quinta-feira, 25 de agosto de 2011

                                       Josué 13


     É feita aqui uma detalhada divisão da Terra Prometida entre as doze tribos de Israel. Todos os detalhes narrados, mostram de forma palpável a fidelidade de Deus a seu povo e às suas promessas. "O livro de Josué fala tanto do cumprimento completo das promessas de Deus, como da natureza incompleta da possessão da Terra Prometida...a promessa permanecia apontando para o futuro." (Bíblia de Genebra). Ainda faltava terra a ser conquistada pelo povo de Deus.
     Podemos claramente fazer uma ponte do que acontece conosco hoje. Temos a concretização das promessas de Deus em nossas vidas: salvação garantida, vida eterna já dada, santificação, abandono de pecados e desenvolvimento da nossa salvação. Mas a concretização final, a posse completa da promessa ainda não veio. Ainda aguardamos a posse total da Terra Prometida. Ainda não podemos descansar das nossas lutas. Ainda não é tempo de baixar as armas. Ainda não 'conquistamos toda a terra'. Estamos progredindo, caminhando para isso através das lutas, dificuldades, provações e obstáculos que se colocam a nossa frente. Por vezes descansamos de nossas guerras, mas aí percebemos que ainda não conquistamos todas as vitórias que Deus reservou para nós, e este breve espaço de tempo em que repousamos, novamente dá lugar à novas guerras, novos desafios e conquistas. 
     Assim será todo nosso percurso por este mundo. Não haverá descanso completo, afinal os nossos inimigos(Satanás, a carne e o mundo), não descansam nem fazem pausa! Que o Senhor seja sempre o nosso supremo Comandante, não permitindo que nos acomodemos, mas nos dando forças para batalhar diariamente por nossa santidade, fidelidade, domínio próprio, e temor a Deus. Devemos sempre olhar para frente, para as promessas que nos aguardam, sabendo que o Senhor cumprirá TUDO que prometeu a seu povo escolhido!
          

4 comentários:

  1. Neste texto , Deus esta repartindo as terras entre as tribos de Israel , como havia prometido.
    Muito interessante ver como estamos , hoje , na mesma situação que aquele povo. Deus fez uma promessa a nós e ele nos dá a total certeza de que cumprirá com a sua palavra. Mas não porque ele já prometeu e não tem como voltar atrás, pelo contrário! Pela sua misericórdia para conosco ele cumpre suas promessas.
    Mas voltando...Já vemos que há em nossas vidas promessas de salvação , vida eterna, entre outras.'Mas a concretização final, a posse completa da promessa ainda não veio.'
    Não podemos sentar e esperar que essa concretização venha assim tão fácil, é por isso que estamos aqui , lutando e caminhando para alcançar uma vida SANTA . Como você disse 'Ainda não podemos descansar das nossas lutas. Ainda não é tempo de baixar as armas.'
    Ainda não vencemos, ainda não conquistamos o reino de Deus!Que Deus abra nossos olhos para que possamos ver que essa luta não tem descanso , não agora!
    E que ELE não permita que descansemos , mas que esteja sempre nos levantando , nos dando forças!E nos fazer acreditar que todas as promessas que ELE fez serão cumpridas!

    ResponderExcluir
  2. Nós não podemos parar de lutar pela nossa fé e pela salvação, ainda mais porque se pararmos vamos estar muito propensos a cair, e olha que isso acontece e muito nas igrejas. Não podemos simplesmente parar e pensar assim como muitos pensam '' ah, se eu sou salvo, eu posso fazer o que quiser que depois Deus me perdoa e me salva '' . Não, não devemos brincar com Deus, nem com suas promessas, devemos sim é estar constantemente nos esforçando a aprender mais e mais da sua palavra para podermos combater como voce disse nossos inimigos que não descansam para nos fazer cair .

    ResponderExcluir
  3. Nós não podemos achar que porque Deus já nos escolheu, ou que porque temos morada garantida no céu nós podemos deixar de nos esforçar, ou deixar de mortificar a nossa carne. Todo o crente deve ter 2 fatos bem firmes em sua mente: 1) que na Terra nunca alcançará a perfeição em absolutamente NADA e 2) que apesar de não conseguirmos alcançar a perfeição no mundo, devemos lutar por alcançá-la incessantemente. Essas duas certezas comprovadas por atitudes diárias na vida de uma pessoa mostram não só que ela foi salva, mas que tem seu coração transformado pelo Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  4. Que Deus esteja conosco, conduzindo-nos, a fim de que não nos acomodemos nesse mundo. Devemos continuar lutando contra o pecado sempre, buscando a santidade e cumprindo a palavra de Deus, esperando pelo cumprimento da sua promessa.

    ResponderExcluir