sexta-feira, 14 de outubro de 2011

                             Juízes 6:1 a 10


     A vitória estrondosa que Deus concedera aos israelitas sobre Sísera e seu exército, deveria conduzir o povo a uma fé mais vívida no Senhor. No entanto, com o passar dos anos eles foram se esquecendo dos poderosos feitos de Deus a seu favor, e foram se misturando e caindo num sincretismo, que novamente os levou a uma situação de penúria, como a descrita no capítulo 5:6 e 7. Por causa dos ataques a que eles foram submetidos, fruto do juízo de Deus pela idolatria, israel teve sua agricultura fortemente afetada. Seus rebanhos também eram saqueados e com isso a fome e a miséria acometia o povo de Deus. Este é o outro lado da aliança que Deus firmou com eles. Se obedecessem: vida; se pecassem: morte e destruição. "Não destes ouvidos à minha voz", disse o Senhor.
     O verso 6 narra que Israel ficou muito debilitado por causa dos midianitas, e então, clamaram ao Senhor, pedindo misericórdia. Foi-lhes então enviado um profeta. A primeira coisa que este profeta, que não tem o nome revelado fez, foi lembrar ao povo das grandes e portentosas intervenções de Deus a favor deles desde o Egito . Diz a Bíblia de Genebra: "Lembrar-se desses atos salvíficos de Deus é o primeiro passo para a aliança. Em Israel, a apostasia religiosa estava ligada ao esquecimento dos atos salvíficos de Deus e da sua lei." Eles não pensavam mais sobre os feitos de Deus, por isso O esqueceram. Eles não olhavam mais para trás com olhos de gratidão. Talvez com o passar do tempo, estivessem até se orgulhando de "suas" vitórias e conquistas. Deixaram de dar  glórias a Deus!
     Quantas e quantas vezes isto já não no aconteceu? Todas as vezes que nos orgulhamos por nossas conquistas e vitórias, as materiais e as espirituais, deixamos de reconhecer o poder de Deus na nossa vida. Passamos a pensar que merecíamos que Deus tivesse operado a nosso favor ou até que fomos nós que vencemos. Sempre que o foco é retirado de Deus e colocado sobre nós, o  resultado é o automático esquecimento de dar a Deus a glória devida somente a ele. Que o Senhor nos livre do pecado de tirarmos dele a sua glória, ao nos esquecermos das grandes coisas que tem feito por nós!
     Na continuação do capítulo, veremos Deus novamente se voltando para seu povo, numa vitória tão grandiosa contra os midianitas, que mesmo séculos depois, Isaías relembra a derrota de Midiã. Deus escondeu momentaneamente o seu rosto de Israel, ma voltou-se misericordiosamente para eles quando clamaram! "Por breve tempo te deixei, mas com grandes misericórdias torno a acolher-te; num ímpeto de indignação, escondi de ti a minha face por um momento; mas com misericórdia eterna me compadeço de ti, diz o Senhor, o teu Redentor...porque os montes se retirarão, e os outeiros serão removidos; mas a minha misericórdia não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não será removida, diz o Senhor, que se compadece de ti." Isaías 54:7,8 e 10  

5 comentários:

  1. É incrível como somos suscetíveis a esse tipo de pecado, e o povo de Israel cai nesse mesmo pecado desde a fuga do Egito. Esquecer o que Deus tem feito por nós é um ato de ingratidão, e mostra nossa soberba e ás vezes até mesmo o nosso orgulho. Devemos nos lembrar sempre do que Deus tem feito por nós, e sermos gratos a Ele, pois nenhuma das bênçãos que recebemos é merecida

    ResponderExcluir
  2. Devemos nos colocar no lugar deste povo.Por mais que feitos Divinos daqueles de jamais nos esquecer, já tenha se ;passado por um tempo, devemos nos lembrar da graça comum de Deus, entre outras grandes bênçãos.Devemos,também ser eternamente gratos,pois Ele poderia nâo nos conceder bênçãos nunca mais,mas só pelo fato de Ele ter morrido por nós, já deveríamos ser eternamente gratos e louvá-lo para todo o sempre.
    obs.:Apesar de tudo que povo faz com Deus ele se mostra misericordioso e amoroso em relação å este povo.E vamos combinar ... em relação å nós também.

    ResponderExcluir
  3. Vemos neste texto como o povo foi se afastando e se esquecendo rapidamente dos feito de Deus; e por tudo isso que acorreu , eles foram castigados e estavam debaixo do juízo de Deus.
    E ELE ainda deixou bem claro que se eles obedecessem teriam a vida. E se não obedecessem teriam a morte , o juízo de Deus e a destruição!

    Temos que estar sempre nos lembrando, nos dias de conquistas , da mão poderosa de Deus na nossa vida. E sermos ETERNAMENTE gratos a ELE , pois ele nos abençoa pela sua misericórdia.

    ResponderExcluir
  4. Da mesma forma que a obediência e a santidade leva a vida eterna, precisamos nos lembrar sempre que o pecado leva à morte!
    Devemos sempre dar glória a Deus, jamais nos esquecendo Dele e de seu sacrifício. Apenas nos colocando em nosso lugar(pecadores), conseguiremos enxergar a grandiosidade de Cristo e de seu poder. Somos imerecedores de tamanha graça e amor! Torna-se, então, inaceitável a nossa pretensão e orgulho diante de um Deus tão santo e misericordioso.

    ResponderExcluir
  5. e é no momento que nos esquecemos de Deus que nossas ações deixam de ter fim nEle!
    ou seja, começando de forma errada, tudo o que vier depois tambem estará errado!

    ResponderExcluir