quinta-feira, 21 de julho de 2011

                            Josué 5:1 a 9


     Começando pela narrativa do terror infundido no coração dos reis vizinhos, o texto segue narrando a ordem que Josué recebeu do Senhor, às portas de começar as conquistas da Terra Prometida. Ele deveria circuncidar o povo. A circuncisão havia sido instituída por Deus lá em Gênesis 17: 9 a 14. Era o sinal da aliança de Deus com o povo que ele haveria de formar a partir de Abraão. Desde estes tempos até à saída do Egito, esta prática era rigorosamente observada entre os hebreus. Mas os homens que morreram no deserto, foram os últimos a serem circuncidados, ainda no Egito. Aquela nova geração que nascera no deserto não havia sido circuncidada.
     Este era um momento muito especial e significativo para o povo de Deus. Atrás de si estava o grande deserto e à frente a Terra Prometida. Começava um novo momento. A circuncisão era o sinal da aliança de Deus com Abraão e era necessária para a participação na Páscoa. "A circuncisão marcava o povo da promessa; a Páscoa celebrava sua redenção(compensação, resgate) do Egito...essa circuncisão era necessária porque a geração que que saíra do Egito tinha caído sob o julgamento de Deus. Em sua graça, Deus estava levantando uma nova geração para si mesmo. A circuncisão física tinha seu significado espiritual, a circuncisão do coração...a redenção da escravidão no Egito só se completou com a entrada na Terra Prometida." (Bíblia de Genebra)
     Durante este processo de circuncidar todo o povo, a narrativa mostra novamente o motivo pelo qual aquela geração morreu no deserto! Certamente tudo isso deveria estar sendo novamente exposto ao povo, para que eles aprendessem com o pecado de seus pais e não viessem a cair no mesmo erro! Eles haviam desobedecido à voz de Deus, não creram que poderiam tomar a Terra. Neste texto é lembrado mais uma vez que o Senhor não lhes permitiu entrar na Terra: "Porque quarenta anos andaram os filhos de Israel pelo deserto, até se acabar toda a gente dos homens de guerra que saíram do Egito, que não obedeceram à voz do SENHOR, aos quais o SENHOR tinha jurado que lhes não havia de deixar ver a terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a seus pais, terra que mana leite e mel." (verso 6). O interessante e assustador neste texto, é que Deus deixa claro que cumpre suas promessas. Tanto a de dar a Terra Prometida ao seu povo, quanto a de não permitir que nenhum homem sequer  daquela geração visse a Terra Prometida! Isto nos ensina que Deus cumpre TODAS as suas promessas, inclusive as de maldição. Quando Ele diz que vai fazer algo, Ele realmente faz! Isto deveria nos fazer tremer. Deveríamos sempre prestar muita atenção quando somos advertidos que tal ou tal pecado nos levam à tal e tal consequências. Deus não é homem para se arrepender ou para esquecer..."Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará." (Gálatas 6:7). Esta promessa se refere às nossas atitudes de obediência e às de desobediências também. Se referem às coisas boas que plantamos através de nossas atitudes, e às coisas ruins que plantamos e teremos que colher. De Deus não se zomba! A obediência em tudo deve ser nosso alvo. As promessas, tanto de vida quanto de morte, serão CERTAMENTE cumpridas. Lembram-se de Eva, que não acreditou que fosse 'bem assim'? "mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Gênesis 2:17). Eva não deu muita atenção à promessa de maldição contida nestas palavras, por causa disso, toda a humanidade foi afetada, e colhemos todos estes frutos até hoje. De Deus não se zomba!



7 comentários:

  1. Devemos estar atentos às palavras de Deus. Nós não precisamos(como alguns pseudo-crentes acham que precisam) de um sinal maravilhoso para sabermos o que devemos ou não fazer. Tudo o que se refere ao nosso comportamento e ás nossas atitudes está na Palavra, algumas vezes devemos apenas contextualizar(da forma correta, obviamente) certas situações a partir dos princípios bíblicos. Nós vamos colher segundo aquilo que plantamos, então devemos estar atentos às nossas atitudes, não porque receberemos consequências ruins caso pequemos, mas porque pecando, estamos "difamando" o nome de Deus no mundo. Devemos mostrar a nossa luz, que provém de Deus e mostrarmos que somos diferentes do mundo

    ResponderExcluir
  2. Nesse texto observamos,também, o quanto Deus é justo.Mostra que a justiça é realmente uma de suas marcas.Ao cumprir suas promessas Deus não só dá bênçãos aos que merecem,mas traz,também, juízo.

    ResponderExcluir
  3. Deus queria trazer o povo aos seus mandamentos de novo. Deus queria seu povo puro e obediente, cumprindo suas ordenanças, e por isso ordenou a Josué que circuncidasse os incircuncisos, para mostrar ao povo que agora eles também faziam parte da promessa, para mostrá-los que Deus tinha sido fiel para com eles, e que Deus continuaria com sua bondade e misericórdia condusindo o povo de Israel. Deus não muda, não só nas suas promessas, mas também nas maldições, e nas consequências dos nossos pecados!! Deus ama o pecador, mas odeia o pecado!! Isso quer dizer que nossos pecados trazem consequências a nós, e Deus não nos deixará impunes pelos nossos erros!! O mesmo Deus de bondade, é o Deus de justiça!!Ele não muda, é o mesmo ontem, hoje e sempre!!

    ResponderExcluir
  4. Esse texto foi bom para mostrar que como muitos pensam, Deus é um Deus misericordioso e amoroso, mas não é só isso, ele tambem julga os pecados dos seus filhos, não inocenta o culpado. Hoje pregam que Deus é amoroso e que voce pode viver como quiser que Deus não vai te punir, mas não, e Deus fazia questão de lembrar isso ao povo para que não esquecessem que por causa dos seus pecados seriam punidos como aconteceu com seus pais que não puderam ver a Terra Prometida por causa do seu pecado.

    ResponderExcluir
  5. mais uma vez Deus mostrando outro de seus atributos e praticas: a Justiça (como davi acabou de citar) e Fidelidade a ELE MESMO!
    muitas pessoas pensam que quando Deus cumpre uma promessa que fez ao seu povo, Deus está sendo fiel a eles, quando na verdade é a Ele mesmo!
    o pastor da nossa igreja (papai) ja falou algumas vezes sobre isso!

    ResponderExcluir
  6. O interessante deste texto é que , novamente Deus deixa claro, para todo o seu povo que ELE cumpre suas promessas.
    E mais uma vez , é provado que Deus não se 'esquece' dos nossos pecados... Temos que sempre ter isso em mente e sabermos que mesmo nos esquecendo as consequências virão , pois Deus não se esquece!
    "pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará."

    ResponderExcluir
  7. Acho bastante interessante essa questão da circuncisão. Há um tempo atrás eu não compreendia muito bem o que isso significava, o porque e etc, mas hoje eu compreendo muito mais.
    Devemos nos lembrar sempre que Deus jamais deixa de cumprir as suas promessas. Isso deve nos deixar atentos e ao mesmo tempo nos confortar, sabendo que tudo está debaixo dos designos do Senhor. Tudo o que nos acontece, sejam coisas boas, ruins, maldições, tudo só acontece porque é da vontade de Deus, devemos descansar nele, procurando andar conforme a sua palavra. Que não nos esqueçamos disso, de Deus não se zomba!

    ResponderExcluir