segunda-feira, 13 de junho de 2011

                           Deuteronômio 23


     Vemos neste capítulo, várias leis acerca da vida cotidiana do povo: os que não poderiam se chegar à assembléia solene, questões de higiene no acampamento, leis sobre como se deveria emprestar dinheiro ou outras coisas, como se deveria votar e a importância de se cumprir um voto. O que vemos aqui é Deus dando diretrizes a serem seguidas por seu povo nos mínimos detalhes.
     Por vezes os crentes acham que Deus está muito distante de nós e se preocupa apenas com a nossa vida "espiritual". Precisamos lembrar que TUDO é espiritual. Deus dá em sua palavra, direcionamento para todas as áreas da vida do homem. É através do cotidiano, aliás, que o homem demonstra se serve ou não ao Deus vivo. Em I Coríntios, depois de Paulo falar acerca de várias situações difíceis do dia a dia com as quais eles tinham que lidar, e do limite da liberdade cristã, ele conclui: "Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus." I Coríntios 10:31. Também lá em I Timóteo, quando Paulo dá as qualificações para que os líderes da igreja fossem escolhidos, ele dá uma lista de atitudes bem práticas que eles deveriam apresentar. Não deveriam ser 'briguentos', deveriam viver bem em família, precisavam ser hospitaleiros...
     Precisamos nos lembrar que Deus é santo, e para que ele habite em nosso meio, precisamos buscar a santidade, não como algo místico, etéreo(celestial, platônico, sideral), mas com coisas bem práticas como o texto mostra. Coisas do dia a dia, que fazem distinção entre o povo de Deus, que leva seu nome, e os povos pagãos! Então, seja em coisas simples como comer e beber, ou em decisões importantíssimas da nossa vida, tenhamos sempre como alvo a glória de Deus!      

6 comentários:

  1. Algo ressaltado pelo post, e de muita importância, é de que tudo é espiritual.Tudo envolve a palavra de Deus, pois somos crentes e devemos ter uma vida de santidade,viver uma vida de santidade, o que já nos dá uma certa ideia dessa verdade.Em tudo, nos mínimos detalhes, Deus está envolvido.

    ResponderExcluir
  2. Os crentes, muitas vezes, "se esquecem" que a vida cristã não é só ir a igreja todos os domingos, se mostrar santo quando é "necessário" e etc. A vida cristã é provada durante todos os dias de nossas vidas, a cada momento, a cada palavra que falamos. Todas as nossas ações e pensamentos devem estar voltados para a glória de Deus. Que nós, crentes, estejamos sempre buscando a santidade a fim de que nos aproximemos cada vez mais de Cristo

    ResponderExcluir
  3. Acho que dentre as inúmeras coisas presentes neste versículo, coloco destaque nos votos feitos, tantos a Deus, quanto a qualquer um. Deus nos mostra a seriedade de darmos a nossa palavra por alguma coisa, e a importância de como crentes, sempre cumprirmos com os nossos votos! Muitas das vezes falamos as coisas, mas não pensamos no peso que nossas palavras carregam, ou ás vezes em nosso íntimo fazemos um voto a Deus e não cumprimos. Deus não culpa por não fazer voto, diz que isso não é pecado, mas o não cumprir um voto feito, isso é considerado sim pecado. "Quando fizeres algum voto ao Senhor teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o Senhor teu Deus certamente o requererá de ti, e em ti haverá pecado. Se, porém, te abstiveres de fazer voto, não haverá pecado em ti. O que tiver saído dos teus lábios guardarás e cumprirás, tal como voluntariamente o votaste ao Senhor teu Deus, prometendo-o pela tua boca." (versos 21-23)

    ResponderExcluir
  4. Devemos estar sempre em atitude ou pensamento buscando cada vez mais a santidade mesmo que seja impossivel aqui na terra para que possamos cada vez mais nos achegarmos a DEUS que requer de nós uma santidade , que quer que façamos tudo para Ele e que possamos dar exemplo ao mundo de como se deve agir.

    ResponderExcluir
  5. israel:
    realmente a Palavra de Deus nos mostra como devemos proceder no dia a dia. todos esses ensinamentos mostram quao diferentes sao os atos do impios e os dos crentes.
    pois é na rotina que vemos que tem realmente a lei de Deus guardada no coracao

    ResponderExcluir
  6. Uma vida com Deus , uma vida espiritual vai muito além de ir a igreja , muitas pessoa esquecem disso! Temos que nos mostrar crentes na prática , no dia-a-dia . Precisamos , a todo tempo , buscar a santidade de Deus!!

    Mesmo em coisa simples ou de pouca importância , temos que nos mostrar CRENTES!

    ResponderExcluir