que isso não acontece conosco. Apesar de todas as tribulações, e conseqüentes frustrações, Deus, mesmo quando reclamamos, não nos desampara, ele nos dá a graça para percebermos o nosso erro!! Que Deus maravilhoso!!

    ResponderExcluir
  7. É verdade! Muitas vezes criticamos os hebreus das condições difíceis pelas quais eles viviam. E com certeza, se formos pensar por esse lado, somos considerados piores que eles. Estamos mal-acostumados. Qualquer coisinha já é um grande motivo para abalar a nossa fé. Deveríamos olhar para os nossos problemas e fraquezas e nos espelharmos naqueles que foram mais fortes que a gente ao invés de sermos tão ingratos.

    ResponderExcluir