quarta-feira, 23 de março de 2011

                                   Ainda sobre Números 35:9 a 34


     Para começarmos a falar a respeito da pena capital, precisamos entender alguns aspectos importantes da Lei de Deus. A Lei de Deus é apresentada amplamente nas Escrituras Sagradas, para mostrar ao homem, através dos séculos, quais são as suas normas e diretrizes, qual a sua santa vontade. A lei possui diferentes aspectos, e podemos dividi-la em basicamente três:
       1. A Lei Civil ou Judicial _ Foi a Lei dada à sociedade, ao estado de Israel. Sua finalidade era legislar a sociedade civil, o  estado teocrático de Israel. Era o próprio Deus governando diretamente seu povo. Eram leis temporais e necessárias para aquela situação específica, portanto, não se aplicam obrigatoriamente hoje à nossa sociedade. Na Lei Civil vemos como Deus deu ao povo definições de seus deveres e dos direitos de seu próximo. A lei judicial "não é obrigatória para o governo cristão, mas é modelo para o uso civil, encorajando o bom governo e a paz" (Mauro Meister). Ex.:os crimes contra a propriedade e suas respectivas punições.
        2. A   Lei Cerimonial _ Estas foram as leis dirigidas aos judeus para a fé no Messias que haveria de vir, tinha o objetivo de demonstrar ao homem a extrema santidade de Deus. Elas apresentavam as formas externas pelas quais o povo poderia demonstrar a sua fé. A Lei Cerimonial é repleta de símbolos, tipos e sombras das verdades espirituais reveladas e cumpridas em Cristo. Nos livros de Êxodo, Levíticos e Deuteronômios encontramos descritas as Leis Cerimoniais dadas aos Hebreus. Estudamos neles as leis acerca dos sacrifícios de animais, ofertas, sacrifícios pelo pecado, sacrifícios pacíficos, sacrifícios pelo pecado por ignorância, purificação após o parto, purificação de doenças, festas solenes, dias festivos, leis dietéticas, leis sobre como lidar com cadáveres e etc. Vemos nestas leis, o desejo de Deus em estabelecer distinções cruciais para diferenciar seu povo, e os povos que os cercavam. Povos imundos e idólatras! Estas Leis Cerimoniais apontavam para o Messias. Portanto, com a vinda de Cristo, foi cumprida e não se aplica aos nossos dias.
         3. A Lei Moral _ Representa a vontade de Deus para o homem, deixa claro quais são seus deveres para com o próximo e para com Deus. A Lei Moral está resumida nos Dez Mandamentos, e esmiuçada em toda a Bíblia. Ela é atemporal, serve para todos os homens, em todas as eras. Todos os homens serão julgados por ela! Representa a vontade imutável de Deus para a humanidade.
     Não estamos sob a Lei Civil de Israel, nem obrigados a cumprir as leis cerimoniais, pois já foram cumpridas em Cristo. Não estamos também sob a condenação da Lei Moral, pois esta diz que aquele que não cumpri-la integralmente morrerá. Estamos debaixo da Graça, Cristo cumpriu a Lei em nosso lugar, caso contrário seríamos condenados eternamente. O fato de estarmos debaixo da graça, não invalida a Lei Moral. Vejam o que Solano Portela diz em seu livro sobre a pena capital: "mas o que quer dizer 'não estar sob a lei de Deus'? Estamos em uma situação de total desobrigação para com ela? Vamos apenas subjetivamente 'amar', sem direcionamento ou ações concretas que comprovem este amor?...Devemos cuidar, para nunca entender essa expressão (estar sob a graça) como algo que invalida a Lei de Deus em nossos dias." 
     Ainda permanecemos sob a Lei Moral de Deus no sentido de que ela continua representando nossos deveres e obrigações para com Deus e com nossos semelhantes.  Várias linhas de pensamento afirmam que a moral é relativa, que varia de acordo com a época, a cultura, o país onde se vive. Mas as Escrituras afirmam que Deus é eterno e moral, Ele mesmo deu as diretrizes atemporais a serem seguidas, seja em que cultura for.
     Amanhã falaremos da instituição da pena de morte, e em que contexto ela se deu, para entendermos que esta não é uma lei temporal, mas atemporal, que deve continuar a ser obedecida em todas as épocas!
     Gostaria que nos comentários a serem postados, vocês escrevessem com suas próprias palavras  um resumo dos três tipos de Leis que abordamos hoje: Lei Civil, Lei Cerimonial e Lei Moral.

5 comentários:

  1. Bom , o que eu entendi sobre as leis foi:

    - Que a Lei Civil não é obrigatória para o
    governo cristão ,mas é o modelo para o uso civil. Como lemos no texto ...

    - Que a Lei cerimonial apresenta formas externas pelas quais o povo poderia demonstrar a sua fé , ou seja,são aquelas que o povo cumpria para provar que era o povo de Deus! Eram sacrifícios que apontavam pra Cristo.

    -E, que a Lei Moral representa a vontade de Deus , são leis que são eternas e que deixam bem claro quais são os deveres para com o próximo e para com Deus resumida nos dez mandamento(e em vários lugares em toda bíblia).

    ResponderExcluir
  2. Com relação a lei Civil, não são mais aplicadas nos dias de hoje, pois o texto deixa bem claro: "Sua finalidade era legislar a sociedade civil, o estado teocrático de Israel".As leis giravam em torno das ordens Divinas.Hoje, temos as nossas leis, felizmente as leis divinas serviram de molde para as leis humanas, mas infelizmente isso tem mudado com o passar do tempo. Com relação a Lei Cerimonial,também não se é útil nos dias de hoje.Como diz na própria postagem, eram leis que tinham o propósito, o objetivo de mostra o poder e a santidade de Deus. Hoje não são aplicadas,pois Cristo substituiu os sacrifícios. Com relação a lei moral, não tem nem muito o que dizer,no texto foi muito bem expresso: "A Lei Moral está resumida nos Dez Mandamentos". Mas hoje, além dos Dez Mandamentos,temos,também, a palavra de Deus (algo que eles não tinham na época, e que hoje nos auxilia muito por tudo que é e representa)

    ResponderExcluir
  3. lei judicial: era uma lei feita para o povo em um determinado momento. ou seja: hoje em dia nao seria mais valida
    lei cerimonial: eram cerimonias que apontavam a vinda de Cristo
    lei moral: é a lei que Deus estabeleceu na Bíblia (10 mandamentos) para que o homem seguisse independentemente de tempo, local, etc

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante esta leitura, aqui vemos muitas coisas importantes a se destacar.

    Lei Civil/Judicial - Aqui vemos os mandamentos divinos a respeito dos decretos de lei, das determinações, de como fazer esta lei ser cumprida, que atualmente não é utilizado, mas que certamente deveríamos tomar alguns exemplos mencionados nestas lei por base! A sociedade era direcionada pelas leis a andar nos caminhos da palavra.

    Lei Cerimonial - Determinavam e explicavam ao povo de Israel, como deveriam se proceder as cerimônias no Antigo Testamento. A Grande maioria delas se resume em dois grupos, um relacionado à purificação, devido a sermos filhos de um Deus puro, justo e santo; e a outra parte relacionada ao sacrifício salvados de Cristo.

    Lei Moral - Onde eram descritos todos os deveres dos homens para com a sociedade, o próximo, e para com Deus. Descrita nelas os modos como o povo deveria agir, o que se fazer, e o que nunca se fazer. Um conjunto de regras morais para serem seguidas pelos indivíduos independentemente das circunstâncias apresentadas.

    OBS.: É interessante falar, como um exemplo, como Deus abençoa os povos que seguem os seus mandamentos. Alguns povos de origem protestante, que seguiam a palavra, e que regravam seus governos e suas leis baseados na palavra, não diretamente, mas muitas vezes conceitos ligados, vemos como Deus abençoou estes povos. Um belo exemplo é os EUA, atualmente depravado e desviado como todos os países, mas vemos que por pelo menos resgatarem ensinamentos bíblicos para sua vida diária, como Deus os engrandeceu dentre os povo, hoje maior economia do mundo.

    ResponderExcluir
  5. O que mais me chamou atenção em todas as 3 leis é que ao mesmo tempo as leis demonstram a misericordia e ajuda de um DEUS amoroso , mas ao mesmo tempo DEUS não deixa ''barato'' pra nós, devemos cumprir as leis a risca ainda mais porque mesmo sendo uma lei de homens, toda lei é feita por DEUS e ainda mais porque tudo que fazemos é pra DEUS e não para os homens . A lei cerimonial hoje não é mais valida hoje ja que apontavam pra vinda de Cristo . A lei judicial era pra todos crentes e incrédulos, e os hoje crentes não são obrigados a cumprir, mas serve para um bom andamento na sociedade . A lei moral é a mais importante ja que fala sobre os deveres como filhos de DEUS para nós que são os mais importantes de todos .

    ResponderExcluir