quarta-feira, 13 de julho de 2011

                         Deuteronômio 33


     São feitas agora, as disposições finais, já vislumbrado por Moisés o lugar em cada tribo seria assentada na terra prometida. Existe uma relação entre as bênçãos proferidas a cada tribo, com acontecimentos passados, necessidades ou função específica de cada uma delas, como nos explica Paul Hoff em seu livro "O Pentateuco".
     Rúben: A bênção proferida a Rúben, é uma lembrança da maldição sobre ele em Gênesis 49:4. Ele havia perdido a primogenitura por haver profanado o leito de seu pai, deitando-se com uma de suas concubinas, Bila (Gênesis 35:22). Este evento o privou da primogenitura e de sua liderança entre os irmãos. Segundo a Bíblia de Genebra, "a herança de um filho no antigo Oriente Próximo não poderia ser alterada por uma decisão arbitrária do pai, mas tais mudanças poderiam ser feitas se ocorressem sérias ofensas sexuais do filho contra a família." 
     Judá: Eles teriam grande poder, seriam como quem toma a dianteira nas ações militares contra os inimigos de Israel.
     Levi: Receberam o secerdócio e o ministério de consultar ao Senhor (o Urim e o Tumim, que eram objetos que não se sabe ao certo o que eram, nem como funcionavam, mas que eram usados pelos sacerdotes para receber os oráculos da parte de Deus). Este privilégio foi dado à esta tribo, por causa da fidelidade deles por ocasião da construção do bezerro de ouro, quando apenas a tribo de Levi se colocou ao lado de Moisés contra o povo e atuou no julgamento contra os descendentes de seus irmãos pecadores. Apesar de ter de se colocar contra seu próprio sangue, eles o fizeram em obediência à aliança de seu Deus. E olha que eles não tiveram que se colocar contra sua família ideologicamente não! Tiveram que cingir suas espadas e matar seus irmãos, seus amigos, seus vizinhos (Gênesis 32:27). Eram homens fiéis a Deus, não abriam mão disso por ninguém, e foram abençoados!
     Benjamim: Moisés contemplou sua tranquilidade futura.
     De José- Efraim e Manassés: José recebeu os direitos de primogenitura e porção dupla através da adoção de seus dois filhos por seu pai, Jacó. Sobre eles recaiu a bênção da fertilidade de suas terras e também de grande força, semelhante à do búfalo.
     Zebulom e Issacar: Estes prosperariam com empresas comerciais nas costas do mar.
     : Este povo seria valente e forte como um leão jovem que chega à plenitude de suas forças.
     Naftali: Receberiam uma terra fértil na região do mar da Galiléia.
     Aser: Sobre esta tribo foi profetizada grande abundância de oliveiras e segurança.
     Todas estas bênçãos seguiria o povo por causa da incomparável bondade de Deus. Ele mesmo concederia a vitória contra os inimigos, não importando os números que estivessem guerreando: "O Deus eterno é a tua habitação e, por baixo de ti, estende os braços eternos; ele expulsou o inimigo de diante de ti e disse: Destrói-o" (verso27). Se o Senhor estivesse ao lado de Israel, "poriam em fuga um vasto número de adversários, ao passo que um Israel numeroso, mas desobediente, seria derrotado por uns poucos, chegando mesmo a fugir quando ninguém os estivesse perseguindo! (Bíblia de Genebra). "Quando Israel se colocava nos braços eternos, esses mesmos braços o conduziam pelo campo de batalha e o utilizavam para executar o juízo divino contra os corrompidos cananeus." Paul Hoff
     

6 comentários:

  1. Moisés vai finalizando o livro de Deuteronômio falando das promessas para cada tribo, e mostrando com isso a bondade e misericórdia de Deus para com elas. Cada uma receberia segundo o seu proceder no passado, e seguindo a determinação divina para a tribo. Vemos diversas benção e dádivas dadas por Deus, mostrando ao povo, que apesar das murmurações ele é Deus fiel, e iria abençoar todos segundo as suas características!! Vemos aqui que Deus não deixa seu povo, nunca o desampara, e sempre se preocupa com ele, e cuidas de suas necessidades!! Deus é fiel!!

    ResponderExcluir
  2. Nesse texto podemos observar as bençãos que seguiriam o povo. Vemos então o quanto Deus é bom e fiel ao seu povo. Achei bastante interessante a relação existente entre as bençãos dadas a cada tribo e os acontecimentos anteriores.

    ResponderExcluir
  3. O que mais me chama a atenção nesse texto é o valor que,naquele tempo, era dado ao primogênito,como ele era visto no âmbito familiar.Para seus irmãos,quase como um segundo pai.Quando o primogênito caia diante de Deus, era uma tremenda decepção,quase que como jamais esperar que o primogênito peque (o que,pelo menos naquela época tomava uma proporção um pouco maior no âmbito familiar - sem contar que estava caindo diante de Deus).

    ResponderExcluir
  4. Neste texto , mais uma vez , vemos o quanto Deus é misericordioso para com o seu povo. Todas estas bênçãos estariam ali por causa da bondade de Deus , apesar do povo ter pecado anteriormente contra ELE, isso mostra como Deus é fiel ao seu povo... Nunca os abandona e esta sempre se importando com eles.
    Como Deus é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  5. Neste texto, vemos a bondade de Deus apesar de muitas vezes o povo ter sido rebelde e idólatra. Deus tem cuidado de seu povo desde o início, e não fará diferente conosco, pois Ele nos ama.

    ResponderExcluir
  6. O livro de Deuteronomio nos mostra continuamente das bençãos que DEUS disponibilizava ao seu povo, e conosco agora não é diferente, do mesmo jeito que Ele deu essas bençãos a esses povos ele diariamente nos abençoa para continuarmos nossa caminhada firmemente .

    ResponderExcluir