terça-feira, 12 de julho de 2011

                         Deuteronômio 32


     "Após cruzar o mar Vermelho Moisés havia entoado um hino ao Senhor (Êxodo 15), e agora quando está prestes a concluir sua carreira compõe outro cântico de júbilo ao Senhor. Recebe este cântico o nome de "chuva de toda a profecia" porque conta o nascimento e a infância de Israel, sua integridade e apostasia, seu castigo e restauração. Por outro lado, o tema é o nome de Deus, sua terna solicitude por seu povo, sua misericórdia. O cântico e Moisés tinha muita importância, pois os cânticos nacionais se gravam profundamente na memória, e exercem poderosa influência para comover os sentimentos de um povo.
     Encontram-se algumas figuras retóricas de muito interesse neste cântico. Deus é designado como "Rocha" de Israel(versos 4, 18, 30 e 31), metáfora expressiva do poder e da estabilidade divina. Era o Refúgio e o Defensor de seu povo. Em tempos de ataque, as pessoas em perigo costumavam, às vezes, subir nas penhas de onde podiam defender-se mais facilmente; por isso se considerava a rocha lugar propício de refúgio.
     Moisés ilustra o cuidado carinhoso e extraordinário de Deus para com seu povo no deserto empregando três figuras poéticas: Israel é "a porção do Senhor" e a "sua herança"(verso 9). Isso indica que Deus preservou para si a Israel como herança especial. Guardou-o como um homem guarda a menina de seu olho, parte vital e muito delicada.Também compara o cuidado divino ao da solicitude da águia. Ensina seus filhotes a voar e intervém em caso de a jovem águia, em sua primeira tentativa, começar a cair ao solo. A mãe passa por baixo de seu filhote que cai e o leva sobre suas asas( verso 11).
     O termo jesurum ("o meu amado", verso 15) é uma expressão de carinho; significa "criança mimada" ou, possivelmente, "o justo". Contudo, jesurum seria como um animal engordado que, em vez de sentir gratidão e submeter-se ao seu generoso senhor, escoiceia. Assim Israel, visto profeticamente,  a despeito das grandes bênçãos que receberia do Senhor, voltar-lhe-ía as costas e se entregaria a idolatria."


Paul Hoff

7 comentários:

  1. Este capítulo mostra de forma resumida a história do povo de Israel. Moisés com o cântico tinha por objetivo alertar o povo e mostrar a eles exemplos positivos e negativos do passado para que pudessem servir de exemplo para o presente, e a vida futura do povo na terra prometida. Não era um simples cântico, nele estavam presentes todas as ordenanças e doutrinas que o povo deveria seguir para agradar a Deus. E no texto vemos mais uma vez uma exaltação à grandeza de Deus, à sua força, longaminidade e incrível misericórdia!! Aqui vemos que apesar de todos os pecados do povo, Deus seria misericordioso, á sua medida!! "Vede agora que eu, eu o sou, e não há outro deus além de mim; eu faço morrer e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar da minha mão." (39), gostei muito deste verso!

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante a forma como o texto mostra o amor de Deus , não só para conosco , mas especificamente para o povo de Israel!
    Me chamou a atenção o jeito que Deus preservou como uma 'herança especial' para si , Israel, como parte delicada , preciosa. Moisés começa com os cânticos... e achei bem esclarecedor a forma como você explicou aqui : ‘eles tinham muita importância, pois os cânticos nacionais se gravam profundamente na memória, e exercem poderosa influência para comover os sentimentos de um povo’. Vemos mais uma vez, neste texto como Deus é misericordioso para com o seu povo!!!


    'Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto'Exatamente!Que Deus esteja sempre nos provando e nos mostrando isso!

    ResponderExcluir
  3. Esse texto mostra,também, o quanto Deus foi misericordioso para com o povo de Israel.Foi um povo rebelde,pecador,não submisso às leis,mas Deus fez questão de abençoá-los e 'guardá-los' para si.Isso nos dá uma forcinha a mais para se estivermos vivendo uma vida de não submissão às leis de Deus, nos levantarmos [tendo em consciência que Deus está conosco] e seguirmos,consequentemente,firmes nos seus caminhos.

    ResponderExcluir
  4. tambem adorei esse versiculo 39 ! ate pensei em postar no facebook! haha
    é Deus mostrando que nada foge do seu controle. tudo que acontece é por que Ele ordenou!

    ResponderExcluir
  5. DEUS nos ama aje de muita misericordia conosco, mesmo sendo nó filhos rebeldes e ingratos, nos considera como sua herança. DEUS é o nosso refugio bem presente, que bom ter um DEUS que nos conforta nos momentos dificeis só que como sempre discutimos isso não nos inocenta, nada passa pelo seu crivo, que possamos lembrar dessas coisas.

    ResponderExcluir
  6. É interessante como a figura de Deus pode ser comparada à figura paterna. O exemplo da águia mostra como Deus age conosco. Devemos ser sempre gratos a Ele, mesmo quando somos afligidos, pois essa aflição sempre tem como objetivo nos tornar mais santos. Somos filhos de Deus, e por isso Ele é tão cuidadoso conosco. Deus REALMENTE nos ama

    ResponderExcluir
  7. Achei interessante a comparação feita entre Deus e a "Rocha". Essa metáfora expressa o quanto Deus é poderoso. É maravilhoso saber que Ele é o nosso refúgio! Me fez lembrar aquele hino: “Rochedo forte é o Senhor,
    Refúgio na tribulação!
    Constante e firme amparador,
    Refúgio na tribulação!

    Oh! Cristo é nosso abrigo no temporal,
    Na tentação, em todo o mal!
    Sim, Cristo é nosso abrigo
    No temporal,refúgio na tribulação!”

    ResponderExcluir