quarta-feira, 20 de julho de 2011

                                       Josué 4

    Sendo concluída a passagem pelo rio Jordão, o Senhor ordenou que doze pedras fossem retiradas e guardadas como memorial. Veremos outros acontecimentos como este no decorrer do livro de Josué. O objetivo era simples e claro: que fosse um sinal entre o povo e que quando os filhos perguntassem a origem daquelas pedras, os grande feitos de Deus pudesse ser novamente relatados e relembrados. Facilmente nos esquecemos das grandes coisas que o Senhor faz por nós. Este tipo de atitude procede de corações ingratos! Mas Deus, conhecendo nosso pecado, nos ordena que algumas coisas sejam lembradas.
     A Ceia é um desses memoriais! Neste momento instituído por Deus, comemos o pão e bebemos o vinho em memória dele, até que ele venha. É uma forma de nos lembrarmos sempre do sacrifício vicário (Que substitui, que faz as vezes de) de Cristo por nós. Cabe a nós a responsabilidade de contar à nossa descendência as maravilhas de Deus: " O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do SENHOR, e o seu poder, e as maravilhas que fez." (Salmo 78:3 e 4).
     Outro motivo descrito no texto, para que aquelas pedras fossem instituídas como lembranças, era para que os povos da terra vissem que o povo passou de pés secos pelo Jordão, e como diz o texto, conhecessem que a mão do Senhor é forte, e assim viessem a temê-lo! Todos os feitos do Senhor serviam para ratificar sua fidelidade para com seu povo e para mostrar de forma inequívoca que só Ele é Senhor! Os povos da terra são por isso indesculpáveis, como diz Paulo em Romanos!

7 comentários:

  1. Este texto mostra a preocupação de Deus em manter na memória de seu povo, as coisas que Ele havia feito, as maravilhas que Deus havia operado no meio de seu povo, pois nós, pecadores, nos esquecemos facilmente das muitas bênçãos que Ele nos dá, ou as vezes achamos que é dever ou obrigação de Deus nos dar tudo o que necessitamos. Não podemos nos esquecer do que Deus faz por nós, devemos ,pelo contrário, mostrar gratidão, servindo-o de a todo o tempo.

    ResponderExcluir
  2. Realmente costumamos esquecer com facilidade aquilo que Deus faz por nós e para nós. Sabendo disso e conhecendo a nossa natureza pecaminosa, Ele nos ordena lembrar determinadas coisas, como a Ceia, em que o sacrifício de Cristo é lembrado pelos crentes.
    O versículo 24 foi o que mais me chamou atenção: "Para que todos os povos da terra conheçam a mão do SENHOR, que é forte, para que temais ao SENHOR vosso Deus todos os dias." Que jamais nos esqueçamos da mão forte do Senhor e que o temamos diariamente, cumprindo os seus mandamentos e buscando, cada vez mais, a santidade.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante...
    Vemos ai , claramente , no texto o que Deus tanto queria que seus filhos soubessem o significado daquelas pedras para que quando seus filhos perguntassem eles se lembrariam os grande feitos de Deus. E assim, pudesse ser relembrados.
    As vezes somos ingratos e esquecemos de coisas , até mesmo simples que Deus faz por nós. Mas Deus nos conhece!Não podemos achar que ELE também se esqueceu ,pelo contrário , ele esta sempre nos lembrando dos feitos e bençãos que fez por nós.
    E mais , Deus coloca essa responsabilidade nas nossas mãos , de contar à gerações futuras as maravilhas de Deus para conosco!

    ResponderExcluir
  4. O que percebemos nesse texto é a importância e quanto Deus queria que Seus feitos fossem lembrados e passados de gerações em gerações.Com um objetivo claro: que Deus fosse santificado,exaltado,temido.Essa deve ser a nossa preocupação.De não só estar passando as verdades e os feitos de Deus para as gerações seguintes,mas,também que o louvemos, o adoremos.

    ResponderExcluir
  5. Neste trecho vemos mais uma vez a preocupação de Deus com o povo!! Ele sabia de todos os sentimentos do coração corrompido do povo, e para que isso não tivesse influência futura, tomava as pedras como um memorial do poder e autoridade de Deus sobre o povo. Não só isso, como vemos pelo exemplo de Raabe, que as maravilhas de Deus se expalhavam por outros povos, aquele memorial tambem serviria para isso. Todos os outros povos, com seus falsos deuses, veriam quem era o verdadeiro e único Deus.

    ResponderExcluir
  6. esse texto mostra , alem de tudo que ja foi faladoacima, a grande misericordia de Deus para com o seu povo ao levar a sua Palavra e seus feitos às geracoes futuras.

    ResponderExcluir
  7. Esse texto só nos mostra mais uma vez como Deus fazia para lembrar seu povo de sua poderosa e graciosa mão para com eles, e gostei muito do que voce falou sobre a santa ceia porque muitas vezes esquecemos o que ela representa e só fazemos como algo corriqueiro e esquecemos o que significa.

    ResponderExcluir