segunda-feira, 15 de agosto de 2011

                          Ainda sobre Josué 6


     O castigo que sobreveio a Jericó deve ser encarado como justa retribuição por causa de sua recusa em adorar ao Deus de Israel. Mesmo com a forte 'propaganda' durante os dias de marcha em torno de Jericó, declarando que a destruição viria, o povo da cidade não cedeu. Nota-se o fracasso daquele povo em reconhecer o Deus de Israel. Assim também, a queda dos muros e a tomada de Jericó, serviram de alerta às demais cidades cananéias de que o juízo de Deus estava às portas, e que "esse povo e seu Deus falavam seriamente da sua ocupação da terra." (Richard Hess)
     Os versos 16 a 21, relatam a chegada do sétimo dia, e como Israel deveriam proceder. Diferentemente dos outros dias eles deram 7 voltas ao redor da cidade. Josué então, "introduz o conceito de 'interdito'. O interdito envolve a consagração de algo ao Senhor Deus de Israel para seu uso exclusivo. Aparece em Deuteronômio 20:16 a 18 nas instruções para destruir completamente todos os centros populacionais que se encontrarem na Terra que Deus deu a Israel. A razão ali apresentada é que os moradores da terra não venham a ensinar a Israel suas "práticas abomináveis", aquelas associadas com a adoração de seus deuses. Josué colocou toda Jericó debaixo de interdito: para os seres vivos isso significava a morte; para os bens de valor, sua consagração à casa de Deus; para o resto, sua destruição a fogo.  Nada escapava daquilo que fora assim consagrado." (Richard Hess)
     Embora o 'interdito' significasse destruição total para Jericó, isso não significava que não poderia haver nenhuma misericórdia. O juízo divino não exclui a graça. A salvação de Raabe foi tão importante quanto a destruição de Jericó. Josué havia empenhado sua palavra em salvá-la por causa dos espias. Na verdade, Raabe creu no Deus verdadeiro através de tudo que havia ouvido a cerca de seus poderosos feitos! Quando Raabe acolhe e livra aqueles espias, na verdade ela está rejeitando seus vínculos com os cananeus e transferindo sua lealdade a Israel. Raabe não apenas foi salva da morte, mas acabou sendo incluída no povo de Deus, e na descendência do Messias! Raabe e sua parentela escapou com vida do 'interdito'. Há salvação no meio do juízo! Raabe reconheceu que verdadeiramente o Deus de Israel era o único Deus, e assim escapou da morte e foi acolhida pelo povo de Deus!

6 comentários:

  1. Vemos ai o 'castigo' que eles receberam , por conta de não quererem adorar ao Deus de Israel.
    E mais uma vez voltamos a falar sobre a salvação de Raabe que foi dita como mais importante que a destruição de Jericó, porque ressalta a misericórdia de Deus.E pra provar que 'O juízo divino não exclui a graça'!
    'Há salvação no meio do juízo!' É muito edificante para nós sabermos que Deus é misericordioso para conosco e até mesmo em meio ao juízo ele nos salva! Que possamos reconhecer e adora-lo eternamente por isso!

    ResponderExcluir
  2. Um texto muito interessante, que mostra claramente a misericórdia de Deus para aqueles que o reconhecem como Senhor de suas vidas. Raabe o fez, e além de ser salva da destruição de Jericó, ainda teve seu nome incluído na árvore genealógica do Cristo. Quantas bênçãos alcançaram uma mulher que provavelmente vivia à margem da sociedade(por ser prostituta), mas pela graça concedida a ela pelo Espírito Santo, teve sua vida salva tanto física quanto espiritualmente. Que Deus tenha misericórdia de nós e nos use para abençoar seu povo, como fez com Raabe.

    ResponderExcluir
  3. Vemos neste texto Jericó recusando-se a adorar a Deus.Está aí o resultado.A ira de Deus foi sobre aqueles que se recusaram a se submeter diante de Deus.Que sirva de lição para nós,crentes.Devemos nos submeter à ELE em todos os sentidos,principalmente procurando viver uma vida segundo a palavra.O resto é consequência.

    ResponderExcluir
  4. Neste capítulo como foi dito, vemos a rebeldia de um povo, e a obediência de outro, e as consequências para ambos os lados. O povo de Jericó se manteve rebelde, mesmo depois de todos os avisos, e depois de sete dias da caminhada do povo de Israel ao redor dos seus muros. A consequência foi a completa destruição, nada sobrou, nem homens, nem animais, nada!! Exceto a família de Raabe (salvação-promessa), e os utensílios de valor. Já vemos também o lado do povo de Deus, que seguiu as ordens rigorosamente, e por sua obediência conquistou o lugar, derrotou mais um povo, e espalhou mais uma vez entre as nações quem era o Deus verdadeiro, o único e totalmente poderoso!! Por meio de atitudes práticas, Deus por meio do povo, se mostrava à outras nações!!

    ResponderExcluir
  5. Jericó foi castigada, na medida em que não adorou ao Deus de Israel. O que eu achei mais interessante nesse texto foi a questão de que existe salvação no meio do juízo. Raabe acreditou que Deus era o único e poderoso Deus, livrando-se da morte. Lembremo-nos de que o juízo não exclui a graça, e adoremos e obedeçamos verdadeiramente ao nosso Deus.

    ResponderExcluir
  6. Aqui vemos como é terrivel ir contra o Deus santo, e que ele pune severamente tais atos , mas o mais interessante é como vemos a misericordiosa mao de Deus no meio disso, como voce disse , a puniçao de Deus não exclue sua graça, Ele esta sempre nos agraciando com sua poderosa mão, que possamos perceber a graciosa mao de Deus em nossas vidas .

    ResponderExcluir