quinta-feira, 14 de abril de 2011

                                  Deuteronômio 7:1 a 5


     Os versos 1 e 2 começam deixando bem claro quem é o autor das conquistas militares de Israel: o próprio Deus. Note a forma como as conquistas são narradas: "Quando o Senhor, teu Deus, te introduzir na terra...e tiver lançado muitas nações de diante de ti...e o Senhor , teu Deus, as tiver dado diante de ti, para as ferir...". Fica muito claro que Deus prometera ao povo que Ele mesmo já havia entregue aquelas sete nações nas mãos de Israel. A vitória foi decretada e garantida.
    As condições de luta eram desiguais. Humanamente falando, eram desiguais porque estas sete nações eram mais numerosas e mais poderosas que Israel. Por outro lado, apesar da desvantagem logística, Deus estava ao lado de seu povo. E isto significava que realmente era uma batalha desigual! Afinal, não obstante o número e poder militar dos outros povos, Deus havia decretado a vitória de Israel. Os inimigos não tinham para onde correr, estavam fadados ao fracasso.
     Desta verdade podemos tirar vários aprendizados, mas o principal é que devemos estar  atentos para não nos gloriarmos daquilo que Deus nos deu. Afinal, se foi Ele quem nos deu, não temos mérito algum. Poderia por acaso, Israel, se gabar de ter vencido nações tão mais poderosas? Poderiam em algum momento olhar para si de forma altiva, se antes mesmo de começar a batalha, Deus já havia divulgado o resultado da mesma?
     Outro detalhe importante, é que além de Deus determinar a vitória, ele também determinou o que deveria ser feito quando esta vitória fosse alcançada. Ele instruiu o povo a destruir completamente os inimigos, a não fazer alianças nem ter piedade deles. Deus deu a vitória sobre os inimigos e determinou o que fazer depois. Note como fazemos tudo errado! Deus nos dá as vitórias e além de acharmos que nós a conseguimos porque somos brilhantes, ainda não obedecemos as ordens dadas por Ele! Se vivêssemos naquele tempo, nos gloriaríamos de ter vencido nações tão poderosas, não os destruiríamos( isto não é nada politicamente correto!), não derribaríamos seus altares, daríamos nossos filhos para se casarem com suas filhas, e ainda esperaríamos ter a bênção de Deus.
      Temos a péssima mania de olhar os erros do povo de Israel e acharmos que faríamos diferente, mas que nada. Precisamos olhar para trás, detectar no que eles falharam e olhar para nós mesmos com suspeita, para que não façamos o mesmo em situações parecidas! Foi para isto que Deus preservou sua Palavra através de mil e seiscentos anos: para nos ensinar com os eventos do passado. Não percamos esta oportunidade!

6 comentários:

  1. Uma das coisas que me chamou a atenção nesse texto , foi como Deus deixou claro que nós não podemos nos glorificá daquilo que ELE nos deu , nós não temos mérito algum se foi ELE quem nos deu. No texto , foi Deus quem deu a vitória , determinou como eles venceriam...
    Muitas vezes erramos , achando que as conquistas , vitórias , somos nós que conseguimos por mérito NOSSO!
    Que Deus nos dê sabedoria para ver que é ELE quem nos dá TUDO que conseguimos , tudo que é nosso!

    ResponderExcluir
  2. Um fato interessante,no texto,é que Deus deixa bem claro para o povo que é contra o julgo desigual (verso 3).E hoje,infelizmente, essa ordenança tem sido deixada de lado pela igreja.Muitos desconhecem essa lei,ou não a levam muita a se´rio justificando que contra o amor não há lei (estou cansado de ouvir isso- nesse contexto).

    ResponderExcluir
  3. Deus é o responsável pelas conquistas de Israel, assim como também é responsável pelas nossas conquistas. Por mais que nos esforcemos, façamos por onde, é Deus quem nos permite vencer. Entretanto, se não alcançamos êxito no que fazemos, devemos agradecer ao Senhor, porque essa é a vontade dele. No lucro ou não, tudo o que nos acontece é fruto da vontade de Deus.. devemos estar sempre satisfeitos. Sabendo disso, devemos nos lembrar de sempre obedecer ao que Deus nos manda.
    Por mais que as vezes nós nos sintamos superiores ao povo de Israel, devemos nos lembrar que todos somos pecadores e sujeitos a cometer pecados. Que ao invés disso, os erros do povo de Israel possam servir de aprendizado para nós e que nós cresçamos cada vez mais na palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  4. Sempre diante de vitórias damos vazão ao nosso orgulho, achando que o mérito de nossas conquistas é única e exclusivamente nosso. é claro que temos parte, algumas vezes, em algumas vitórias, mas grande parte delas, senão todas, tem o domínio e execução de Deus. Ele comanda nossos passos, ele nos guia, e só por ele e mediante sua vontade é que saímos vencedores em algumas situações. Que Deus nos dê a percepção de que sem Ele nada somos, e que devemos toda glória a Ele pelos séculos dos séculos. Além disso, neste trecho vemos que a conquista do território não era suficiente para Deus, conhecendo seu povo, e as investidas do maligno, ele ordena a completa destruição, para manutenção e purificação de um povo de exclusividade de Deus, e que não se deixava influenciar por outros povos, ou outros falsos deuses.

    ResponderExcluir
  5. Como a própria Bíblia diz, é Ele quem efetua em nós tanto o querer, quanto o realizar. Deus é quem nos conduz em nossas atitudes justas, devemos ser gratos a Ele por tudo o que Deus fez, faz e fará por nós.

    ResponderExcluir
  6. Esse é um bom texto para mostrar que mesmo que nos esforça-mos o maximo, a vitoria ( e a derrota ) vem de DEUS, num importa o que aconteça, se voce for um escolhido de DEUS, ele te livrara, isso não quer dizer que voce vai relaxar e dizer '' DEUS vai ganhar essa batalha por mim '', por isso devemos sempre estar alertas para estar-mos nos esforçando a fazer a vontade de DEUS .

    ResponderExcluir