sexta-feira, 8 de julho de 2011

                           Deuteronômio 31:9 a 13


     Agora está sendo concluído o ministério de Moisés de guiar o povo à terra prometida e de entregar ao povo de Israel as Leis de Deus. E ele entrega ao povo toda a Lei por escrito, como registrado no verso 24 deste capítulo. No verso 26 a Lei já é chamada de livro, que deveria ser posta ao lado da arca da Aliança do Senhor. Durante toda nossa leitura passada, vimos que Moisés deixava registrada por escrito a Lei que recebia. Naquele tempo, a tradição oral era fortíssima, mas Deus se preocupou em preservar sua Lei por escrito, afinal, ela deveria atingir não apenas os descendentes daquele povo, mas toda a Terra! Se hoje temos a Palavra de Deus, com suas Leis e decretos registrados, devemos ser gratos a Ele, que providenciou esta bênção pra nós através de séculos. Ele mesmo providenciou  o registro e a preservação da sua Lei, que não deveria ser seguida apenas por Israel, mas por todo o Israel celestial, todos que tivessem seus corações circuncidados, todos os eleitos desde antes da fundação do mundo, todos os seus!
     E além de providenciar que a Lei fosse escrita, para a sua preservação, Moisés também estabelece a instrução do povo: " Ao fim de cada sete anos, precisamente no ano da remissão, na Festa dos Tabernáculos, quando todo o Israel vier a comparecer perante o Senhor, teu Deus, no lugar que este escolher, lerás esta lei diante de todo o Israel..." (verso11). "Moisés providenciou a instrução regular do povo e dos seus filhos, na lei da aliança, pelo sacerdote, num período do ano em que o povo teve tempo amplo para aprender. A Festa dos Tabernáculos caía no outono e perdurava uma semana. Durante o ano sabático, a terra ficaria sem cultivo (o ano todo!) e o povo, dessa forma, não estaria sobrecarregado com deveres agrícolas." (Bíblia de Genebra). Tal como o ano sabático, o sábado (descanso) semanal, que é o nosso domingo, é estabelecido por Deus, como a pausa de todas as atividades cotidianas de ganhar o pão, para a dedicação exclusiva a aprender a sua Lei. Esta sempre foi uma prioridade imposta ao povo de Deus. 
     Tempo precisaria ser separado para que o sacerdote lesse a Lei para homens, mulheres, crianças e estrangeiros que estivessem com eles. Vemos aqui a preocupação de Moisés, em que toda a família da aliança estivesse reunida diante do sacerdote! Inclusive as crianças! Estas deveriam aprender desde cedo, não só naqueles momentos específicos, mas também em casa com seus pais, a ter reverência, e a ouvirem os decretos de Deus. Não tinha fantoches, não tinha flanelógrafo, nem musiquinhas especiais para ensinar as crianças a Lei de Deus. O sacerdote lia a Lei. Assim como Deus determinou que fosse feito, deveria ser observado. Tudo que você vir, que passe disso, é invenção da nossa época. Não houve a preocupação de instituir uma professora de crianças ou métodos criativos para chamar a atenção delas. O culto solene não abria espaço para isso. Muito menos se vê em momento algum da Bíblia, ou na história da Igreja, o sacerdote ou o pastor pedindo para que as crianças se retirem, saiam do ambiente de culto, deixem a instrução formal, dada por quem foi instituído por Deus, para desenhar ou ouvir historinhas lá atrás da Igreja. Quando fazemos isso, estamos privando nossos filhos do culto, da ministração, de uma ordenança de Deus! Precisamos sempre dar mais valor ao que Deus instituiu em sua Palavra, do que às invenções modernas, sabendo que, se estas invenções interferem na ordenação de Deus, prescrita em sua Palavra, disto prestaremos contas!   




     

7 comentários:

  1. Nós vemos aqui aneste trecho a importância dada à instrução do povo, não só dos homens em si. Mas a instrução geral, de cada família, dos pais com os filhos, e dos filhos com seus futuros filhos! Moisés adverte que a instrução da Lei não deveria ser algo momentâneo, deveria ser passado todos os dias, entre a família, entre o povo, e que de 7 em 7 anos, se fizesse a leitura da Lei, para que atingisse as pessoas que ainda não tinham escutado dela, como os estrangeiros e crianças, e para ficar gravada na cabeça do povo, para eles não caírem mais em pecados como seus antepassados!! Nós vemos diante disso, uma grande responsabilidade que teremos como futuros pais, de não deixarmos de ensinar CORRETAMENTE os nossos filhos!! Porque isso será cobrado de nós!! Como seria cobrado de Moisés!! Que Deus nos dê sabedoria para que quando tiver na nossa hora, saibamos como passar isso aos nossos filhos, e fazer deles verdadeiros adoradores!!

    ResponderExcluir
  2. Devemos ser gratos a Deus por termos toda a sua palavra reunida num só livro, pela facilidade que temos de adquiri-la e pela liberdade que possuímos de nos reunir para lê-la e aprender através dela.
    Essa questão de ter a família reunida durante a exposição da palavra é muito importante, e é algo que tem sido ignorado hoje em dia. Além de ferir uma ordenança divina, a prática de tirar as crianças do culto as prejudica principalmente por dois motivos: 1) Elas não se acostumam a ficarem quietas e a prestarem atenção ao que é dito e explicado durante um culto, e à medida em que vão crescendo, o trabalho de mantê-las no culto fica ainda maior(por isso a maioria dos jovens, hoje em dia, não consegue ficar dentro da igreja prestando atenção durante a exposição da palavra); e 2) As crianças entendem SIM, mesmo que seja um pouco, o que o pastor fala durante o culto. Perder 'um pouco de mensagem' a cada domingo, no final das contas é perder muito da palavra de Deus, algo que nós crentes não podemos nos dar ao luxo.

    ResponderExcluir
  3. Uma coisa que me chamou atenção nesse texto foi a preocupação de Deus em preservar sua lei, para que ela fosse passada de geração em geração, e que hoje,apesar da palavra de Deus, não é algo simples, por tudo que vivemos,ouvimos e está à nossa volta (um mundo pecaminoso).Assim como nosso Deus, devemos,nós,ter essa preocupação, orar à Deus pedindo sua bênção para que nossos netos,bisnetos e tataranetos possam,através de nós (como instrumentos usados por Deus) ouvir e levar a palavra de Deus em diante.

    ResponderExcluir
  4. Essa questão das invenções modernas que tiram o lugar da real pregação da palavra é um assunto que me chama bastante atenção. Com relação ao culto separado apenas para as crianças, lembro-me do meu pai sempre mandando a mim e a meus irmãos que permanecêssemos no templo durante o culto. Lembro-me também da reação das pessoas perante essa atitude. A maioria delas ficava perplexa e achava essa atitude sem fundamento, uma vez que para eles não havia problema algum no culto infantil. Apesar de quando mais nova ficar até um pouco chateada por não poder fazer os "trabalhinhos" de colorir e etc, vejo hoje como o fato de eu ter permanecido no templo fez diferença.
    Que nós possamos rejeitar essas inovações atuais do verdadeiro culto a Deus, não só o culto infantil, mas todo esse conjunto de invenções que vem tentando invadir e corromper o culto. Que nos mantenhamos firmes, tendo consciência de que muitos se voltarão contra nós, mas sabendo que estaremos respeitando a Deus e cumprindo o que a sua palavra nos ordena

    ResponderExcluir
  5. Este texto foi bem esclarecedor pra mim! Temos que sempre ser gratos por termos a Palavra de Deus , suas leis , tudo registrado. E temos que fazer como ELE mesmo nos ordenou passar a mesma Palavra para nossos filhos , para que gerações futuras conheçam a Deus, netos, bisnetos e assim vai!
    Ter as leis de Deus é uma benção pra nós!

    Hoje em dia vemos várias invenções modernas que interferem na ordenação de Deus,devemos rejeitar isso!
    'Precisamos sempre dar mais valor ao que Deus instituiu em sua Palavra'

    ResponderExcluir
  6. "antes importa agradar a Deus do que aos homens" (nao achei a passagem)
    hoje em dia as pessoas estao muito preocupadas em lotar as igrejas. e deixam de lado o que Deus instituiu para que possamos adorá-Lo. erro gravissimo por sinal

    ResponderExcluir
  7. é muito comum nas igrejas essa atividade especial para crianças, mas como ja conversamos varias vezes mesmo que a criança num tenha um pleno conhecimento do que esta se falando, ela consegue entender pelo menos algumas coisas e desde ja deve ser ensinado a ela a postura dentro do culto e tudo mais. Mas como sempre temos que inventar regras não estabelecidas por DEUS o que é muito sério, estamos indo contra o que DEUS fala sobre o culto.

    ResponderExcluir