segunda-feira, 26 de setembro de 2011

                          Josué 24:14 a 33


     Nas palavras finais de Josué, há um apelo para que o povo persiga o propósito de continuar andando em integridade e fidelidade diante de Deus. Ele deixa bem claro que não há a possibilidade de servir a dois senhores. Eles precisavam escolher: "Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR." (verso 15). Josué mostra ao povo a sua decisão de servir ao Senhor com toda a sua família, e os deixa à vontade para virarem as costas. Foi isso que Jesus fez com seus discípulos lá em João 6. Depois de explanar sobre a salvação por meio da graça, que ninguém poderia vir a Ele se o Pai não  enviasse, muitos se escandalizaram e disseram: "Duro é este discurso; quem o pode ouvir?" Vários dos seus discípulos foram embora e quando ficaram apenas os doze, Jesus lançou a pergunta: "Porventura, quereis também vós outros retirar-vos?"
     Isso nos faz pensar que a apresentação do Evangelho hoje em dia está meio fora deste padrão. Tanto Josué como Jesus, expuseram a lei de Deus, seus compromissos e promessas de bênçãos e maldições. Eles não ocultaram nada sobre a lei de Deus para tentar ganhar os ouvintes. Pelo contrário, tanto Josué quanto Jesus deixaram bem claro que se o povo que os ouvia não estivessem dispostos a seguir a lei de Deus com integridade e retidão, deveriam se retirar! Eles não tinham medo de perder a "audiência". 
     E a resposta aos convites de Josué e de Jesus aqui descritos são de uma beleza comovente. O povo de Israel diz: "Longe de nós o abandonarmos o Senhor..." e daí por diante eles narram tudo que o Senhor havia feito por eles, reconhecendo que todas as vitórias alcançadas eram fruto da boa mão de Deus abençoando-os. Os doze, através da resposta de Pedro também reconheceram o caminho a ser seguido com uma das mais belas declarações descritas nas Escrituras: "Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus." (verso 68 de João 6). Desta forma, tanto o povo de Israel com Josué, quanto os doze discípulos de Jesus reconheceram que Deus era o único Deus que deveria ser adorado, custasse o que custasse.
     Vemos também a firmeza do compromisso que o povo de Israel demonstrou em não mais seguir outros deuses. Os eventos pelos quais eles passaram no deserto e na chegada à terra prometida, em que eles se desviaram por algum momento, haviam sido firmemente corrigidos por Deus e eles aprenderam a lição! Tanto que no final do capitulo, lá no verso 31, diz que o povo foi fiel ao Senhor, e serviu ao Senhor ainda durante muito tempo depois da morte de Josué e dos anciãos que ainda viveram por muitos anos. Todos aqueles que vivenciaram as maravilhas de Deus, a sua correção como Pai, seguiram com seus corações firmes, em reconhecimento e gratidão por tudo que Deus fizera por eles desde a saída do Egito até a conquista da promessa. Os apertos e as disciplinas que sofreram, forjaram neles um caráter confiante e obediente ao seu Deus! Que seja assim conosco em nossa longa jornada por esta terra. E que nossa resposta ao convite para ir embora de vez, seja sempre respondido como o de Pedro: "Para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna."      

5 comentários:

  1. É muito interessante como hoje em dia os pastores e as igrejas tentam camuflar o caráter excludente da Palavra de Deus. Nós, crentes não devemos ser assim, pois temos conhecimento de nossos pecados e de que sozinhos nunca alcançaríamos a benevolência de Deus. Por isso, devemos nos humilhar, reconhecer que somos totalmente dependentes de Deus e buscarmos Sua verdade a qualquer custo. No livro de Mark Dever, Nove Marcas De Uma Igreja Saudável, o autor diz em seu primeiro capitulo que a principal marca de igrejas saudáveis é a pregação fiel da Palavra de Deus, pois sem isso, não há crescimento espiritual e nunca seremos despertados para nossos próprios pecados, e consequentemente, não nos achegaremos cada vez mais a Deus

    ResponderExcluir
  2. Não existe brecha para se servir a mais de um senhor, a mais de um deus. Apenas o verdadeiro Deus deve ser servido e glorificado. Nós, assim como o povo, devemos andar em fidelidade diante Dele.
    Infelizmente a maioria das igrejas de hoje estão se amoldando ao mundo, querendo essa "audiência".
    Que nós possamos andar sempre fiéis a Deus e a sua palavra e tendo consciência também de que a disciplina e tudo o que nos acontece tem um propósito santo!

    ResponderExcluir
  3. livro fechado com chave de ouro!
    e temos que tomar o mesmo cuidado para que nao comecemos a adorar outros deuses como o dinheiro, emprego, filhos, esposa e outras coisas mais!
    (coisas essas boas, porem corrompidas por nós, homens, que colocamos tudo acima do reino de Deus sem nos apercebermos para tal)

    ResponderExcluir
  4. O Lucas falo algo qe eu pensei tambem porque no livro Com Vergonha do Evangelho, Macarthur fala muito sobre isso tambem, sobre a pregação deturpada na igreja que é a maior causa da sociedade que temos hoje. Sem uma pregação fiel, não há conversão, não há arrependimento.
    E outra coisa que me chamou atenção foi que não podemos nos guiar pelo mundo, seguindo-o e devemos nos humilhar diante de Deus pela sua compaixão para conosco meros pecadores .

    ResponderExcluir
  5. Vemos ai ao pedido que Josué faz antes de sua morte , pedindo que o povo continuasse adorando somente á Deus! Josué deixa bem claro que a escolha ali é deles , se iriam , com a sua família servir á Deus ou se iriam virar as costas para ELE.
    Muito interessante o que o povo mostrou para Josué, que eles não adorariam a outros deus. Aquele posso havia passado por várias provações e acabaram aprendendo a lição.
    Que possamos estar sempre seguindo o reino de Deus em primeiro ligar!

    ResponderExcluir