quarta-feira, 15 de junho de 2011

                            Deuteronômio 25


     Encontramos aqui, várias recomendações de cunho prático. Em todas elas, por mais diferentes que sejam entre si, a justiça de Deus é sempre exaltada:


     _ Quarenta açoites era o máximo que um homem poderia aguentar sem correr sério risco de morrer. Daí a lei judaica que determinava a 'quarentena de açoites menos um'. Por temor de se errar a contagem, dava-se sempre um a menos. Assim aconteceu com Paulo, em II Coríntios 11:24.


      _ No verso 4 Moisés instrui a que não se atasse a boca ao boi enquanto debulhava (debulhar: tirar da espiga os grãos do ceral). Enquanto o boi estivesse trabalhando, ele deveria ter o direito de comer. Eles precisava se alimentar. Esse princípio é usado por Paulo em I Coríntos 9:9 a 12 e em I Timóteo 5:18, defendendo que Deus aqui, não está se referindo unicamente a bois "acaso, é com bois que Deus se preocupa?", mas aos plantadores da semente santa do Evangelho. Nestes dois textos Paulo exorta a Igreja a sustentar seus pastores. "Se nós vos semeamos coisas espirituais, será muito colhermos de vós bens materiais?" (verso11).


    _ Logo depois vem a lei do levirato, que consistia no irmão solteiro se casar com a viúva daquele que não deixou descendência. O objetivo desta lei era, além de não deixar morrer o nome daquele que se foi, também manter os direitos de propriedade dentro da família do falecido.


     _ Em 13 a 16, fica claro o repúdio que Deus tem pela injustiça praticada contra o próximo. As medidas deveriam ser exatas, em momento algum o povo deveria usar de 'esperteza' para se beneficiar, prejudicando o outro.


     No capítulo todo, fica patente que Deus se importa com nossas ações do dia a dia, como temos visto largamente em Deuteronômio. Ele exige do povo que se chama pelo seu nome, que tenha atitudes parecidas com as suas. Atitudes de justiça! Nunca um povo que leva o nome de Deus sobre si pode se preocupar apenas consigo mesmo, não olhar a causa do outro e principalmente tomar atitudes que prejudiquem propositalmente o próximo. Todo tipo de injustiça é abominação diante de Deus, pois ele é essencialmente JUSTO!

3 comentários:

  1. Assim como Deus exige do povo israelita , que os mesmos sejam iguais a ELE, devemos nós nos sentir da mesma fora.Devemos procurar sempre ser como Deus.Tudo bem, não há comparação,evidente,indiscutível,mas devemos sempre estar procurando ser iguais a Deus.

    ResponderExcluir
  2. Nossas ações são de extrema importância para Deus. Devemos agir sempre de maneira correta e santa, a fim de que andemos nos passos Dele. Jamais devemos tomar atitudes que prejudiquem alguém, isso é abominação para Deus.

    ResponderExcluir
  3. '' sede santos , porque Eu sou santo '' . Uma frase muito conhecida da bíblia explica o que vemos agora. Nossas ações, nossos pensamentos tudo que fazemos , devemos fazer com integridade, justiça e santidade para podermos nos apresentar para DEUS irrepreensiveis.

    ResponderExcluir