quarta-feira, 13 de abril de 2011

                             Deuteronômio 6


     Neste texto é destacada de forma especial a importância do ensino dos grandes feitos de Deus na família do pacto. Primeiro o texto diz que estas palavras devem estar no coração, para que depois possamos inculcá-las a nossos filhos, sendo constantes e insistentes no ensino da lei de Deus. Quando ele diz: falarás assentado, andando pelo caminho, ao deitar-se, ao levantar-se, o texto quer dar a idéia de um ato contínuo. A instrução da Palavra de Deus ministrada aos filhos, não deve ser algo pontual apenas, como o momento do culto doméstico, ou quando a mãe pega seus pequeninos, os coloca na cama e conta as história bíblicas para eles. Estes momentos são importantes e preciosos. Mas a idéia do texto é de um convívio íntimo e demorado destes pais com seus filhos. É o dia a dia que nos dá as melhores oportunidades para evangelizarmos nossos filhos, corrigir seu caráter, mostrar-lhes os feitos de Deus. Às vezes a oportunidade surge de uma briga entre os irmãos, de uma reportagem, de uma desobediência. Principalmente quando nossos filhos são pequenos, as mães, estando com eles todo o tempo, têm oportunidades maravilhosas de ensinar-lhes os decretos de Deus.
     "As instrumentalidades da família são escolhidas e ordenadas por Deus como o mais eficiente de todos os meios de graça- mais verdadeiro e eficaz meio de graça salvadora do que todas as outras ordenanças da igreja. As melhores promessas do evangelho repousam sobre a piedade familiar...assim, o fundamento de toda a fidelidade paternal às almas dos filhos deve ser baseada na adoção consciente, solene, e sincera daqueles deveres e promessas que Deus sela no pacto do batismo infantil." Robert Dabney
     Muitos pais sequer se dão conta das promessas que fazem diante de Deus e da Igreja por ocasião do batismo de seus filhos. Vejam as perguntas que o Ministro faz aos pais e note a seriedade do que prometem: "Prometeis ensinar-lhe a ler para que venha a ler por si mesmo a Santa Escritura; orar por ele e com ele, servir-lhe vós mesmos de bons exemplos de piedade e religião, e esforçando-vos por todos os meios designados por Deus, para criá-lo na disciplina e correção do Senhor? Prometeis ler com ele a Bíblia, e trazê-lo à igreja com assiduidade, ensiná-lo desde a mais tenra idade a respeitar o culto divino e participar dele?"- Manual de culto, Igreja Presbiteriana do Brasil
     Por todas estas instruções, fica claro que o papel da família na condução dos filhos a Deus é primordial. Este é um dos motivos pelos quais os pais não devem delegar o cuidado e a educação de seus filhos a quem quer que seja. É responsabilidade deles, e deles será cobrada. Somente pais que gastem seus dias acompanhando e instruindo seus filhos podem dizer que cumprem as ordenanças de Deuteronômio 6. Para nós que somos servos do Senhor, criar filhos é muito mais que ensinar-lhes bons modos. É fazer dele um pequeno cidadão do Reino dos Céus, levá-lo a admirar, amar e obedecer o nosso Deus. Esta é uma tarefa que não podemos passar a ninguém. Ela é nossa, Deus nos convocou para este serviço. Que possamos dizer um dia aos nossos filhos, quando eles forem adultos:
            "Meu querido filho, sabes que ensinamos-te a Palavra de Deus e lutamos pela salvação de tua alma. Embora tenhamos ficado aquém da perfeição, nós demos exemplo de vida no temor de Deus na tua presença. Tu não viste em nós uma piedade sem pecado, mas viste uma fé não fingida. Sabes que buscamos primeiro o reino de Deus e a sua justiça. Tua consciência é testemunha de que Cristo é o centro deste lar em que foste criado. Nós cantamos juntos, oramos juntos, e falamos a respeito das verdades e dos caminhos de Deus. Se te afastares de toda esta luz e desses privilégios, e insistires em seguir teus próprios caminhos, só nos resta orar para que todos aqueles momentos de adoração que juntos tivemos, todo aquele cantar de hinos, todos os estudos bíblicos, e todas as orações não sejam levados contra ti no grande dia do julgamento. Veja pois que, pela graça de Deus, naquele Grande Dia do Julgamento, estando nós à direita de Cristo, não tenhamos que ver-te à Sua esquerda" Joel Beeke. Somente pais verdadeiramente comprometidos com a alma eterna de seus filhos, poderão um dia dizer-lhes estas palavras. Que este seja o meu e o seu caso!

9 comentários:

  1. É Deus coloca como uma das mais importantes, se não a maior dentre todas as responsabilidades dos pais, a real e incessante instrução dos filhos na palavra. Isso é primordial na vida dos filhos, crescer não só em estatura, mas também em pleno conhecimento da palavra. Essa é uma tarefa irrevogável dos pais, que gerarão conseqüências no fim dos tempos, se assim não for executada. Os pais crentes, tem que perceber isso não só como uma obrigação, mas que por intermédio deles mais uma alma estará sendo salva, esse é o objetivo fundamental da instrução dos filhos. Para que no final, quando os filhos crescerem os pais poderem olhar para trás e se sentirem tranqüilos em relação ao trabalho que desempenharam, sabendo que mesmo cheio de erros como todos os pecadores, se empenharam arduamente para ensinar e inculcar a palavra nos seus filhos.

    ResponderExcluir
  2. Este texto nos mostra , claramente que é muito importante o ensino da palavra de Deus na família do pacto...
    Na Palavra de Deus , ELE ordena que nós ensinemos o que Caminho certo para nossos filhos ,ensinando-lhes os decretos de Deus.

    Um ponto que chamou minha atenção foi o do batismo,por cada uma dessas instruções,deixou bem claro que o papel da família na condução dos filhos a Deus é essencial !!

    ResponderExcluir
  3. O que chama a atenção nesse capítulo é que este capítulo bate várias vezes na mesma tecla : a de seguir os teus preceitos,deixando bem claras a s consequêcias:"... para que a ira do Senhor,teu Deus se não ascenda contra ti e te destrua de sobre a face da terra.".Ou seja a consequência de uma vida fora das leis divinas é a morte.

    ResponderExcluir
  4. Nesse texto vemos que devemos guardar os mandamentos do Senhor para que assim, possamos transmiti-los aos nossos filhos e precisamos estar com a palavra de Deus em nossa mente constantemente. Vemos ai também a importância da proximidade entre pais e filhos e, principalmente, entre a mãe e seus filhos. Infelizmente muitas mães negligenciam esse precioso tempo de ensinamento e aprendizado que faz uma diferença ENORME na vida de seus filhos, na sua vida e na vida da família como um todo.
    Sendo assim a responsabilidade de educar e criar os filhos e dos pais, e essa é uma responsabilidade intransferível.
    Que nós jovens (que ainda não são pais e nem mães) possamos tomar esse ensinamento para as nossas vidas no futuro. Somente assim, cumprindo a palavra de Deus, podemos formar filhos crentes e fiéis que transmitam os mesmos ensinamentos para as próximas gerações.

    ResponderExcluir
  5. e isso me faz lembrar que a decisao de um conjuge que tema a Deus é uma das coisas mais importantes na nossa vida. pois isso vai afetar diretamente na criação dos nosso filhos.

    ResponderExcluir
  6. Foi bom esse texto ainda mais para nós ja que ainda vamos nos casar e pra nós entender-mos a seriedade que é a criação de filhos do mesmo modo que é dificl, essas perguntas são bem diretas ao que devemos cumprir com nossos filhos, que nós jovens, possamos quando crescer criar nossos filhos de acordo com a lei de DEUS.

    ResponderExcluir
  7. O conhecimento da palavra de Deus é algo NECESSÁRIO, e os filhos, como a própria Bíblia fala, são dados a seus pais por ordem divina, para que sejam ensinados desde pequenos nos caminhos do Senhor. É uma responsabilidade muito grande, um trabalho que deve ser feito com muito cuidado, lembrando sempre que os pais estão gerindo um negócio de Deus, e não deles mesmos(como diz o autor do livro pastoreando o coração da criança)

    ResponderExcluir
  8. Que linda reflexão! Agradeço e louvo a Deus porque Ele mesmo tem providenciado meios de instruir o meu coração e de meu esposo neste período em que estamos aguardando nossa filha chegar. De fato, educar os filhos no temor e na admoestação do Senhor é responsabilidade e privilégio dos pais. Não devemos "delegar" esta preciosidade a outrem - como se pudessemos fazer isso...rs
    Simone, agradeço pelo indicação deste Blog! Já o incluí dentre os meus Favoritos e estou divulgando a outros irmãos.
    Que Deus continue abençoando os idealizadores deste blog para que a glória dEle seja refletida cada vez mais a muitas vidas!

    ResponderExcluir
  9. Carol,
    Seja bem vinda ao blog! Fico muito feliz em ver pais apaixonados pelo projeto de se dedicar aos filhos no ensino da coisa mais importante de suas vidas: seguir a Cristo!! Deus abençoe você e seu esposo nesta árdua, mas maravilhosa e deliciosa tarefa!

    ResponderExcluir