segunda-feira, 25 de abril de 2011

                             Deuteronômio 8: 11 a 20


     Esta linda advertência serve não apenas para aquela ocasião específica, mas atinge em cheio a todos os ingratos que se acham responsáveis por suas vitórias. O Senhor já conhecia o coração orgulhoso do homem, por isso, insta com o povo a não se convencerem que sobreviveram às intempéries do deserto, às serpentes abrasadoras e aos escorpiões graças a sua própria força. Eles deveriam se lembrar, quando a bonança chegasse, a riqueza se instalasse,  e depois de haverem edificado boas casas, quem estivera à frente deles. Quando o gado fosse multiplicado, e a prata e o ouro fossem abundantes, seus corações fracos poderiam se corromper, e se elevar. Eles poderiam achar que foi o braço forte deles que proporcionou tantas coisas boas.
     Este é o grande mal que afeta o homem em tempos de paz! Ele geralmente se esquece dos apertos, dificuldades e dores passadas, e de como o Senhor esteve com ele e o amparou! É por isso que Calvino dizia que o homem necessita estar sempre debaixo de algum tipo de disciplina (sofrimento), uns em menor, outros em maior grau, para que não fiquem regalados demais, descansados demais e se esqueçam de Deus!
      Quando somos ingratos, e nos esquecemos de Deus, de certa forma estamos 'pedindo' que ele volte a nos corrigir com sua pesada e paterna mão. Que estejamos atentos aos desertos, quando passarmos por eles, para aprendermos o que Deus está a nos ensinar. E que por outro lado, quando a disciplina nos for tirada, e estivermos vivendo tempos de prosperidade e sossego, nos lembremos que Ele nos trouxe à esta situação! Certamente, se nos ensoberbecermos, precisaremos de nova disciplina, como foi com o povo, depois deste período. Deus pode precisar nos dar o mesmo amargo, mas eficiente remédio: o sofrimento!

6 comentários:

  1. Este é um erro no qual muitos de nós caímos, inconscientemente. Cremos que as nossas vitórias e o que alcançamos é fruto dos nossos méritos, das nossos esforços. Não que não tenhamos que fazer por onde, mas devemos nos lembrar sempre quem está a nossa frente, nos guiando e sendo responsável por todas as nossas vitórias. Além disso, muitas vezes caímos nesse erro por não lembrarmos que devemos fazer tudo para a glória de Deus e, dessa forma, chega a ser ilógica a idéia de que o mérito das nossas vitórias é nosso.
    Essa questão do sofrimento também é bastante interessante. Infelizmente, é somente nas aflições e nos problemas que nós realmente nos aproximamos do Senhor. Por mais que muitos vejam o sofrimento como algo negativo, sabemos que ele é uma ferramenta muito útil na vida do crente. Os problemas na vida do crente sempre vêm com o objetivo de nos tornar mais fortes na fé, mais próximos de Deus. Que estejamos com isso sempre em mente para que ao passarmos por desertos, tiremos boas lições deles.

    ResponderExcluir
  2. Algo que me chama bastante atenção no livro de Deuteronômio, para ser mais específico, é que Deus faz questão de,sempre,bater na mesma tecla, nos ordenando que guardemos seus mandamentos.E nada disso é à toa.Deus sempre deixa bem claro,não só em Deuteronômio,mas também em muitos outros livro da Bíblia, que o castigo para aqueles que não andarem segundo suas ordenanças será a morte eterna.

    ResponderExcluir
  3. Engraçado como todo homem cai nesse pecado de orgulho, seja crente ou não . E pior que esse pecado é tão grave, voce atribuir todas as suas vitorias a voce mesmo, quem everia estar morto e não a um DEUS misericordioso que te salvou mesmo voce não merecendo, devemos sempre estar agradecendo a DEUS por tudo que fazemos ou realizamos porque TUDO vem da graciosa mão de DEUS e não pelos nossos esforços .

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante!!
    O coração do homem é orgulhoso mesmo... é incrível como sempre achamos que nossas conquistas são NOSSAS, por mérito nosso!
    Muitas vezes esquecemos que nas dificuldades e nas dores Deus sempre esteve conosco , e somos ingratos muitas vezes , achando que não!
    Devemos sempre agradecer a Deus por nossas vidas , por cada conquista , cada dificuldade que é ELE quem nos dá!

    ResponderExcluir
  5. o que me chamou a atenção foi o ultimo verso que diz que quem nao quis obedecer a voz de Deus iria perecer do mesmo modo que as nações que se colocaram contra o povo escolhido!
    bem forte!

    ResponderExcluir
  6. O texto nos mostra de novo, como no trecho anterior a nossa total dependência de Deus, não só para nossas necessidades básicas, mas em tudo Deus está presente para suprir e guiar-nos por caminhos certos. O mais importante disso tudo é o que ele nos adverte, a não deixarmos os tempos de bonança nos fazerem esquecer as bondades e misericórdias de Deus para conosco. Ele sempre esteve preocupado com o seu povo, e ordena a ele que não se esqueça disso, para que não procuremos outros deuses!! Para que ele não nos destrua!!

    ResponderExcluir