quinta-feira, 2 de junho de 2011

                                  Deuteronômio 20


     Vemos aqui orientações acerca das guerras que o povo de Deus precisaria travar, e o primeiro aspecto destacado foi a confiança que deveriam ter em seu Deus. Mesmo que os outros povos fossem mais numerosos, mais poderosos ou com armas melhores do que as deles. O ponto chave deveria ser: "...não os temerás ; pois o Senhor, teu Deus, que te fez sair da terra do Egito, está contigo." (verso 1). Mais à frente Moisés diz que eles não deveriam temer nem se aterrorizar porque o Senhor"...é quem vai convosco a pelejar por vós contra os vossos inimigos, para vos salvar." (verso 4). Todos aqueles que estivessem com seus corações voltados para outras coisas, deveriam retornar para suas casas. Aquelas batalhas que se seguiriam seriam batalhas terríveis. Seus corações deveriam estar firmes na luta. Se eles estivessem com seus corações presos a suas casa novas, suas vinhas, às suas esposas ou tivessem seus corações medrosos ou tímidos, deveriam retornar! Eles deveriam estar inteiros naquelas batalhas!
     Não podemos deixar de fazer um paralelo conosco! Não estamos indo à guerra nenhuma, não pegamos em armas e não temos capitães sobre nós. Mas com certeza, cada um de nós se encontra em várias lutas diariamente. Lutas que muitas vezes nos amedrontam. Inimigos quase sempre maiores que nós. Quem de nós já não passou uma noite em claro pensando nas dificuldades que enfrentaria no dia seguinte, ou chorando pela derrota do dia que se findou? Quantas vezes travamos uma luta sangrenta contra nós mesmos, nossos vícios pecaminosos, aqueles que sabemos que afrontam a Deus, mas não conseguimos largar? Quantas vezes nos vemos tão afrontados pelo diabo e pelo mundo e suas ideologias infames, que ansiamos ardentemente estar logo com Deus? Quantas vezes nos vemos em situações, externas ou internas, aquelas que só nós conhecemos, que temos a impressão que não temos saída, que não há solução, que estamos irremediavelmente perdidos? Todos nós passamos por isso. Lutamos ferozmente contra o pecado, perdemos o emprego, enterramos cedo demais pessoas que amamos, somos traídos, injuriados, incompreendidos, enfrentamos perseguições no trabalho ou na escola, enfrentamos problemas sérios de saúde, de relacionamentos, olhamos para trás com tristeza e para frente sem esperança. Em meio a todo este turbilhão podemos nos sentir desamparados. 
     Se olharmos para as Escrituras, veremos que em momento algum elas falam em tempos de paz. Pelo contrário: "Quando saíres à peleja contra teus inimigos...". A guerra é certa e anunciada! "Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo,passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." João 16:33. Veja que Jesus nos ensina que teremos guerras ferozes, mas ele começa e termina nos dando uma lição de confiança. Primeiro ele diz que o objetivo de nos dizer tudo que nos disse, nos ter ensinado seu Evangelho, foi para que tivéssemos paz diante das provações que viriam. E termina dizendo que ele venceu. Muito se parece com o que Deus disse através de Moisés ao povo hebreu: "...não desfaleça o vosso coração; não tenhais medo, não tremais, nem vos aterrorizeis diante deles, pois o Senhor, vosso Deus, é quem vai convosco, a pelejar por vós contra os vossos inimigos, para vos salvar." (verso3 e 4). Em momento nenhum a Escritura afirma que nossa luta neste mundo seria fácil, mas em todo tempo nos entrega promessas de que o Senhor estaria ao nosso lado, e que esta luta já tem vencedor!

6 comentários:

  1. Temos que olhar sempre pelo lado positivo.Estamos passando por uma luta intensa contra nós mesmos e contra o mundo, sempre.Mas, devemos descansar em Deus,confiar nele, pois ele está a nossa espera.Todas essas noites em claro,todos esses tropeços,perseguições,sendo vencidos por nós e deixados de lado,vão desembocar numa vida eterna com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Esse trecho nos mostra mais uma vez quem dirige nossas vidas, e em quem devemos confiar verdadeiramente. Deus protegia seu povo em todos os momentos, principalmente nas batalhas. E Ele fazia questão de mostrar ao povo quem guerreava, e quem iria por eles. Não era pela força do povo, e sim pela força e graça de um Deus todo poderoso. Isso deve nos fazer pensar nos momentos de dificuldade que passamos. Dificuldade essas que muitas vezes nos fazem desacreditar do poder e da companhia de Deus conosco. Um erro grande nosso, achar que Deus não está conosco, que não nos protege!! "Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei." Josué 1.5 Deus está sempre protegendo o seu povo, e se preocupa com ele!! Apesar de passarmos por problemas, Deus tem um motivo para que isso aconteça conosco, e não deixará que desfaleçamos! Que Deus possa colocar isso nas nossas mentes, para que nas próximas tribulações possamos adorá-lo, e não murmurar!!

    ResponderExcluir
  3. Devemos sempre confiar em Deus, depositar nossa confiança nele, independentemente da situação ou da amplitude dos nossos problemas. Deus está sempre no controle de todas as coisas. Nós temos que estar descansados, sabendo que tudo coopera para o bem daqueles que O amam.
    Em meio as nossas lutas, por maiores e amedrontadoras que elas possam ser, devemos nos lembrar de Deus. Até porque, por mais que nos esforcemos para sair de determinada situação, para superar qualquer tipo de problema, a última palavra vem de Deus. Muitas vezes a resposta que Deus nos dá não é a que nós gostaríamos de receber ou a que se apresenta mais favorável para nós. Porém, confiando em Deus e em seu poder, podemos estar sempre descansados sabendo que a vontade DELE é sempre a melhor para nós.

    ResponderExcluir
  4. Neste texto , Moisés fala a seu povo sobre a confiança que eles tinham que ter em Deus,não deveriam se aterrorizar nem temer , pois é Deus que vai estar conosco nas horas de aflição... é não é diferente conosco ,devemos sempre confiar totalmente em Deus e saber que o que ele faz em nossas vidas é o melhor pra nós.

    ResponderExcluir
  5. Interessante que hoje o que os ''crentes'' e os ''pastores'' dizem é que se voce está em um momento dificil ou passando por algo dificil é porque voce está em pecado ou porque voce num está sendo crente de verdade, isso porque pregam que a vida do crente neste mundo é um mar de rosas , mas isso é completamente o contrario do que DEUS diz em sua palavra, Ele fala que vamos passar por provações, por ''guerras'' e que devemos ter bom ânimo porque mesmo que sejam dificeis de se travar essas guerras podem ser vencidas pelo justo .

    ResponderExcluir
  6. Deus nos dá a garantia de que nesse mundo, nós vamos passar por grandes dificuldades, por problemas e tentações, mas garante também que nós não estaremos sozinhos. Deus garante também que todos os problemas pelos quais passaremos serão suportáveis, e servirão para que nós nos aproximemos cada vez mais Dele. Deus é o exemplo perfeito de um Pai, ama incondicionalmente, corrige quando deve e nunca nos desampara.
    Devemos sempre crer que Deus estará ao nosso lado(pois ele estará) e nunca temer o inimigo, pois Cristo venceu o mundo por nós. E como se isso tudo já não fosse muito além do que merecemos, Deus ainda nos dará o descanso eterno após o nosso tempo na Terra, portanto, NÃO HÁ motivo para desanimar, muito menos para reclamar, pelo contrário, devemos sempre ser gratos a Deus pelas inúmeras bênção que ele nos concede todos os dias

    ResponderExcluir