terça-feira, 19 de abril de 2011

                             Deuteronômio 7:12 a 26


     O povo de Deus nunca deve se aproximar dele visando benefício próprio. Nossa adoração e obediência se deve ao fato de Deus ser o único Deus. Mas é inegável que viver em paz com Ele, e em obediência à sua vontade, acarreta a seus filhos bênçãos sem medida.
     O povo de Deus é um povo próspero. Esse conceito de prosperidade nada tem a ver com o que vemos hoje em dia. Somos prósperos em nossas almas, temos vitória sobre a tentação, alegria e paz em meio a mais severa provação. Nunca nos falta o pão, temos sempre com que nos vestir, há sempre uma saída dada por Ele em meio a qualquer situação que nos pareça insolúvel. Sim, Deus faz seus filhos prósperos. Não ricos, não imunes aos problemas e desafios que todo ser humano enfrenta, mas descansando nas mãos de um Pai amoroso e preocupado, que tem como seu maior objetivo, estabelecer paz entre Ele e seu povo.
     Assim, é válido para nós também, a ordem dada a Israel nos versos 17 e 18: "se disseres no teu coração: Estas nações são mais numerosas do que eu; como poderei desapossá-las? Delas não tenhas temor; lembra-te-ás do que o Senhor, teu Deus, fez a Faraó e a todo o Egito". Deus ordena que o povo não fixe seus olhos nas circunstâncias. Eles deveriam confiar no Senhor, e um dos instrumentos que Deus usa para desenvolver esta confiança neles, é lembrar-lhes do passado: "...das grandes provas que viram os teus olhos, e dos sinais, e maravilhas, e mão poderosa, e braço estendido, com que o Senhor, teu Deus, te tirou..." (verso19). Ele nos convida a sempre trazermos à memória seus feitos antigos para acalentarmos e acalmarmos nosso coração incrédulo e temeroso!
     Mais um capítulo que nos mostra como é gloriosa a vida de um servo de Deus. Mesmo que passemos por muitas lutas e provas, as recompensas de um coração temente a Deus, são recebidas não apenas no porvir, mas já aqui na terra, com consolações e bênçãos sem fim!

6 comentários:

  1. Mais uma vez , neste texto vemos claramente como Deus é gracioso ...Nunca nos falta nada , ELE sempre esta conosco ,abençoando e protegendo cada um de nós !!
    Um lição,para nós também é que devemos confiar no Senhor, um dos instrumentos usados por Deus para desenvolver esta confiança neles, é lembrar a eles do passado , das provações ,dos tempos difíceis em que Deus sempre esteve com o povo abençoando e cuidando deles.
    Que Deus seja louvado !!

    ResponderExcluir
  2. Engraçado como temos um DEUS tão bom para nós, tão gracioso e tão misericordioso, mas nós não sabemos reconhecer isso. Nunca nos falta nada, mas sempre estamos reclamando do que temos. Deveria-mos olhar pro que somos e pra grandeza de DEUS e simplesmente adorar porque ele salva pecadores como nós e está constantemente nos abençoando, que nós possamos ter isso em mente e nunca reclamar-mos de nossas situações e sempre agradecer a ele por tudo.

    ResponderExcluir
  3. Esse é um assunto aos nossos olhos normal,mas que seria polêmico,em certas ocasiões.O que vemos nas igrejas hoje em dia é que deus (o deus deles0,e não o verdadeiro) promete prosperidade,alegria,fartura,mas no âmbito financeiro,material.E não é exatamente isso que Deus nos promete.Nós como igreja precisamos saber o que Deus quer,exatamente, de nós e o que devemos esperar dele.

    ResponderExcluir
  4. Apesar de todos os problemas, todas as dificuldades, e provações que passamos, Deus nos recompensa por seguí-lo e obedecer aos seus passos. Ele mostra que além dos problemas que passamos, que ele mesmo nos coloca para passarmos, Ele continua conosco, nos ajuda a mantermos firmes, e nos abençoa pelo simples fato de obedecermos a sua vontade. Isso mostra aos crente de hoje em dia, que a teologia da prosperidade é uma furada completa. Deus na sua palavra não fala que em nossa vida nós teremos fartura, prosperidade financeira, e uma saúde inigualável, pelo simples fato de sermos crentes. Ele sim mostra que estará sempre preocupado com nossas necessidades reais, ou seja, não passaremos fome, nem nos deixará sem o que vestir, e se algum dia isso acontecer é um plano dele para nosso desenvolvimento espiritual, e ele tem planos para nós!!

    ResponderExcluir
  5. Devemos adorar a Deus e obedecê-lo por ele ser o único Deus, todo poderoso. Nada além disso deve servir de base para a nossa adoração e a nossa obediência.
    É interessante perceber como as pessoas tem deturpado o sentido da prosperidade dos filhos de Deus. Apesar de muitos acharem que essa prosperidade se resume em viver sem problemas, somente com "vitórias" e etc, sabemos que não é bem assim. Aliás, observamos que são exatamente as provações e os problemas que surgem em nosso caminho que nos fazem crescer cada vez mais espiritualmente. Devemos sempre confiar no Senhor.
    Vemos nesse capítulo, mais uma vez, como é maravilhoso ser um filho de Deus. Por mais que as coisas nesse mundo, aos nossos olhos, não pareçam tão boas e positivas, sabemos que tudo coopera para o nosso bem e que uma vida gloriosa nos espera na volta de Cristo.

    ResponderExcluir
  6. e esse é o grande problema dos "crentes" de hoje em dia: acham que só por se dizerem de Deus e frequentarem suas igrejas têm o direito (o que nenhum ser humano tem)de receber bençãos de Deus. como por exemplo: um bom carro, um bom emprego e etc..

    ResponderExcluir