segunda-feira, 11 de julho de 2011

                           Deuteronômio 31:14 a 29


     Deus legitima o chamado de Josué levando-o junto a Moisés para a tenda da congregação e aparecendo a eles numa coluna de nuvem. Assim, não restaria dúvidas ao povo de que Josué era o sucessor de Moisés, escolhido por Deus.
     Segue-se então um triste relato do futuro de Israel: " Disse o SENHOR a Moisés: Eis que estás para dormir com teus pais; e este povo se levantará, e se prostituirá, indo após deuses estranhos na terra para cujo meio vai, e me deixará, e anulará a aliança que fiz com ele." (verso 16) e " porquanto conheço os desígnios que, hoje, estão formulando, antes que o introduza na terra que, sob juramento, prometi." (verso21). Deus conhecia profundamente o coração daquele povo, sabia o que eles pensavam e sentiam, mesmo que com seus lábios eles dissessem o contrário. De Deus eles não podiam esconder seus desígnios. Mesmo antes de entrar na Terra prometida, e ainda sendo vivo Moisés, seus corações já estavam desejosos pelo pecado. Moisés mesmo confirma isso quando diz lá no verso 27: " Porque conheço a tua rebeldia e a tua dura cerviz. Pois, se, vivendo eu, ainda hoje, convosco, sois rebeldes contra o SENHOR, quanto mais depois da minha morte?"
     O coração duro e rebelde do povo estava aguardando os benefícios que o Senhor faria, para depois tornarem-se contra Ele. O texto diz que Deus os introduziria na Terra, que eles comeriam, se fartariam, e engordariam e daí se esqueceriam do Senhor, indo adorar outros deuses. Uma triste descrição da mais alta traição e ingratidão. Esperariam ficar tudo bem, terem passado por aquele abrasador deserto e vencer seus inimigos, para então abandonar a Deus, certamente julgando que não precisariam mais dele. Talvez o tivessem como um deus utilitário, que serviria a eles para que alcançassem seus objetivos. Mas mal sabiam eles que Deus já conhecia a torpeza de seus corações e desde já decretou que estas atitudes se reverteriam em juízo contra eles: " Nesse dia, a minha ira se acenderá contra ele; desampará-lo-ei e dele esconderei o rosto, para que seja devorado;" (verso17). E qual o objetivo de Deus com isto? O próprio verso 17 termina explicando: "e tantos males e angústias o alcançarão, que dirá naquele dia: Não nos alcançaram estes males por não estar o nosso Deus no meio de nós?". Eles chegariam à conclusão de que Deus não estava mais no meio deles, e que eles necessitariam retornar ao Deus da aliança de seus pais.
     Quantas vezes não somos como o povo de Israel? Quantas vezes não ansiamos apenas as bênçãos que Deus nos proporciona? Quantas vezes nos mantemos perto o suficiente de Deus, apenas para não sermos contado como ímpios, mas na realidade estamos tão distantes que estamos esperando apenas uma oportunidade de bonança para nos desviarmos após outros deuses? Não nos enganemos! Se esta é a disposição do nosso coração, tenhamos a certeza que este momento chegará. Deus nos deixará gozando de todo o bem que ELE mesmo nos deu, e seguiremos enganando-nos a nós mesmos, amando secretamente outros deuses, cedendo aos seus encantos desejando seus finos manjares. Até o momento em que o Senhor se irar contra nós. E então, se formos filhos, seremos severamente chamados de volta, como aquele povo foi: por meio da dor, da escravidão, do desamparo. Que o Senhor mude o nosso coração, para jamais estarmos servindo a Ele por causa da segurança da salvação, por medo do inferno, por acharmos que é um 'bom negócio' para nós. Que tenhamos um amor imenso e o sirvamos de todo o coração. Que tenhamos a sabedoria de olhar tudo que os hebreus passaram, e aprendamos com eles. Que o Senhor abra nossos olhos, para que não sejamos achados fazendo o mesmo!



7 comentários:

  1. Deus conhece os nossos corações, sabe das nossas intenções, e guia toda a nossa existência. Ele muitas vezes nos ensina a sermos fiéis a Ele através da dor, da perda, de maus momentos.
    Nós, hoje, somos tão idólatras e pecadores quanto o povo naquela época, por isso, devemos estar atentos para que não caiamos nos mesmo pecados que eles. O primeiro passo para pecarmos é achar que nunca cairemos nesse ou naquele pecado, por isso devemos desconfiar de nós mesmos, pois sabemos o quão pecaminoso é o nosso coração

    ResponderExcluir
  2. Devemos procurar ser diferentes do povo de Israel,diante de Deus.Além de o povo ser rebelde,desobedientes , o povo esperava de Deus bênçãos, e só bênçãos,como se fosse dever de Deus nos abençoar - muito pelo contrário .O dever é nosso de temê-lo,andar segundo seus decretos,enfim,amá-lo se quisermos entrar na terra prometida.

    ResponderExcluir
  3. Muito impressionate este trecho onde o senhor chama Moisés e seu sucessor para falar do futuro do povo. Moisés presencia mais uma vez a dureza do coração do povo de Israel. Deus fala para ele que mesmo depois de tudo, mesmo depois de adentrarem a tão esperada terra prometida, seus corações novamente se voltariam a outros deuses. Impressionante ouvir isso de um povo que tinha contato quase que direto com Deus e com seus feitos maravilhosos. Imaginemos nós, que unicamente presenciamos pela palavra, e pelos feitos naturais de Deus, imagine o risco que corremos de falhar!! Às vezes olhamos o exemplo do povo e queremos nos orgulhar, e pensamos com nós mesmos que nunca tal situação ocorreria conosco, mas esquecemos que estamos sujeitos a cair igualmente, e até em pecados piores. Que Deus mesmo depois de tudo que acontecer conosco, tenha misericórdia de nós, e mesmo depois da disciplina pelos nossos erros, não venha a nos desamparar!!

    ResponderExcluir
  4. Deus sabe de todas as coisas. Ele conhece todos os nossos pensamentos e não há nada que possamos esconder dele. Que não caiamos no erro de aparentar algo que não somos. Sendo filhos de Deus, Ele nos chamará de volta, como aconteceu com o povo. Que nós jamais sirvamos a Ele apenas por acharmos que isso seria ''bom'' para nós. Que sirvamos a Ele sim, mas de todo o nosso coração, adorando-o e obedecendo-o da maneira que Ele nos ordena.

    ResponderExcluir
  5. temos que estar sempre vigiando. pois essa é a nossa tendencia. se nao vigiarmos e orarmos clamando por misericordia as coisas irao se complicar!

    ResponderExcluir
  6. Não conseguimos e nem poderiamos esconder nada de de DEUS, mesmo que todos acham algo, se voce estiver errado DEUS sabera e certamente o disciplinara ou para aproveitamento ou para juizo, mas de uma coisa sabemos se somos filhos de DEUS ele nunca nos desamparara, vai nos corrigir e nos disciplinar no meio de nossas vidas mas sempre nos sustentara com mão poderosa e misericordiosa.

    ResponderExcluir
  7. Não temos como esconder absolutamente nada de Deus , ele sabe o que pensamos , o que sentimos , o que queremos, ele conhece profundamente nossos corações... Muitas vezes Deus nos corrige e nos ensina por meio da dor, da perda.
    Que Deus abra nossos olhos para que não caiamos nos mesmos pecados que eles e 'Que tenhamos um amor imenso e o sirvamos de todo o coração.'

    ResponderExcluir