quinta-feira, 29 de setembro de 2011

                         Juízes 1


     Este primeiro capítulo do livro de Juízes nos conta que o povo foi infeliz na conquista total da Terra prometida. A única tribo que é desculpada por não ter expulsado todos os 'moradores do vale', é a tribo de Judá. Esses moradores do vale possuíam carros de ferro, que eram armas de guerra eficientíssimas, o que impediu a retirada deles. As demais tribos se acomodaram, deram um 'jeitinho' e não expulsaram totalmente os moradores das terras conquistadas. Eles se aproveitaram da situação de vencedores, e os fizeram de escravos, sujeitando-os a trabalhos forçados. Mas a ordem que Deus havia dado era bem clara: "Quando o SENHOR, teu Deus, te introduzir na terra a qual passas a possuir, e tiver lançado muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os ferezeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; e o SENHOR, teu Deus, as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas; nem contrairás matrimônio com os filhos dessas nações; não darás tuas filhas a seus filhos, nem tomarás suas filhas para teus filhos; pois elas fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do SENHOR se acenderia contra vós outros e depressa vos destruiria. Porém assim lhes fareis: derribareis os seus altares, quebrareis as suas colunas, cortareis os seus postes-ídolos e queimareis as suas imagens de escultura." (Deuteronômios 7:1 a 5). Conforme o Senhor havia dito para eles não fazerem, exatamente assim eles o fizeram. Começaram com a 'desculpa' de serem servidos e de se beneficiarem de alguma forma com o trabalho destes povos. Mas o conseqüente envolvimento, influência e mistura foi inevitável.
     Esta é uma tremenda lição para nós. As coisas que nos são proibidas pela Palavra de Deus, devem ser completamente obedecidas. Não podemos nos julgar mais inteligentes ou mais experientes do que Deus. Não podemos de forma alguma achar que somos fortes e podemos nos expor a determinados perigos, quando a Bíblia diz NÃO! Eles quiseram se beneficiar, mas só trouxeram confusão e desgraça para o meio do povo, como veremos nos capítulos subseqüentes. Precisamos aprender que nosso coração é corrupto e enganoso, e que nem sempre o que nos parece a melhor e mais brilhante solução, é o que Deus tem para nós. Provérbios 14:12 expressa esta verdade da seguinte forma: "Há caminhos que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte." A nossa bússola, pela qual podemos nos guiar em segurança, é a Palavra de Deus, a única regra de fé e prática que nos conduz à vitória completa!
     
     

6 comentários:

  1. É o que acontece quando nos desviamos dos caminhos do Senhor, quando noas achamos mais inteligentes do que Deus, quando nossas vontades falam mais alto e quando ignoramos o que a Palavra de deus nos diz. A Bíblia está cheia de exemplos, devemos olhara para esse povo não com olhar de superioridade, mas de temor, pois como eles, estamos sujeitos aos mesmo erros.

    ResponderExcluir
  2. O livro ja começa mostrando a desobediencia do povo, como ja vimos varias vezes, quando Deus da uma ordem, devemos obedecer perfeitamente, não podemos errar um pouquinho aqui, ou ali...devemos fazer tudo quanto Ele manda.
    E o pior é que eles desobedecem sabendo, prefiriram se beneficiar e ouvir o que seu coração corrupto dizia, e a consequencia disso viria, a influencia com o povo impio seria terrivel para aquele povo .
    Devemos confiar somente em Deus e fazer tudo de acordo com o que Ele diz para que não caiamos nas garras do mundo .

    ResponderExcluir
  3. Tudo o que a Palavra de Deus nos proíbe, deve ser abominado por nós. Não podemos desobedecer uma proibição, um mandamento do Senhor. Precisamos ter em mente que todas as nossas atitudes estão sendo vistas por Deus e, sendo assim, não temos como enganá-lo ou tentar se beneficiar de alguma maneira por um pecado.
    Temos de ter consciência de que o nosso coração é pecaminoso e corrupto e que Deus já tem um propósito em nossas vidas, independente das nossas atitudes. Devemos então, seguir em obediência, lembrando sempre que Deus é soberano sobre todas as coisas.

    ResponderExcluir
  4. Tudo , absolutamente tudo que Deus colocou na bíblia é para ser seguido e obedecido da forma como ELE determinou! Sem mais nem menos ... nosso coração insiste em fazer o contrário , temos que litar contra isso. E já aqui no começo do livro vemos a desobediência naquele povo!! E eles sabiam o que era certo e errado e escolheram dar as costas para Deus e fazer o que bem entendessem. Devemos colocar toda nossa confiança em Deus!

    ResponderExcluir
  5. achei muito interessante o modo como Deus trata os inimigos do povo. manda que todos sejam mortos!
    mostrando, tambem, quao importante era para eles nao se misturarem de forma alguma com forasteiros, pois certamente aqueles seriam contaminads por estes!

    ResponderExcluir
  6. O livro já começa mostrando a desobediência do povo em relação a Deus.E o "engraçado" é que os tempos passam,mas o pecado humano fica, é algo que realmente está impregnado em nós, é da nossa natureza - sempre dando "jeitinho", ignorante aquele que pensa que vai fugir da ira de Deus.

    ResponderExcluir