sábado, 17 de setembro de 2011

                 Josué 21   



     As cidades destinadas aos levitas continuavam sendo possessão das tribos, mas foram separadas para servir de morada para os levitas, que não tinham parte na divisão da terra. Sua herança era o Senhor! Vemos aqui, como nos capítulos anteriores, a fidelidade de Deus demonstrada em detalhes, dando o nome das cidades, suas localizações, para que não restasse dúvidas para as gerações vindouras, que Deus cumpriu tudo aquilo que havia prometido a seu povo.
     No final do capítulo, lemos que a realização das promessas de Deus foi algo cabal, total:
 "O SENHOR lhes deu repouso em redor, segundo tudo quanto jurara a seus pais; nenhum de todos os seus inimigos resistiu diante deles; a todos eles o SENHOR lhes entregou nas mãos. Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o SENHOR falara à casa de Israel; tudo se cumpriu." (versos 44 e 45). Nenhuma promessa falhou, o Senhor fez absolutamente tudo como havia dito. A fidelidade de Deus manifesta neste livro, confirma as promessas feitas aos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó.
      No Novo Testamento também encontramos muitas promessas feitas por Deus a seu povo. O próprio nome Evangelho, que significa 'boas novas', é o cumprimento da promessa de Deus, que enviaria o Messias para resgatar seu povo da maldição do pecado. O Novo Testamento é repleto de promessas que Deus graciosamente faz ao seu povo. Vejamos algumas:
    _ "E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades." (Filipenses 4:19).
     _ "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." (I João 1:9).
     _ "Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar." (I Coríntios 10:13)
     _ " E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna." (I João 2:25)    
     _ " Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei." (Mateus 11:28)
     _ "Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal." (Mateus 6:34)
     _ "Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á. Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir [pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir] um peixe, lhe dará em lugar de peixe uma cobra? Ou, se lhe pedir um ovo lhe dará um escorpião? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?" (Lucas 11:9 a 13)
     Estas e outras tantas promessas feitas por nosso Senhor, serão cumpridas, da mesma forma que cada pedaço de Terra prometida foi entregue às doze tribos. Deus é fiel, e como diz o texto de Lucas 11, não há nada que peçamos a Ele, visando o nosso crescimento espiritual, que não nos seja graciosamente concedido pelo Espírito Santo. Ele nos prometeu perdão de pecados, vida eterna, suprimento para nossas necessidade físicas e espirituais, nos prometeu que as tentações não seriam maiores que nossas forças, nos prometeu redenção, salvação, vida eterna! Aleluia, pois servimos Àquele que é fiel à todas as suas promessas, e nunca, jamais alguma delas falhou. Esta é a nossa esperança para este mundo e para o porvir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário