sexta-feira, 15 de abril de 2011

                            O jugo desigual- Deuteronômio 7:1 a 5


     As ordens foram muito claras: destruir totalmente todas aquelas nações pagãs, não fazendo com elas aliança de espécie alguma. Mas por que Deus estava sendo tão incisivo com o povo? Por que ser tão radical quando o assunto é casamento com ímpios? Não haverá aí um certo exagero? E se a pessoa for uma pessoa 'direita', de boa família, daquela que 'só falta ser crente'?
     Primeiramente gostaria de analisar com vocês o texto clássico do Novo Testamento sobre o assunto: II Coríntios 6:14 a 18. Paulo já começa a abordar o tema traçando o perfil do filho de Deus em contraste com o ímpio, ensinando-nos assim, que não há ser humano que seja neutro. Ou ele é um filho de Deus, ou servo de satanás. Veja os paralelos traçados por Paulo:
                  a. justiça e iniqüidade
                  b. luz e trevas
                  c. Cristo e Maligno
                  d. crente e incrédulo
                  e. santuário de Deus e os ídolos
     É chocante como a Bíblia não usa meias palavras. Justamente porque não existe o time do meio, ou o "café com leite". E como poderíamos nós, que somos filhos da luz, dividirmos a nossa vida, nossa intimidade, sonhos e anseios com um filho das trevas? É claro que a proibição aqui nestes versos não se refere a relacionamentos ocasionais, mas a relacionamentos que demandem intimidade. "Somos instruídos a não nos pormos em jugo desigual com eles de tal modo que eles possam influenciar significativamente  a direção e o resultado de nossas decisões morais e de nossas atividades espirituais."  (Comentário da Bíblia e Genebra). Portanto esta ordenança se refere a vários tipos de relacionamentos. Não apenas no casamento, mas em qualquer amizade, relacionamento familiar ou de trabalho onde estejamos tão intimamente envolvidos pela filosofia de vida e modo de pensar dos ímpios, corremos o risco de ser contaminados e colher os amargos frutos desta escolha. É claro que o casamento é o  mais estreito laço que mantemos com alguém, por isto deve ser o contato com ímpio mais severamente condenado pelos crentes. 
     Por causa da forte influência que o modo de viver do ímpio exerce sobre o crente, o texto é tão contundente, já prevendo as conseqüências desta profana aliança: "...pois elas (as nações pagãs) fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses." Este é o interesse de Deus! Que não nos desviemos dos seus caminhos, e Ele sabe que a união do justo com o ímpio corrompe o coração. E o que o Senhor disse que aconteceria, realmente se cumpriu. No Salmo 106:34 em diante, o final desta triste história é narrada: "Não exterminaram os povos, como o Senhor lhes ordenara. Antes, se mesclaram com as nações e lhes aprenderam as obras; deram culto a seus ídolos, os quais se lhes converteram em laço; pois imolaram seus filhos e suas filhas aos demônios e derramaram sangue inocente, o sangue de seus filhos e filhas, que sacrificaram aos ídolos de Canaã; e a terra foi contaminada com sangue. Assim se contaminaram com as suas obras e se prostituíram nos seus feitos."
     Que o Senhor Deus nos ajude a levar à sério as suas ordenanças, pois o seu intento é nos poupar da dor de nos afastarmos dele.
     

7 comentários:

  1. O meu comentário de ontem cai como uma luva,no texto de hoje.Muitos crentes não levam esse mandamento a sério e hoje,infelizmente,o julgo desigual é visto com a maior naturalidade,até dentro da igreja.Deus deixa bem claro, não só nessa passagem bíblica,mas também, em outros textos,que abomina a aliança do crente com o incrédulo, e deixa bem claro também o castigo para os "crentes" que ignoram essa lei.A destruição, a morte eterna.

    ResponderExcluir
  2. Esta ordenança visa claramente a continuidade da igreja de Cristo. Sabemos que com um 'casamento misto', o conhecimento de Deus irá se perder totalmente na sequência desta família. Casar-se com um incrédulo traz consequências muito graves, o que não falta é exemplo ao nosso redor.

    ResponderExcluir
  3. "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores."Salmos capítulo 1º
    esse texto aborda de maneira simples o mesmo assunto!
    dizendo que quem nao está em volta dos impios é BEM AVENTURADO!
    ou seja: é uma bencao nao estarmos juntos de tais pessoas!

    ResponderExcluir
  4. Esse é mais um assunto bastante sério e que muitos não dão muito valor. Deus ordena ao seu povo que não se juntem aos ímpios, não se misturem com eles, não façam alianças com eles. O mal de muitas pessoas, ao se casarem com incrédulos, é acharem que nada vai acontecer, que o seu marido/esposa é uma pessoa correta, direita. NÃO! Não podemos nos deixar levar por esse tipo de coisa. Deus foi bem claro com o seu povo e é muito claro em sua palavra também. Não devemos nos juntar a eles, por mais que a nossa luz possa iluminar os caminhos deles, isso não é pretexto. Aliás, sabemos que isso não serve apenas para relações matrimôniais. Que nós possamos sempre nos lembrar da palavra de Deus para que não caiamos nesse erro.

    ResponderExcluir
  5. Esse texto me lembra alguns do ultimo texto lido sobre essa influencia dos impios, que é tratado varias vezes ! Mias uma vez vemos que não devemos ter relações com impios, é claro que voce tera que se relacionar com eles, por causa da escola, trabalho etc. mas voce não pode criar uma afetividade a quem voce nao tem nada para extrair de bom, ou seja, a quem nao há uma mente renovada pelo espirito santo, voce nao pode esperar nada de bom desses .

    ResponderExcluir
  6. Neste trecho mostra a preocupação de Deus em relação ao envolvimento do povo de Israel com outros povos. Deus não admitia que seu povo escolhido tivesse comunhão com povos pagãos, e principalmente se juntassem a eles pelo casamento. Deus adverte o povo a se guardar deste perigo, o jugo desigual, já que eram um povo de propriedade dele, uma nação santa, não poderiam se sujar com tais erros e pecados. Atualmente não mudou muita coisa, muitos crentes que dizem saber a sã doutrina se deixam levar pelas vãs filosofias e acabam se corrompendo. Se misturam não só ideologicamente, mas começam a praticar as mesmas coisas, a ponto de caírem no erro de um adultério ou jugo desigual. Que Deus nos possa dar força, e guiar-nos pelo caminho, porque todos os crentes, independentemente de sua posição, tem a possibilidade de cair em pecados como esse, mas é somente pela graça que continuamos firmes.

    ResponderExcluir
  7. Realmente é muito sério essa questão do ' casamento misto' o conhecimento de Deus irá desaparecer , e a família que um dia conhecia á Deus , mais tarde ,não vão nem saber que ELE existe, estarão totalmente perdidos e distantes da Palavra de Deus !!

    ResponderExcluir