quinta-feira, 6 de outubro de 2011

                         Juízes 3


     O capítulo começa relembrando que através do pecado de Israel de tolerar os cananeus em seu meio, Deus os testava para saber o estava em seus corações. E Israel, ao invés de permanecer fiel, rapidamente se voltou para os deuses daqueles povos e suas práticas corrompidas. Estava claro que eles não se preocupavam, com a aliança que fora firmada com o Senhor.
     Então, a narrativa dos versos 7 e 8 nos mostra que a paciência de Deus se esgotou com o seu povo por causa de suas abominações, adorando e prestando culto a deuses estranhos. A ira do Senhor se acendeu e ele entregou seu povo nas mãos de seus inimigos. Ele providenciou o castigo e Ele mesmo providenciou um libertador, Otniel.
     A partir do verso 12, o texto nos conta que novamente o povo se esqueceu da aliança do seu Deus e fez o que era mau aos olhos do Senhor. Então Deus levanta um rei de uma nação rival para, através deste, trazer juízo sobre o seu povo. O texto diz explicitamente que "o Senhor deu poder a Eglom, rei dos moabitas, contra Israel, porquanto fizera o que era mau perante o Senhor". (verso 12). Israel teve que servir a Eglom por longos 18 anos.
      Este ensino é tremendo para nós! Quando Deus quer executar seu juízo, ele usa não apenas aqueles que o amam, mas também aqueles que sequer tomam ciência dele. No livro de Isaías (45:1), Deus chama Ciro de seu ungido, a quem "tomo pela mão direita". E quem era Ciro? O grande rei da Pérsia (Esdrasa 1), que foi usado por Deus para conquistar a Babilônia, onde Israel estava cativo, e libertá-los, mandando-os de volta para Jerusalém, para a reconstrução da Casa de Deus. A narrativa deixa claro que o objetivo de Ciro era deixar todos os deuses dos povos que ele conquistara, a seu serviço. Por isso os beneficiava. Ele achava que estava agindo por conta própria, para fortalecer seu império. Mal sabia ele que estava, na verdade cumprindo propósitos já estabelecidos por Deus, que movera seu coração. Provérbios 21:1 nos diz: "Como ribeiro de águas assim é o coração do rei na mão do Senhor; este (o Senhor), segundo o seu querer, o inclina (inclina o coração do rei)."
     Os povos  são governados por Deus. Eles podem não saber que são, podem não querer ser, podem nem se dar conta que existe um Deus soberano sobre todas as coisas. Não obstante, Ele reina e governa sobre todos e sobre tudo! Então, quando Deus julgou que o castigo imposto por Ele, através de Eglom já cumprira seu propósito, o Senhor suscitou Eúde como libertador do povo. Aquele rei pagão que Deus havia anteriormente fortalecido para ser usado como juízo sobre a idolatria de seu povo, vê agora a ira de Deus se voltar contra ele. Vemos então, que tudo gira em torno do povo de Deus e de sua própria glória! Tudo no mundo gira em torno de cumprir os propósitos santos de Deus para com seus filhos. Absolutamente nada do que acontece, acontece por escolha e determinação humana. Enquanto os homens acham que estão direcionando os rumos de suas vidas, ou o rumo das nações para seus interesses, nem desconfiam que há a poderosa mão de Deus regendo cada decisão, cada gesto, cada guerra, cada decreto, cada lei promulgada. E assim Ele executa seu juízo destruidor para com os ímpios e seu juízo reparador para com seus filhos!

6 comentários:

  1. incrivel a forma com que esse texto mostra de uma vez só, diversos atributos do SENHOR como a misericordia, a sua fidelidade e a sua ira!
    e as usa de forma sábia e de modo que a mente humana nao poderia compreender... Deus colocando um castigo sobre seu povo por meio de um homem impio que logo depois seria "derrubado" por um homem levantado por Ele para libertar seu povo! ainda bem que temos a fé para crermos. por se fosse para entender, estariamos perdidos! haha

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante o fato de Deus, para colocar o seu juízo em prática, utilizar não só aqueles que o seguem, mas também aqueles que mal o conhecem realmente. Nunca tinha pensado nisso antes..
    O Senhor utiliza até mesmo as pessoas e as situações mais inusitadas para cumprir os seus propósitos. Por mais que essas pessoas não façam ideia disso, mas Deus é soberano sobre todas as coisas! Nada do que acontece, acontece por acaso.. tudo tem como fim a glória de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Quando não se conhece, ou não se tem intimidade com o Senhor, é impossível entender que para toda situação, o Senhor já tem um plano DETERMINADO, imdependente de nós. Glória a Deus por isso. E nós pensamos que ajudamos em alguma coisa...

    ResponderExcluir
  4. Já aprendemos isso na igreja, TUDO está no controle de Deus, tudo que acontece foi Ele quem determinou, se voce faz isso ou aquilo, Ele ja sabia e isso leva a glória Dele.
    Nós temos o erro de achar que comandamos as coisas por nossos esforços e habilidades, mas tudo que acontece vem de Deus e Ele que faz acontecer.
    Que possamos ter isso em mente, que Deus está no controle de todas as coisas .

    ResponderExcluir
  5. Uma coisa que devemos tomar como lição é não sermos teimosos diante de Deus.Este povo não só teimou obedecer à Deus,mas como O deixaram de lado,foram rebeldes. E claro,como de Deus não se zomba, veio o castigo merecido.Devemos tomar a situação dos israelitas como modelo,para que não cometamos os mesos erros.Que procuremos sempre ir contra a vontade da carne e tomar nossas decisões e ter atitudes que sejam agradáveis ao olhos de Deus.

    ResponderExcluir
  6. Deus começa testando aquele povo, para realmente ver o que se passava dentro dos seus corações.
    Temos que sempre saber que Deus esta no controle, tudo é determinado por ELE e tudo esta de baixo do seu decreto! E como aquele povo desobedeceu a Deus , tiveram suas conseqüências.
    Que possamos estar bem ligados a isso e nao nos deixar levar pelo pecado de desobedecer a Deus , porque ,como pra aquele povo , para nós também vira o juízo e o castigo justo vindo dELE!

    ResponderExcluir