quinta-feira, 18 de agosto de 2011

                          Josué 9


     O terror se abateu definitivamente sobre os cananeus. Depois da vitória sobre Jericó e Ai, o medo cresceu e alguns reis cananeus se juntaram para tentar enganar Israel e salvar a própria vida. Então se juntam, armam uma historia fantasiosa para que Israel fizesse aliança com eles. "As novas que os gibeonitas tinham ouvido são as mesmas que foram confessadas por Raabe. A reação deles, porém, foi bastante diferente da reação dela." (Bíblia de Genebra). Ela se aliou aos Israelitas, eles usaram de artimanhas e mentiras. Os meios usados para escapar da morte definiu o fim de cada um. Raabe foi salva da morte e acolhida no arraial do povo de Deus, enquanto os gibeonitas se tornaram escravos.
     O verso 14 nos dá a chave para entendermos todos os acontecimentos narrados aqui: "Então, os israelitas tomaram da provisão e não pediram conselho ao SENHOR." Isso já havia ocorrido quando Josué mandou os espias averiguar Ai (Josué 7:2 em diante). Eles não consultaram ao Senhor em nada. Tomaram todas as atitudes que julgavam necessárias, e não se lembraram do Senhor. "Assim como em Ai, os israelitas são enganados quando confiam em suas próprias intuições ao invés da direção divina. Lá o engano dizia respeito à força militar de Ai. Aqui o engano é quanto às origens do povo que buscava um tratado" (Richard Hess). Este é o perigo de levarmos a nossa vida como se tudo dependesse de nós, de não levarmos em consideração a direção de Deus. Sempre que tomamos esta postura pagamos um alto preço. 
     Hoje o Senhor não nos dá mais instruções diretas como dava a Josué, mas continuamos tendo sua direção através da Palavra estabelecida como regra, e dos conselhos de nossas autoridades. Qualquer decisão nossa deve passar por estes crivos: "qual o princípio da Palavra de Deus está envolvido aqui? Estou ferindo as ordens claras de Deus deixadas nas Escrituras? O que meus pais, meu pastor, meus líderes têm a dizer sobre isto ou aquilo?" Estes são questionamentos importantes para tomarmos decisões e estarmos sempre seguros da direção de Deus, nunca confiando nas nossas intuições, ou no que sentimos, ou no que nos fala o coração, aquele que Jeremias chama de enganoso e desesperadamente corrupto (Jeremias 17:9). Se desprezarmos ouvir a voz de Deus, pagaremos caro. Nossas decisões sempre vêm seguidas de consequências. Amargas ou não, dependendo da voz de quem ouvimos: a nossa própria ou a de Deus! Que possamos aprender algo relevante e prático para nossa vida a partir do erro dos israelitas e de Josué. 

7 comentários:

  1. Vemos ai o medo que os cananeu tiveram depois de ver o povo de AI sendo derrotado pelo povo de Jericó,com tanto medo , depois disso , eles armaram pra cima do povo de Israel com mentiras para que fizessem aliança com eles.
    E vemos no texto que não teve um final bom!
    Um ponto que achei interessante e somos insistentes nisso ... é achar que tudo em nossas vidas dependem exclusivamente de nós, pelo contrário!Temos que levarmos em consideração a direção de Deus , e estar sempre procurando em sua palavra concelhos , procurar saber o que ELE acha.
    ' Se desprezarmos ouvir a voz de Deus, pagaremos caro. '

    ResponderExcluir
  2. Vemos nesse texto uma questão bastante séria. Jamais devemos confiar no nosso próprio coração, em vez de confiar nos preceitos e nas determinações divinas. O nosso coração é enganoso e corrupto.. quando nos deixamos levar por ele, pagamos pela nossa escolha. Que nós possamos ter isso em mente, tendo a palavra de Deus sempre em primeiro lugar em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  3. É incrivel como achamos que podemos tomar decisoes sem pedir antes direção divina, se não o fizermos com certeza caíremos. Isso é uma coisa que caimos muito, sempre fazemos o que queremos num importa o que seja.
    Devemos começar a rever algumas atitudes e ver na Palavra se está de acordo ou não para que não possamos cair .

    ResponderExcluir
  4. O mesmo erro que cometeu aquele povo (tomando atitudes sem convocar a Deus), devemos ter,nós,crentes.Procurando na palavra de Deus o caminho a seguir.Caso contrário, - se formos nos guiar por nós mesmos sem nos aconselhar segundo a palavra - nos perderemos e sozinhos morreremos.

    ResponderExcluir
  5. e podemos tbm orar a Deus pedindo sua direção em cada coisa que vamos vir fazer! e sempre nos pautando na Sua Palavra, crescendo cada dia mais nEle

    ResponderExcluir
  6. Hoje em dia não podemos falar com Deus diretamente, como era feito naquela época. Mas Deus nos deu sua palavra e entendimento para que possamos aplicar suas leis e determinações no nosso dia-a-dia. Devemos sempre não só levar em consideração, mas ter como regra os que nos diz a palavra de Deus, nossa regra de fé e prática

    ResponderExcluir
  7. Além do medo dos outros povos, vemos aqui mais uma vez uma atitude impensada do povo!! Depois de todas as situações por que tinham passado, achavam que poderiam resolver as coisas sozinhos, sem precisar dos conselhos divinos!! Mais uma vez foram enganados por suas próprias atitudes impensadas!! E como se não bastasse os problemas já sofridos anteriormente, como se isso já não fosse suficiente para que aprendessem com seus erros, Deus acaba os punindo, perante um erro deles mesmo!! Por terem feito o pacto em nome do Senhor, não poderiam quebrá-lo, tiveram que conviver com aqueles povos diferentes como obrigação!!

    ResponderExcluir