quinta-feira, 13 de outubro de 2011

                                 Juízes  5


     O ponto alto do cântico de Débora é a exaltação ao Grande Senhor da guerra! Ela conta novamente os detalhes da batalha, convocando o povo e seus príncipes a reconhecerem o poder do Deus da aliança, apesar do exército enfraquecido dos israelitas.
     Devemos nos lembrar que neste período, os israelitas estavam debaixo da opressão cananita. Os versos 6 e 7 demonstram claramente esta situação, contando que haviam cessado as caravanas (o comércio),  os viajantes tomavam "caminhos tortuosos" pois não podiam trafegar livremente pelas estradas, precisavam pegar rotas menos frequentadas para evitar serem molestados. "A agricultura também era afetada, da mesma forma, pelas depredações dos cananeus; as pequenas vilas sem muros dos israelitas,não serviam de proteção contra as pilhagens de seus agressivos vizinhos." (Artur Cundall e Leon Morris). Esta situação desesperadora se manteve até que Débora foi levantada para efetuar o livramento do povo.
     Mas por que o povo havia chegado a uma situação tão calamitosa em tão pouco tempo? O verso 8 nos dá a resposta de forma dura, porém sucinta: "Escolheram-se deuses novos; então, a guerra estava às portas...". Novamente é retratado aqui o ciclo de pecado e castigo que a idolatria e o esquecer-se do Deus da aliança traz sobre o povo. O fruto que colheram foi guerra, fraqueza e servidão.
     Apesar da situação em que o povo se encontrava, Deus ainda permanecia fiel à sua aliança, por isso, vem o livramento. Ele é fiel à si mesmo e às suas promessas. E é o próprio Deus, através dos elementos da natureza que Ele criou e comanda, que veio em socorro do povo, como nos mostra os versos 5 e 6: "Saindo tu, ó Senhor, de Seir, marchando desde o campo de Edom, a terra estremeceu; os céus gotejaram, sim, até as nuvens gotejaram águas. Os montes vacilaram diante do Senhor, e até o Sinai, diante do Senhor, Deus de Israel." A Bíblia de Genebra explica com muita clareza o sentido destes versos: " Deus é retratado como um guerreiro que emprega os elementos criados como armas. O retrato de Deus dominando a tempestade é duplamente apropriado: ao derrotar Sísera mediante um aguaceiro, Deus refuta a alegação de Baal ser o Senhor das tempestades." Além de trazer a vitória a seu povo, Deus ainda dá claras evidências aos cananitas e aos israelitas duvidosos que Ele, somente Ele, é Senhor dos céus  e da terra!
      Vemos em todo o capítulo a ênfase na interferência do Senhor a favor do seu povo, apesar de seus pecados. Vemos também a clara lição de que aqueles que se Lhe opõem devem perecer sob seu inevitável juízo, mas para os que o amam, há promessas de paz e prosperidade!
     

5 comentários:

  1. Vemos nesse texto, entre outras coisas, a questão da idolatria e do castigo que esse pecado trazia sobre o povo. Apesar disso, o Senhor permaneceu fiel ao povo e às suas promessas. Deus jamais deixa de cumprir as promessas que faz e jamais age de maneira inapropriada ou incorreta com os seus filhos. Pelo contrário! Sendo Deus santo, justo e bom, e, sabendo de todas as coisas, Ele governa o mundo e tudo o que nele há de maneira soberana e graciosa. Que possamos continuar buscando a Cristo e cumprindo a sua palavra, a fim de que estejamos cada dia mais próximos Dele e da vida eterna.

    ResponderExcluir
  2. Vemos mais uma vez a mão de Deus com o povo, Ele foi a frente e concedeu a eles a vitória e como diz, mesmo com os pecados porque Deus é misericordioso, que possamos ter isso em mente, que Deus está sempre conosco em nossas batalhas do dia-a-dia nos concedendo vitória, mas temos que nos manter no caminho santo e nos esforçando para não pecar .

    ResponderExcluir
  3. Vemos aqui neste trecho as consequências, mais uma vez, do povo ter se voltado para deuses estranhos. Apesar de todas as asseverações, todos os problemas passados anteriormente, e não só isso, viver presenciando de perto a grandeza e poder de Deus, isso não era suficiente para um povo, que apesar de escolhido, tinha como todos um coração inclinado para o pecado. Independentemente disso, vemos no texto mais uma vez, que Deus castiga o povo, trazendo a guerra, mas não o abandona, não deixa de guiá-los, e sustentá-los, cumpre sua promessa. Vemos aqui um belo exemplo do que acontece conosco, apesar de todos os nossos pecados e murmurações, os que realmente são escolhidos de Deus nunca são esquecidos ou deixados para trás!!

    ResponderExcluir
  4. se fosse eu no comando do povo ja teria perdido a paciencia ha muuito tempo!
    o povo de Deus se desvia diversas vezes dEle e em pecados que se repetem!
    disso podemos tirar duas coisas:
    que Deus é muito longanimo e misericordioso para com seu povo (alem de fiel, como cita esse texto)
    e que por mais que o povo esteja a todo o tempo caindo nao devemos olhar para eles como se fossem o pior tipo de pessoas, pelo contrario! nós somos assim tbm (nao vivemos debaixo da lei do pecado) mas sempre estamos tendo que nos levantar por conta de pecados que as vezes nao conseguimos vencer! e assim é a vida com Deus!

    ResponderExcluir
  5. Como sempre, Deus permanece fiel à sua palavra e mesmo após seu povo ir após outros deuses, Deus lhes dá o livramento e os trás para junto de si novamente. Desde que começamos a leitura do blog temos visto exemplos negativos do povo de Israel, e as consequencias desses maus exemplos. Devemos ter em mente que Deus é o único que merece honra e glória, e devemos mostrar gratidão pela obra que Deus tem feito em nossas vidas, pelas bênçãos sem fim, e pela sua fidelidade.

    ResponderExcluir