terça-feira, 17 de maio de 2011

                            Deuteronômio 12:15 a 32


     Vemos aqui algumas recomendações sobre o que e como o povo deveria comer, sobre o auxílio que deveriam sempre prestar aos levitas, não desamparando-os, mas vemos especialmente a recomendação do Senhor para que o povo se abstivesse das práticas idólatras dos povos daquela região, que seriam destruídos.
     A advertência do Senhor era para que os hebreus não IMITASSEM aquelas nações que haviam sido destruídas. Sim, elas foram destruídas, mas sua ideologia ainda poderia contaminar! Tamanha é a força e o poder das idéias, que mesmo depois de destruídas aquelas nações, o Senhor adverte ao povo a não se encantar com suas filosofias de vida, e seus cultos, suas práticas religiosas e seus deuses. 
     Este é um alerta para nós que vivemos em meio a uma geração corrupta e perversa. Eles não foram destruídos. Estão ao nosso lado, convivendo conosco, enchendo nossos ouvidos e nossas mentes diariamente com seus conceitos mundanos e suas ideologias egoístas e pecaminosas! Que tremenda luta temos nós, tendo que conviver diariamente com um bombardeio tão grande de conceitos e opiniões e filosofias que desafiam abertamente e inescrupulosamente a vontade de Deus, expressa em sua Palavra. Por isso a pregação de Romanos 12:1 e 2 que ouvimos domingo destes, torna-se tão necessária! Precisamos não nos amoldar a este século, não pensar como eles pensam, não agir como eles, não desejar o que eles desejam. Ao contrário, através da Palavra de Deus, precisamos nos transformar, transformar nossos conceitos todos os dias através da renovação da nossa mente. Só assim experimentaremos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus!

5 comentários:

  1. Vemos nesse texto a advertência do Senhor aos hebreus a fim de que eles não se amoldassem às nações que foram destruídas. Essa advertência serve para nós também. Devemos estar sempre atentos para que não caiamos nas ideologias mundanas. Infelizmente é praticamente impossível não se deparar com a influência dos ímpios. Cabe a nós, porém, estarmos com a nossa mente e com os nossos corações sempre voltados pra Deus e para os seus mandamentos; só assim, obedecendo a sua palavra, poderemos não imita-los e agir da melhor maneira, de acordo com os preceitos de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Vivemos num mundo totalmente poluído,onde só há pecado,e isso simplesmente pelo fato de ser mundo.E é nessas horas que Deus nos testa,testa a nossa fé.E precisamos nos policiar para estarmos sempre andando de acordo com a palavra de Deus.Não devemos nos acostumar com o pecado cotidiano do mundo - dos mais simples,como o "palavrão",por exemplo, a um dos mais cruéis com os assassinatos.E devemos nos preparar para a volta de Cristo,pois seus sinais,estão aí: Coisas que eram consideradas escândalo dentro da sociedade,hoje,a mesma defende,as catástrofes têm acontecido com maior frequência,etc.Apesar disso tudo, de todo esse pecado,devemos descansar em Deus,pois todas as suas profecias estão se cumprindo, e suas promessas também.

    ResponderExcluir
  3. Esta é uma tecla que constantemente estamos batendo, o fato de não nos deixar-mos nos influenciar pelos impios que convivem conosco e como podemos fazer isso? Só pela palavra, devemos esta sempre atentos as exortações que a palavra nos dá para não nos corrompermos e irmos contra a vontade de DEUS.

    ResponderExcluir
  4. exatamente. e alem de nao tomarmos a mesma forma do mundo devemos, também, segundo a Bilblia, nos levantar contra; reprovar tais atitudes e mostrar a nossa posição.
    e que essa sempre esteja firme

    ResponderExcluir
  5. Aqui vemos mais uma vez, Deus por meio de Moisés, advertindo o povo contra a idolatria. Deus conhecia o seu povo, e sabia que qualquer rastro de falsa religião poderia tirá-los do caminho certo!! Deus diante disso traça parâmetro e ordenanças de não se misturar e proíbe isso!! Uma coisa muito interessante que se pode ressaltar é o fato de no final serem advertidos em relação às ordenanças de sacrifício, ou seja, os métodos em relação à prática de culto: "Tudo o que eu te ordeno, observarás; nada lhe acrescentarás nem diminuirás." (verso 32). Quão severa é a admoestação, nada deveria ser omitido, nem nada adicionado aos mandamentos de Deus. Hoje vemos, pelos exemplos nas igrejas próximas a nós, o quanto esse versículo já foi deixado de lado!

    ResponderExcluir