quinta-feira, 20 de outubro de 2011

                           Juízes 6:25 a 40


     Logo após o chamamento de Gideão, Deus designa sua primeira e árdua tarefa: destruir o altar de Baal, que pertencia a seu pai. Gideão se prontificou a obedecer, mas temeu. Temeu não apenas os cananitas ao redor, mas temeu os da casa de seu pai. A reação deles, pedindo a morte de Gideão quando descobriram a derribada do altar, provam que Gideão tinha mesmo motivos para temer.
     O culto a Baal já estava tão  misturado com o culto ao Deus verdadeiro, que Gideão achou resistência entre o próprio povo de Deus! A isto chamamos sincretismo. Sincretismo é a fusão de conceitos religiosos diferentes, que se misturando, formam novas concepções. Por causa da desobediência do povo, por se misturarem com os cananitas, mantê-los em seu meio, se casarem com eles, sua religião havia sido maculada. O culto ao único e verdadeiro Deus agora estava manchado por práticas impostas pelas religiões pagãs. E o pior é que eles sequer se davam conta disso. Achavam que era tudo uma coisa só. Segundo alguns estudiosos, este texto sugere fortemente que, para Joás, pai de Gideão, Javé era considerado como sendo um dos deuses de Baal. Imaginem tamanha perversão!
     Pois então, a primeira tarefa de Gideão foi derrubar o altar de Baal, e usar a madeira com que fora esculpido o ídolo, para pôr fogo ao holocausto que seria entregue. Esta era uma clara e evidente forma de desprezo a Baal. E isto indignou de tal forma os da casa de Gideão que pediram sua execução. Perceba o quanto eles já estavam distantes do Deus da aliança! Finalmente uma 'luz' de prudência iluminou a mente de Joás que sugeriu então, que o próprio Baal se defendesse de tamanha ofensa que Gideão fizera. Um verdadeiro deus deveria ser capaz de se defender de alguma forma, sem para isso, necessitar da interferência humana.
    Mais uma prova da distância que o povo mantinha de seu Deus foi a desconfiança de Gideão. Mesmo após ter sido convocado pelo próprio Deus (o Anjo do Senhor aparecera a ele!), Gideão pede provas. Sua fé não era suficiente, havia sido manchada e corrompida pelo sincretismo religioso. Mas como o Senhor trata seus filhos com grandiosa e incrível misericórdia, bondosamente atendeu a Gideão, dando-lhe os sinais que ele pediu. Esta foi uma maravilhosa demonstração da paciência do Senhor para com seu povo. Mostra sua longanimidade e vontade de trazê-los para perto de si, apesar deles!

5 comentários:

  1. É esse mesmo sincretismo que vemos nos dias de hoje nas nossas igrejas. o culto "a Deus" hoje está repleto de práticas abomináveis a Ele, práticas trazidas de outras religiões que distorcem e mancham a verdadeira religião e a forma de culto estabelecida por Deus. É o que acontece quando não obedecemos a Deus e nos "misturamos" de forma indevida com o mundo e suas práticas. Que Deus tenha misericórdia de nós para que não caiamos no mesmo pecado.

    ResponderExcluir
  2. Essa questão do sincretismo é bastante séria. Muitas vezes essa fusão de conceitos acontece sem que as pessoas se deem conta e, quando veem, já é tarde demais. Ele afastou cada vez mais o povo de Deus e de sua palavra. Deus, porém, é longânimo e paciente para com os seus, trazendo-os de volta pra perto Dele.

    ResponderExcluir
  3. O que mudou,realmente, daquela época pra essa é só o tempo que passou,mesmo.As pessoas continuam tentando mudar as leis de Deus e as maneiras de louvá-lo.Elas se acham capazes,com direito e com autoridade de fazer tal coisa.Mas,acabam cometendo blasfêmia e adorando a deuses falsos.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente vemos que o sincretismo não é só coisa do passado,o percebemos hoje,também de outras maneiras.E devemos tomar cuidado com o sincretismo,precisamos nos manter fiéis à Deus,à sua palavra para que não cometamos o mesmo erro que este povo e que não nos falte fidelidade ao nosso Deus,como faltou a Gideão.

    ResponderExcluir
  5. isso que eu pensei tambem!
    que BOM que isso tudo aconteceu
    pq mostra a misericordia de Deus para com eles em meio àquela sujeira que estava acontecendo!

    ResponderExcluir