quinta-feira, 12 de maio de 2011

                           Deuteronômio 12: 1 a 14


     Neste trecho é dito ao povo que se 'livrasse' de tudo que fosse resquícios ou lembranças da idolatria, dos cultos daqueles povos aos seus deuses. Eles deveriam quebrar, queimar, lançar fora, para que não aprendessem seus costumes. Pelo contrário, era exigido do povo que se santificasse e oferecesse a Deus apenas aquilo que ele mesmo havia determinado para seu culto.No verso 7 ele diz que naquele lugar de culto, eles comeriam aqueles sacrifícios que eram compartilhados entre os sacerdotes e os ofertantes e que eles deveriam se alegrar! A adoração do povo de Deus era santa, pura, reverente, mas isto não quer dizer que era algo tristonho. Não! Aquele deveria ser um momento de profundo regozijo. "A adoração a um Deus santo envolvia o arrependimento e a purificação, mas o coração redimido ficava cheio de de alegria e louvou."(Bíblia de genebra). 
     E assim é o nosso culto. Embora reverente, profundamente alegre! Embora humilhados e arrependidos por nossos pecados, exultantes! Esta é a alegria provocada pelo Espírito Santo de Deus, quando somos convencidos de nossos pecados. Me lembro do texto de II Coríntios 7:9 e 10 que diz assim: "...agora, me alegro não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus, para que, de nossa parte, nenhum dano sofrêsseis. Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte." Este é o motivo de nosso coração estar jubiloso durante os cultos que prestamos. Não porque estamos 'bem' naquele dia, ou porque estamos animados e de bom humor. Nos alegramos apesar das lutas, porque fomos reconciliados com Deus, porque recebemos a graça do arrependimento e a dádiva do perdão. Nunca nos esqueçamos destas bênçãos quando nos achegarmos a Deus para prestar-lhe culto!

7 comentários:

  1. Concordo!!
    Simples assim!!!
    saudades...
    Eudalia

    ResponderExcluir
  2. E hoje em dia o que eu ouço muito por aí é: Ah , eu não gosto da igreja presbiteriana porque eles são muito quietos ,não tem teatro,músicas com coreografias,etc.Muitos,hoje,não buscam num culto,o que se deveria,realmente buscar.Isso,mais por falta de consciência da importância que é ,estar na casa do Senhor.

    ResponderExcluir
  3. O culto a Deus, além de ser reverente, deve conter alegria. Infelizmente, muitas denominações atuais vêm confundindo essa "alegria" e deturpando o culto e a palavra de Deus. O culto deve ser um momento em que nos arrependemos de nossos pecados e que, dessa forma, nos sentimos bem ao lembrar-mos da promessa que nos foi dada. Não devemos dar um culto "falso" ou que introduza questões não referentes a ele. Que estejamos sempre atentos, afim de prestarmos um culto santo com o coração voltado unica e exclusivamente para Deus e que estejamos alegres.

    ResponderExcluir
  4. Nós devemos aprender que reverencia e alegria devem andar juntos no culto a DEUS. Dificilmente vamos a casa de DEUS alegres porque queria durmir mais, porque estava cansado e tantas outras coisas. Mas devemos aprender que devemos ir e ir com alegria no coração de poder ir na casa de DEUS para adora-lo e aprender mais e mais da sua santa palavra.

    ResponderExcluir
  5. Eudália querida!!
    Que grande prazer receber vc aqui! Quando poderei te receber aqui no Rio???? Saudades...

    ResponderExcluir
  6. É bem assim!!
    O culto a Deus deve ser prestado com reverencia e alegria , devemos ir a casa de Deus alegres por estarmos indo ouvir o que a Palavra Deus tem para nos ensinar,independentemente se tivemos um dia ruim , se estamos de mau humor , seja o que for temos que estar com o coração alegre e os ouvidos abertos para prestar-LHES culto!

    ResponderExcluir
  7. Neste pequeno trecho Moisés adverte o povo novamente em relação às falsas religiões. O povo deveria se afastar de qualquer coisas que remetesse a idolatria e a outros deuses, para não se influenciar, e acabar pecando contra o Senhor. O povo do Senhor é puro, e deveria continuar assim, adorando unicamente a ele. Uma coisa interessante que já foi ressaltada mas gostaria de comentar é o fato de se adorar com alegria. Mais de uma vez no texto esse ordenança é posta!! Deus nos pede reverência, humilhação e temor, mas não quer isso de forma triste, pois sabemos o que haveremos de ganhar. Ele que que nos humilhemos e nos arrependamos, mas lembremos de suas alegres e bondosas promessas!! Isso é muito interessante!!

    ResponderExcluir