segunda-feira, 31 de outubro de 2011

                                   Juízes 7:1 a 18


     Após se levantarem de madrugada e se posicionarem para o começo de mais um ataque, Gideão ouve do Senhor uma sentença intrigante: tem muita gente neste exército! E o motivo é citado em seguida: "Israel poderia se gloriar contra mim, dizendo: A minha própria mão me livrou." (verso 2). Deus não divide sua glória com homens: "Eu sou o Senhor, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra às imagens de escultura." (Isaías 42:8). Conhecendo o coração daquele povo, e querendo mostrar grandiosamente seu poder, não só no meio de Israel, mas também a todos os povos vizinhos, Deus propõe uma jornada impossível! Apenas 300 homens de Israel contra "os midiantas, os amalequitas e todos os povos do oriente (que) cobriam o vale como gafanhotos em multidão; e eram os seus camelos em multidão inumerável como a areia que há na praia do mar." (verso 12). Certamente o povo de Israel ficou atônito com a ordem de Deus.
     Por outro lado, vemos um exército midianita que sabia onde se encontravam os iraelitas e sabia até o nome de seu líder, como a conversa entre os dois midianitas ouvida por Gideão revelaram (verso14). Os midianita estavam seguros e tranquilos, e não consideravam os israelitas como uma séria ameaça, sua força numérica era brutalmente superior. Os midianitas não tinham o que temer! Todas as evidências apontavam para uma vitória fácil.
     Interessante notar as provas que Deus usou para selecionar os 300 homens que seguiriam com Gideão. O número inicial de soldados era 32.000. A primeira forma usada,foi a conclamação para que deixasse imediatamente a concentração aqueles que não tivessem coragem suficiente para encarar a batalha. O medo poderia gerar pânico, o medo demonstrava total falta de confiança em QUEM iria à frente deles. O exército de Deus não precisava de homens que não tinham a coragem de confiar em Seu Deus, independente da situação apresentada. Deus buscava homens de fé! Homens que confiassem NELE  e não na força de sua própria espada. Dois terços do exército tremeu diante dos midianitas. Dois terços!
     Na segunda prova proposta para reduzir ainda mais o exército, Deus instrui Gideão a levar os 10.000 homens restantes a descer às águas. Ali, todo homem que se pusesse de joelhos para beber água deveria ser dispensado e voltar para casa. Aqueles que trouxessem a água nas mãos, não  descuidando da sua posição, seguiriam com Gideão. Deus queria aqueles homens que não estavam preocupados apenas com o suprimento de suas necessidades. Ele desejava avançar com homens que supririam sua sede, sem se distrair, sem ficar vulnerável, sem colocar o grupo em risco! Quantas preciosas e profundas lições podemos tirar desta incrível história!
     Deus não precisa de nós, Ele executa seus planos sem a necessidade de meios humanos. Apesar disso, Ele deseja nos usar, mas deixa sempre claro que somos apenas instrumentos que Ele usa para a Sua glória. Não cabe a nós receber glória, não podemos confiar em nossas forças. Pelo contrário. Como diz Paulo "...quando sou fraco, então, é que sou forte." (II Coríntios12:10). Foi assim que Deus respondeu à sua oração pedindo que retirasse o espinho da carne: "A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza." (II Coríntios 12:9). 
     Aprendemos também que não devemos temer frente a situação alguma, por mais desesperadora que ela possa parecer. Nossa fé deve estar firmada em Deus, não nas circunstâncias visíveis e palpáveis. Isto é fé: "...certeza de coisas  que se esperam, a convicção de fatos que se não vêm..." (Hebreus 11:1 e 3). Não obstante confiarmos em Deus, precisamos também estar atentos, sempre na espreita quanto ao exército inimigo. E este exército que se acampa contra nós, é bem mais poderoso que o exército dos midianitas, embora possua apenas 3 soldados: o mundo, o diabo e a carne. Nunca podemos nos ajoelhar para beber água! Nunca podemos desprezar a força destes três inimigos. Nunca podemos baixar as armas. Quando isso acontece, colocamos em risco a nossa integridade, ficamos à mercê de inimigos poderosos que tentam nos destruir. Devemos nos lembrar que a nossa luta não é uma luta qualquer, é uma luta de vida ou morte. Nosso adversário é comparado a um leão voraz: "O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar..." (I Pedro 5:8). Portanto, sejamos alertas! Não descansemos nessa batalha da vida! Estejamos prontos para lutar contra o pecado até às últimas conseqüências: "Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até o sangue..." (Hebreus 12:4), sabendo que é Deus quem nos capacita para tamanha e árdua batalha. Termino com as confortantes palavras de Paulo aos filipenses: "...desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque é Deus quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade." (Filipenses 2:13) 

6 comentários:

  1. Achei interessante quando Deus se põem em seu lugar.Ele não só se põem em seu lugar,mas,também, nos põem no nosso.Vemos claramente no texto que dependemos Dele e que Ele está no controle de todas as coisas.Inclusive,assim como este povo, a nossa luta, é Ele quem comanda.Dev

    ResponderExcluir
  2. Interesante como Deus conhece seu povo e por isso mesmo, diz a Gideão que reduza a quantidade de pessoas que iriam guerrear. Deus queria mostrar sua benevolência para com seu povo, mostrar que só Ele é Deus e dá a vitória a quem quer, não importa se um exército é imensamente maior que outro, ou melhor equipado e preparado. Independentemente das circunstâncias e da situação, é Deus quem dá a vitória a quem lhe apraz e rege o mundo segundo a sua vontade

    ResponderExcluir
  3. Somente a Deus é devida toda honra e glória! Nós homens, pecadores não temos a capacidade de dividir essa glória com Ele.
    Ao enfrentarmos qualquer batalha, ao depararmo-nos com qualquer situação complicada, precisamos nos lembrar de quem está a nossa frente guiando-nos. Devemos sempre confiar em Deus, sabendo que ele é poderoso e justo!
    Somos completa e inteiramente dependentes do Senhor e não Ele de nós. Não podemos confiar em nós, em nossas forças. Cada passo que damos, cada palavra que proferimos, cada momento de nossas vidas está debaixo dos Seus propósitos, nada foge dele! Ao ter isso em mente, não precisamos temer nada..

    ResponderExcluir
  4. LINDAS E CONFORTANTES PALAVRAS DE HOJE
    (DA BIBLIA E DO BLOG)
    luta de vida e morte! realmente!!! essa deve ser nossa grande preocupação, sempre estarmos atentos, vigiando e orando a Deus pedindo força e capacidade para vencermos cada batalha diaria!

    ResponderExcluir
  5. Deus está no controle de todas as coisas, é Ele quem dá a vitória e a derrota. E se Ele está conosco, não podemos temer mal nenhum porque Ele nos dara a vitória num importa as circunstancias.
    Mas devemos lembrar que Deus está conosco nos ajudando e ganhando nossas batalhas quando andamos nos seus caminhos, não podemos achar que a vida é assim que Deus vai nos fazer vitoriosos em tudo e nós podemos fazer o que quisermos e ficar por isso mesmo.
    Precisamos obedecer a palavra de Deus e não nos desviar para que possamos seguir no caminho.

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente vemos no texto claramente que Deus não divide sua glória com homens!!!! E é a ELE que devemos dar toda honra e toda glória!
    Devemos confiar nossas vidas nELE.Temos que sempre nos lembrar de que somos dependentes e precisamos DELE.

    ResponderExcluir