quarta-feira, 17 de agosto de 2011

                          Josué 8


     Esta incrível narrativa de estratégias de guerra, começa de forma alentadora: "Não temas, não te atemorizes...". Após a vergonhosa derrota contra a mesma cidade de Ai, o povo certamente estava com seu coração temeroso. Embora tivessem perdido poucos homens, cerca de trinta e seis, a derrota moral havia sido imensa. Estas palavras de ânimo pretendiam mostrar que após o pecado de Acã ter sido descoberto e vingado com a morte dele, de seus filhos, escravos e tudo quanto tinha, a ira de Deus estava satisfeita. Fica claro que derrota não foi uma questão de má estratégia de guerra, mas de pura e simples desobediência às ordens do Grande Comandante daquele exército! "Não temas" era um convite à fé, baseado não no que seus olhos haviam visto, não nas circunstâncias outrora apresentadas, mas nas promessas de Deus: "...olha que entreguei nas tuas mãos o rei de Ai, e o seu povo, e a sua cidade, e a sua terra." (verso 1). A ira do Senhor havia cessado. Israel podia avançar rumo à ocupação da terra.
     Seguindo então as ordens de Josué, Israel começa uma batalha de forma inusitada: no meio da noite! Esta era uma prática muito pouco utilizada por aqueles povos. É admirável também a forma como Josué e o povo armam a estratégia da conquista da terra, deixando o exército de Ai e seu rei sem qualquer chance, cercados de um lado e de outro. Desta vez, Deus permitiu que o gado e os despojos fossem tomados, o que nos mostra que Ele é o Senhor daquele exército e que todos os despojos de guerra pertenciam a Ele. Sendo assim Deus tinha o direito de mandar consumir tudo pelo fogo, ou distribuir entre o povo, que foi o que aconteceu desta vez. O rei de Ai foi enforcado e teve seu corpo jogado à entrada da cidade, onde foi levantado um montão de pedras como memorial.
     Logo depois da estrondosa vitória, Josué edificou um altar ao Senhor e o povo se reuniu em assembléia no monte Ebal e Gerezim, para ouvir a leitura da Lei. Ebal ficava "ao norte de Siquém, onde Abraão ouviu a promessa de Deus que daria a Terra Prometida aos seus descendentes e onde ele também edificou um altar a Deus. O altar edificado por Josué, naquele mesmo local, muitos anos mais tarde, representou a repetição e a renovação das promessas da aliança entre Deus e Israel." (Bíblia de Genebra)
     Duas coisas me chamaram a atenção nas disposições finais do capítulo. A primeira é quando as Escrituras afirmam que Josué leu diante do povo TODA a Lei. As bênçãos e as maldições previstas. Ele não aproveitou aquele momento de alegria para falar apenas das promessas de vida e prosperidade contidas na Lei. Aquele foi um momento oportuno também para lembrar ao povo que deveriam permanecer fiéis, em obediência ao Senhor, e que se assim não fosse, as duras consequências viriam. Josué não se eximiu de falar ao povo TODA a verdade de Deus. Ele não escolheu textos mais apropriados ao momento, não fugiu dos textos 'comprometedores' e 'polêmicos'. Ele expôs TODA a Lei de Deus. E o segundo ponto que me marcou foi a descrição de quem estava ali presente ouvindo tudo: "...toda a congregação de Israel, e para as mulheres, e os meninos, e os estrangeiros que andavam no meio deles". Ninguém dentre o povo foi tido como incapaz de ouvir a leitura de toda a Lei. Nem mesmo as crianças. Elas estavam todas lá! Não haviam fantoches, ninguém estava vestido de palhaço ou exibia um filminho para que os pequenos entendessem melhor. Eles ouviam a mesma mensagem lida para seus pais, para os homens de guerra e para as mulheres do povo. As crianças em Israel não eram tratadas como um apêndice do povo, ou como um problema barulhento que precisava ser retirado do meio da congregação. NÃO! Eles faziam parte integrante do povo de Deus, e como tal, estavam presentes naquele sagrado momento!

7 comentários:

  1. Josué,ao falar das leis Divinas, foi verdadeiro.Não falou o que o povo queria ouvir,muito pelo contrário,nem se importou muito com que eles pensariam.Falou o que tinha de ser falado.Esse é um grande problema de muitas igrejas,hoje em dia.Para chamar "ovelhas", "pastores" só dizem o que o povo quer ouvir,ou pior, tiram coisas da bíblia - como promessa de riqueza material - para trazer pessoas à igreja.Devemos nos espelhar em Josué,até quando formos falar de Deus para outras pessoas (seja um amigo,vizinho).Devemos falar o que tem que de ser falado.A verdade.A vontade de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Vemos ai neste texto a narrativa da triste guerra que teve entre o povo de AI e o povo de Josué.
    Muito interessante que logo depois de todos os acontecimentos Josué lê as leis de Deus para aquele povo! E não só fala das promessas e bençãos que o Senhor Deus preparou para nós mas ele estava sempre relembrando de falar também das consequência que iriam ter se não permanecessem fies e debaixo da obediência de Deus.
    Como você também citou aqui , achei muito interessante como TODO povo estava ali presente disposto a ouvir , até mesmo as crianças, elas conseguiam entender sem precisar de teatros, filminhos e etc ,só de ouvirem a palavra elas entendiam!
    Muito interessante!

    ResponderExcluir
  3. Esse ponto que você falou de quem estava presente é muito interessante. Muitas igrejas hoje tem entrado nessa de separar as crianças para cultos "especiais". Na maioria dos casos, o motivo disso é o barulho e a perturbação que elas causam. Eles esquecem, porém, que se essas crianças não forem educadas desde pequenas a permanecerem no culto, a respeitarem e a ficarem quietas, isso nunca vai mudar. Que Deus continue nos abençoando com a sua palavra, lembrando sempre que ninguém dentre o povo de Deus é incapaz de ouvir e compreender o que é pregado e exposto.

    ResponderExcluir
  4. esses dois capitulos (7, e 8) sao muito bons e mostram a ira do nosso Deus!
    e realmente essa passagem mostra que nao ha a distincao por "Q.I." na hora de ensinar os preceitos do Senhor. e por que o fazemos hoje em dia?
    o homem sempre querendo dar um jeitinho nas coisas e se achando mais sábio que o proprio criador dele e do universo!

    ResponderExcluir
  5. Tirar as crianças do culto e conduzí-las a um "culto infantil" é subestimar a capacidade de entendimento dessas crianças. Elas precisam se acostumar a ouvir a mensagem em silêncio desde pequenas. As pessoas se esquecem que aquele é o futuro do povo de Deus, e precisa conhecer profundamente a escritura. Não é à toa que quando se tornam jovens essas crianças passam a até não frequentar mais a igreja por não acharem algo divertido. Da mesma forma que os pais obrigam seus filhos a ir à escola todos os dia e estudar, deveriam obrigar seus filhos a ficarem sentados e em silêncio desde pequenos, pois se a escola é capaz de formar bons profissionais no futuro, muito mais a igreja pode formar crentes verdadeiros.

    ResponderExcluir
  6. Neste texto vemos como Deus comenda todas as coisas, Ele já sabia que a vitória seria do seu povo, por isso fala para que eles não temessem porque o Deus dos Exercitos era com eles e quando Deus é conosco é só vitória que nos acompanha.
    Interessante o que voce falou porque muitos pastores deixam de pregar a palavra de Deus as suas igrejas por momentos '' nao apropriados '' , por constrangimento de uns, mas o texto mostra que todo momento é oportuno para se ouvir o que a palavra diz, sejam palavras e conforto ou de prestação de contas.
    E tambem que hoje fazem de tudo para tirar as crianças do culto com desculpas de que elas não entendem, ou que atrapalham , mas desde o inicio as crianças aprendem do lado dos pais no culto, mas como sempre nossa mente pecaminosa quer fazer do nosso jeito e não do jeito de Deus.
    Que possamos ter isso em mente, que devemos fazer como Deus quer e não como nós queremos .

    ResponderExcluir
  7. Aqui a palavra nos mostra, uma renovação da bondade de Deus para com o povo!! Depois do erro, de um só homem, que afetou todo o povo, Deus se mostra mais uma vez presente, e entrega o povo inimigo nas mãos deles!! Interessante é a diferenciação em relação ao fim dos despojos, como foi muito bem dito acima, tudo era posse de Deus!! Ele poderia mandar que se fizesse qualquer coisas com eles, e para mostrar sua bondade permitiu a distribuição entre o povo!! Outra parte que também é de igual modo boa de se salientar é que todos, todos ouviam a palavra sendo exposta, homens, mulheres e crianças!! Não havia acepção de pessoas em relação a isso!! As crianças não eram um fardo nesses momentos, eram sim, mais um grupo de pessoas que necessitava, como os outros, ouvir a palavra de Deus!!

    ResponderExcluir