terça-feira, 14 de junho de 2011

                            Deuteronômio 24


     Nos primeiros 4 versos vemos a palavra de Deus deixando ordens para restringir o pecado. Moisés já havia lavrado carta de divórcio, como Jesus mesmo disse em Mateus 19:8, por causa da dureza de coração do povo. Agora o povo queria, além de se divorciar e formar outra família, voltar para a primeira. A fim de pôr freios na promiscuidade, Moisés exorta ao povo a não cair neste pecado. Uma vez que um homem desse carta de divórcio a sua mulher, esta fosse e se casasse com outro homem, se este morresse ou a despedisse também, ela não poderia retornar ao primeiro marido, pois foi contaminada, seria abominação perante o Senhor.
     Este é mais um dos textos que nos ensina a seriedade do casamento. Somos apresentados pelo mundo a um padrão frouxo, onde as relações se desfazem e se refazem na mesma rapidez. Um marido, dois maridos, três maridos...A Bíblia chama isso de contaminação! Lembremo-nos do versículo que lemos quando falamos sobre o sétimo mandamento: "Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula, porque Deus julgará os adúlteros e impuros." Hb 13:4. A atitude descrita e reprovada neste capítulo, mancha algo puro criado pelo próprio Deus para sua glória e para nosso deleite. Sempre que pensarmos em casamento devemos ter em mente a seriedade dele. Uma vez, após os fariseus experimentarem Jesus com suas perguntas capciosas, e depois das explicações dadas por Jesus, os discípulos exclamaram: "Se essa é a condição do homem relativamente à sua mulher, não convém casar." Por favor, leiam o texto na íntegra (Mateus 19:3 a 10).O que eles estavam dizendo era que se um homem precisava viver com uma mulher a vida toda, sem lhe repudiar, e mesmo que fosse repudiado por ela, não poderia contrair novo casamento, então era melhor nunca casar! Eles sim, entenderam a seriedade do que Jesus estava dizendo: casamento é um só!  Ou em suas próprias e santas palavras: "De modo que já não são mais dois, porém, uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou, não o separe o homem." (verso 6)
     Se você ainda não se casou, ainda está em tempo de exclamar como os discípulos! Mas se tem certeza que deseja mesmo se casar, ou se já é casado lembre-se: Não tente separar o que Deus uniu. Não dê desculpas esfarrapadas para desobedecer solenemente a ordem dada por Deus. Permaneça em obediência, seja qual for a situação de seu casamento. Não somos chamados por Deus para sermos felizes, mas para sermos obedientes (pregação de domingo passado!). Desta obediência virá a paz! Quando eu dava aula de Escola Dominical para jovens sobre namoro e casamento, costumava dizer a eles: "Antes de casar, abra bem os olhos. Depois feche!" . Para isto serve o período de 'namoro'. Para conhecermos a fundo a pessoa com a qual pretendemos nos prender até que a morte leve um dos dois. Serve para vermos seus defeitos, para ter a certeza de que ele dificilmente vai mudar, e que eu preciso avaliar se estou disposto a conviver com suas falhas por toda uma vida. Depois de casado, só nos resta investir. Não há a possibilidade de desistir, só de lutar! O que vemos por aí no mundo de hoje é mais ou menos assim:  casa, descasa, casa de novo, casa com o mesmo, casa com outro. Tudo isso se constitui, como o texto diz em abominação e contaminação. Portanto, temamos ao Senhor de tal forma, que procuremos nos desviar deste tipo de pecado durante toda a nossa vida. Para a glória dele e para o nosso próprio bem.

6 comentários:

  1. Uma coisa que devemos ficar atentos,na palavra é que no próprio texto, por exemplo, se refere a certa de divórcio.Nossa mente é limitada, e ainda mais quando não temos conhecimento da palavra pensamos que Deus permite a separação (apesar de em vários outros textos bíblicos Deus mostrar sua clara posição com relação ao divórcio).Temos também que rever o contexto,tendo a certeza de que a palavra de Deus NUNCA se contradiz.

    ResponderExcluir
  2. Aqui vemos mais uma vez a seriedade pela qual o casamento é tratado. Deus quando instituiu o casamento, o criou para ser indissolúvel, não o criou para que ao nosso bel prazer mudássemos de esposa ou marido, e sim para que vivêssemos casados até a morte do cônjuge!! Hoje vemos uma libertinagem, tanto no casamento como nos momentos anteriores, que é o interesse e o namoro. Atualmente tudo está corrompido, já mesmo no namoro, as pessoas começam sem pensar em algo futuro, sem o compromisso de quem sabe se casar com a pessoa que namora!! Muitos já namoram como se fossem casamos, moram na mesma casa, mantém relacionamento sexual, e o mundo concorda com isso. Mas isso é abominação diante de Deus!! Deus não estabelece regras na bíblia para o namoro, já que isso nem existia na época, os casamentos eram arranjados. Porém muito podemos extrair da bíblia para viver tanto um namoro, quanto um casamento de forma séria e sendo um crente de verdade!! Primeiro entrar no namoro com seriedade, tendo maturidade para tal, almejando conhecer melhor a outra pessoa, para enfim casar! Segundo não se demorar no namoro, não se prolongar!! E último relações sexuais antes do casamento é pecado, então isso não deve existir no namoro!! Seguindo estes e alguns conceitos, pode-se ingressar num casamento muito mais proveitoso e não contaminado pelo pecado!! Além disso, as maneiras de se comportar num futuro casamento, como verdadeiros crentes, nem precisa comentar, já estamos carecas de ouvir isso, além do que temos lidos textos a respeito disso!!

    ResponderExcluir
  3. O casamento é uma das coisas que a biblia fala com mais seriedade e que mais deve ser respeitada e engraçado que acho que hoje é a que mais esta deturpada no mundo. Imagine ... o que DEUS falava para se guardar com tanta seriedade e hoje nós vemos pessoas que se divorciam, casam depois de 5 meses se separam de novo, depois casam de novo. Devemos fugir (como discutimos nas leituras passadas) dessas coisas para que possamos mostrar santidade a DEUS.
    Tambem achei muito bom o que voce falou sobre quem ainda não casou porque nós devemos escolher muito bem nossos conjudes porque não poderemos de modo algum nos separar nem dar desculpas ainda mais nós que temos a palavra de DEUS desde pequenos bem esclarecidas, somos indesculpaveis como diz a biblia, por isso devemos estar atentos a fazer o que DEUS manda e seguir no caminho correto.

    ResponderExcluir
  4. O casamento, o namoro são assuntos que, atualmente, vem sendo totalmente banalizados. Falo, pelo menos, a respeito dos jovens com os quais eu convivo. A visão que esses ímpios tem dessas questões é inaceitável. Um namorado, dois, três, quatro, trinta! Isso quando exite namoro.. porque hoje em dia, nem a isso as pessoas querem se submeter. "Relacionamento sério é coisa do passado", dizem eles.
    Nós, crentes, ao contrário deles, devemos estar atentos a essas questões. O namoro, assim como o casamento são assuntos sérios e não devem ser tratados dessa maneira. Que possamos estar sempre ligados nisso, cumprindo a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Particularmente , o casamento é um dos assuntos mais sérios e mais complicados!!
    Hoje em dia , infelizmente , é normal você ver pessoas se divorciando ,se casando várias vezes... Deus ABOMINA!
    Como você mesmo disse e achei muito interessante : "Antes de casar, abra bem os olhos. Depois feche!"
    Casamento é um só!!

    "De modo que já não são mais dois, porém, uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou, não o separe o homem." (verso 6)

    ResponderExcluir
  6. israel:
    nao só esse texto, mas muitos outros na Biblia sao totalmente claros e auto explicativos quando falam em casamento e as coisas que o envolvem.

    ResponderExcluir