segunda-feira, 8 de agosto de 2011

                           Josué 5:10 a15


     Na primeira parte do texto vemos o povo se preparando para a entrada na terra, para o começo de suas batalhas. Este momento foi marcado pela celebração da Páscoa, e tendo comido do fruto da terra, não mais tiveram o maná. Fecha-se um ciclo!
     A narrativa a seguir nos conta sobre o aparecimento do 'príncipe do exército do Senhor', diante de quem Josué se prostra e adora. Esta atitude de Josué mostra claramente QUEM estava ali! Era uma manifestação visível do próprio Deus, a qual a teologia chama de teofania (do grego Theós, <Deus>, e phaìnei, <aparecer>.Por conseguinte uma manifestação visível de Deus, na forma que ele quiser.) Vejamos o que a Enciclopédia da Bíblia, da editora cultura cristã, nos ensina sobre teofania:
     "Teofania é essencialmente um termo teológico usado para qualquer manifestação temporária, normalmente visível, de Deus. Deve ser diferenciado da manifestação permanente de Deus em Jesus Cristo, chamada de Encarnação...As teofanias são relativamente comuns em Gênesis. Isto é facilmente explicável pela falta das Escrituras e pela posição isolada dos poucos homens de fé cujas vidas são registradas nele. Elas são novamente encontradas nos acontecimentos decisivos do êxodo, na conquista de Canaã e em algumas narrativas dos Juízes. Depois disto elas são raras, exceto nos relatos dos profetas, especialmente nas visões que acompanhavam seus chamados...Na Bíblia nenhuma ênfase é dada à forma da teofania; o que importa é o que Deus faz e diz. Geralmente a teofania é para os ouvidos, o visível serve meramente para atrair e prender a atenção. Isto talvez seja mais percebido na história da sarça ardente (Êxodo 3:2 a 6) e da entrega da lei com todas as suas manifestações físicas (Êxodo 19:18 e 20:18): o físico é meramente secundário...nenhuma descrição é dada do aspecto físico das teofanias aos patriarcas. Ao firmar a aliança descrita em Gênesis 15:17, a presença de Deus é puramente simbólica. Quando a promessa de Isaque foi dada (Gênesis 18), claramente não havia nada sobre aparência física dos três que mereça atenção; isto foi no máximo contado somente para produzir respeito. Nem no sonho de Jacó em Betel (Gênesis 28:12) nem na luta com Deus (Gênesis 32: 22 a 30) é dada qualquer descrição da pessoa vista. Na maioria das teofanias posteriores a pessoa vista parece ser puramente humana até que suas palavras, e às vezes seus atos, proclamam-no como mais que um homem. Onde a teofania encontra-se na experiência profética, ou não há nenhuma visão, como aconteceu com Elias no monte Horebe (I Reis 19:11),  ou a presença de Deus é sentida ao invés de ser vista, como aconteceu com Amós (7:1, 4 e 7; 8:1 e 9:1) e Jeremias (1:9)...Nas visões de Zacarias, o anjo do Senhor parece ser uma figura completamente simbólica...A importância maior da teofania sempre jaz na revelação de Deus, especialmente na mensagem verbal. Os aspectos físicos estão presentes para magnificar e autenticar a revelação..."
     Como já sabemos, as manifestações de Deus se deram de várias formas: a sarça e a voz que dela saía, as manifestações espetaculares que se deram no Sinai, quando a lei foi entregue a Moisés, a coluna de fogo que iluninava e aquecia o povo no deserto, bem como a coluna de nuvem que dava sombra, frescor e guiava o povo de dia e em várias ocasiões o Anjo do Senhor trazendo mensagens aos seus servos. Todas estas manifestações visíveis ou audíveis de Deus tinham o objetivo único de comunicar sua mensagem ao seu povo.
      Interessante neste episódio com Josué é que é uma situação correlata a que ocorreu com Moisés na sarça, estabelecendo assim, uma continuidade entre o que começou Moisés, e o que se seguiria com Josué. O mesmo Deus estava à frente daquele exército! Da mesma forma que na sarça, Deus ordena que Josué descalce as sandálias dos pés porque o lugar onde este pisava era santo. Mas a referência aí é, não ao lugar, pois este não importava, mas a quem estava nele! Deus estava se manifestando ali, portanto aquele lugar era santo naquele momento. Depois do evento, o lugar não deveria ser marcado como ponto de peregrinação por ser santo. Naquele momento o lugar era santo, porque a presença do Santíssimo Deus se manifestara ali!
    

6 comentários:

  1. Interessante como Deus nunca deixa seu povo à própria sorte. Provavelmente, a aparição do "príncipe do exército do Senhor" ocorreu para mostrar a Josué que Deus estava com ele na quele momento(como em todos os outros), para encorajá-lo a ir adiante naquela batalha.

    ResponderExcluir
  2. A teofania é como os dons ou os milagres.Aconteciam naquela época, hoje não existem mais,pois temos a palavra de Deus,muito mais que uma prova "viva" de quem é o nosso REI.Nos mostra como e onde devemos andar.

    ResponderExcluir
  3. Vemos ai as várias formas de manifestações... e Deus tinha um só objetivo: de se comunicar com seu povo, dessa forma. Muito interessante!!
    E é engraçado como Deus está sempre conosco , sempre nos livrando de certas coisas e sempre nos protegendo e foi assim que ele se manifestou com Josué, na aparição do 'príncipe' mostrando que ELE estava sempre ali , protegendo-o!!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante da "definição" de teofania.. esclarece bastante. Achei interessante também a questão de Deus ordenar que Josué ficasse descalço, uma vez que o lugar onde ele pisava era santo, mostrando que Deus se manifestava ali.

    ResponderExcluir
  5. uma coisa importante a se perceber é isso que foi visto no texto que nao nas teofanias nao há nenhuma marca do que poderia apontar para o fisico dessa aparição. evitando assim adorações futeis futuras (melhor dizendo: idolatrias simplesmente a uma imagem)

    ResponderExcluir
  6. Vemos aí no texto as varias formas em que Deus se apresenta diante dos homens, e que o exterior não é o mais importante. Isso é bom para podermos perceber na Biblia as varias formas de como o Senhor se apresenta.
    E como eles tratavam esses assuntos, todo local que era manifestado o poder de Deus, era santo .

    ResponderExcluir