quinta-feira, 8 de setembro de 2011

                         Ainda sobre Josué 20


     Outro aspecto que devemos levar em consideração quando falamos sobre as cidades de refúgio, é que Deus sonda os nossos corações e mentes e conhece profundamente as nossas intenções. A Bíblia de Genebra explica que: "Um pecado não intencional recebe um tratamento específico por parte da lei." O mesmo ensino baseado nas Escrituras, nos dá o Catecismo Maior de Westminster. Leia pausadamente, com bastante atenção o que é ensinado sobre isso:
    "Pergunta 150: São todas as transgressões da lei de Deus igualmente odiosas 
em si mesmas e à vista de Deus? 
     Resposta: Todas as transgressões da lei de Deus não são igualmente odiosas; 
mas alguns pecados em si mesmos, e em razão de diversas circunstâncias agravantes, 
são mais odiosos à vista de Deus do que outros."
    Isto significa dizer que nós não seremos julgados por Deus apenas por nossos atos externos. Lá no Antigo Testamento, o crime cometido era o mesmo: homicídio. Mas a intenção daquele que  praticou o homicídio era o que diferenciaria o grau de severidade da pena aplicada. A preocupação de Deus não era apenas com o pecado cometido, mas com o coração daquele que o cometeu. O castigo deveria ser aplicado de acordo com a intenção. Esta verdade torna a nossa situação muito mais séria diante de Deus. Aos homens nós podemos até tentar enganar, dissimular, dizer que foi sem querer, ou que não sabíamos... mas diante de Deus não temos desculpas. Ele sonda e perscruta nosso coração. Nossas intenções estão sempre claras aos olhos do Grande e Reto Juiz de toda a terra!

6 comentários:

  1. Deus não se preocupa apenas com o ato em si, e a diferença de punição no homicídio deixa isso muito claro. Muitas vezes achamos que por não ter ninguém por perto nosso pecado está escondido, e pode até estar, diante dos homens, mas ninguém pode se esconder de Deus até porque, foi Ele quem determinou TODAS as coisas antes da fundação do mundo. Deus não é um ser limitado, como nós somos, e às vezes nos esquecemos disso.

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma questão bastante séria. Muitos caem no erro de acreditarem que Deus nos julga apenas pelos nossos atos concretos, pelas nossas ações que podem ser vistas por qualquer um. Essas pessoas esquecem, porém, que acima disso, Deus está preocupado com o nosso coração e com a sua intenção. Devemos estar sempre atentos a fim de não cairmos no erro de pensar que se forjarmos uma santidade externa, está tudo bem. De que vale uma boa ação, ajudar alguém e etc quando o nosso coração está podre e cheio de pecado? Não podemos enganar a Deus, de Deus não se zomba!

    ResponderExcluir
  3. Saber que Ele sabe o que estamos pensando e qual q nossa intenção ao pecar nos faz ter mais temor e procurar com mais vontade andar segundo os Seus Decretos.

    ResponderExcluir
  4. Vemos aí uma coisa que sempre estamos tratando no Pastoreando, a preocupação não esta no ato em si, mas sim no coração, no que levou aquela pessoa a pecar, e com Deus não é diferente, Ele nos julgara pelo que o nosso coração diz sobre nossos atos e disso, não há como fugir .

    ResponderExcluir
  5. Não podemos NOS enganar , achando que Deus vá nos julgar só por coisas que realmente fizemos. NÃO! Deus nos examina! E vê tudo o que se passa no nosso interior. Sabe nossos pensamentos , intenções , etc; E aqui , ainda falando sobre crimes não intencionados, Deus sabia quem realmente não teve intenção de cometer tal ato e assim dava um castigo JUSTO, pois ELE é justo.

    ResponderExcluir
  6. e as vezes enganamos a nós mesmos tambem!
    por nao conhecermos nosso proprio coração e saber do que ele é capaz!
    mas Deus é Justo e tudo que plantarmos certamente colheremos!

    ResponderExcluir