terça-feira, 4 de outubro de 2011

                        Juízes 2


     O cerne deste capítulo se encontra nos versos 10 e 11: "...outra geração após eles se levantou, que não conhecia o Senhor, nem tão pouco a obras que fizera a Israel." Este foi o desastroso resultado da desobediência do povo em manter parte dos cananeus em seu seio. Os casamentos entre o povo de Deus e o povo daquela terra fez com que a religião se diluísse. O culto foi pervertido, o sincretismo se instaurou e a família não teve forças para combater este mal, pois também estava dividida por casamentos mistos!
      Este é um terrível prejuízo para o Reino de Deus.  Quando um casamento está dividido por um jugo desigual, basta uma geração para que a lei de Deus seja esquecida, e para que os filhos se voltem contra o Deus de seus pais. Por este motivo as advertências eram tão severas. Deus sabia que os cananeu seriam laço a Israel. Eles não se deram conta disso. O castigo não foi imediato, e com isso o povo pensou que podia ir de mansinho, conseguindo o que queriam: primeiro os deixaram ficar para lhes servirem de escravos e servos, depois se misturaram com seus padrões imorais de culto, tomaram suas mulheres e constituíram famílias e assim foram caminhando rumo à destruição.
     O texto nos ensina sobre a importância da família na propagação da verdadeira religião. Esta obrigação é dada aos pais. Eles são os sacerdotes que devem conduzir seus pequenos a Deus, fazendo-os conhecer sua lei, seus atos passados, suas maravilhas. "Uma geração deveria declarar as maravilhas de Deus à geração seguinte...Se o povo de Deus soubesse o que ele tinha feito, obedeceria os mandamentos da aliança. Mas os líderes- os chefes de família, os sacerdotes e os juízes- não guardaram a aliança nem contaram à geração seguinte a respeito dos atos poderosos de Deus." (Bíblia de Genebra).
     E qual foi o resultado de tamanha desobediência? "Então, fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o Senhor; pois serviram aos baalins. Deixaram o Senhor, Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses das gentes que havia ao redor deles, e os adoraram, e provocaram o Senhor à ira...Pelo que a ira do Senhor se acendeu contra eles e os deu na mão dos espoliadores...Por onde quer que saíam, a mão do Senhor era contra eles para seu mal, como o Senhor lhes dissera e jurara..." (versos12 a 15). Mesmo na infidelidade do povo, Deus não anula a sua aliança com eles. Sua palavra continua sendo uma só. E se Deus havia jurado que não os abençoaria caso desobedecessem, assim ele o fez, pois não pode mentir e é fiel ao que promete. "O Senhor era fiel tanto para abençoar quanto para julgar." (Bíblia de Genebra).  Mas por amor e misericórdia, Deus levantava juízes no meio do povo para que este enxergasse novamente os caminhos do Senhor: "...porquanto o Senhor se compadecia deles ante os seus gemidos..." (verso 18). No meio do juízo, Deus novamente exercia a sua misericórdia!
     Nos impressiona a facilidade com que o povo se afastava do caminho: "Depressa se desviaram do caminho por onde andaram seus pais na obediência dos mandamentos do Senhor..."(verso 17). Nós não somos diferentes deles. Como diz Paulo aos Romanos(3:10 a 18), não há um justo sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus, seus pés são velozes para derramar sangue. Se não nos cercarmos da instrução de Deus, se não tivermos líderes vigilantes, pais atentos, pastores dedicados, e claro, a ação do Espírito Santo de Deus em nós através deles, nossa derrocada é certa! Necessitamos desesperadamente da mão bondosa de Deus sobre nós nos corrigindo e nos trazendo sempre para perto de si, para que não desfaleçamos. Necessitamos dos meios de graça que Deus dispôs para a sua igreja a fim de permanecermos firmes. A pregação fiel do Evangelho, famílias fortes com pais que conduzam seus filhos a Deus, estudo sério da palavra de Deus para conhecermos sua vontade, oração, comunhão com os santos e o culto solene, são exemplos dos meios de graça que Deus generosamente nos oferece para nos fortalecer a fé e nos manter firmados na Rocha que é Cristo! Apropriemo-nos deles! 

4 comentários:

  1. Vemos nesse texto a importância da família no ensino do evangelio. O ensino da religião é uma obrigação dos pais e, assim, esses devem guiar os seus filhos no caminho da verdade.
    Deus jamais anula ou deixa de cumprir as alianças e promessas que faz com o povo, mesmo que ele esteja andando de maneira infiel.
    Vemos aqui também a facilidade e a praticidade em que o povo se desviou dos caminhos do Senhor. Devemos estar em constante comunhão com Deus a fim de que não nos desviemos e estejamos cada vez mais próximos Dele.

    ResponderExcluir
  2. Os pais têm um papel importantíssimo na vida de seus filhos, principalmente os pais crentes, pois eles devem criar seus filhos à luz das Escrituras. Devemos ter isso como lição. A desobediência a Deus sempre gera consequências terríveis.

    ResponderExcluir
  3. Vemos nesse texto o que aconteceu ao povo por se misturar com os impios, e conosco hoje não é diferente.
    Vai acontecendo sorrateiramente, lentamente até que eles estejam no meio do povo de Deus contaminando os crentes.
    Vemos tambem o papel da familia, precisamente os pais com relação ao testemunho e exemplo que passam aos seus filhos, porque se não estiverem guiando os filhos pela palavra de Deus, estaram criando o tipo de filhos que vemos hoje, que são consequencia do pecado dos pais .

    ResponderExcluir
  4. além de pecarem contra Deus em se misturarem com ímpios, também falharam em sua missão de pais!
    por que nao criamos nossos filhos para nós mesmos, e nem, ainda, para a sociedade... porem os criamos para Deus! e a misturas dessas coisas resultou em geraçoes que nao conheciam ao Senhor!
    se os filhos nao foram evangelizados pelos pais, é por que os proprios pais nao vivam o evangelio, antes se misturavam e eram influenciados!

    ResponderExcluir