quarta-feira, 16 de novembro de 2011

                           Juízes 13


     Vemos neste capítulo o chamamento de Sansão. Depois de o povo se voltar novamente contra Deus e ser entregue por Ele nas mãos dos filisteus por quarenta anos, Deus decide levantar mais um juíz para livrá-los. Este foi um chamamento diferente. Sua consagração foi desde o ventre. O voto do nazireado era um voto feito pela própria pessoa, por tempo determinado. No caso de Sansão foi diferente, o voto foi feito desde o ventre e deveria ser por toda a vida. Seu chamado era tão especial, que até sua mãe deveria observar o voto. 'Nazireu' significa 'separado', 'consagrado'. Ela não deveria tocar em coisas imundas, nem beber vinho ou bebida forte.
     No decorrer da história de Sansão, veremos que ele não se importou muito com o voto do nazireado. Ele apenas observou o não passar navalha pela cabeça, mas o restante de sua vida foi diretamente contrária às suas responsabilidades de nazireu.
     Outro fato que nos chama a atenção é a forma como o nascimento de Sansão foi comunicada. Outra teofania, que visava notificar o nascimento do libertador de Israel das mãos dos filisteus. Deus se apresentou a eles de forma simples, falando de forma que eles pudessem entender. Tão corriqueira foi a forma que Ele se comunicou com Manoá e sua mulher, que os dois só perceberam de Quem se tratava, quando no final, ele subiu na chama do altar. Aí sim, o desespero de Manoá foi grande: "Certamente, morreremos,  porque vimos a Deus." (verso 22).
     No verso 5 é declarado que Sansão começaria a livrar Israel do poder dos filisteus, o que deixa claro que sua missão não seria terminada, pois os filisteus dominariam Israel mais tarde novamente durante a vida de Samuel, no reinado de Saul. Este domínio filisteus só cessaria definitivamente em Davi. Tudo isso deixa claro para nós, que enquanto vivemos as situações do dia a dia, nunca temos a concepção exata daquilo que Deus quer realizar. Não podemos tentar entender quais são os planos finais de Deus para as situações que se nos apresentam. Deus tem uma visão completa, exata e total da história que ele mesmo dirige! Nos cabe cumprir nosso chamado, fazendo aquilo que Deus nos chamou a fazer durante a nossa vida, preocupando-nos em ser obedientes em TUDO, não apenas em alguns aspectos, como fez Sansão.

5 comentários:

  1. Recebemos um dom(presente) de Deus e devemos usá-lo para para honra e glória de Seu nome.Nem que esse dom seja o conhecimento básico da palavra de Deus.Por que não passar para o próximo?Devemos realmente nos preocupar como estamos vivendo e se estamos vivendo para Deus, usando o presente que Ele nos deu para honra e glória de Seu nome.

    ResponderExcluir
  2. Aqui nós vemos mais um surgimento de um juiz do povo de Israel. Deus agora além de separar um homem, queria dele mais do que só um homem para regular o povo, e sim alguém realmente separado. Se isso realmente foi seguido, sabemos que não, mas Deus mostra sua preocupação com o povo. Depois de tantos problemas, e juízes escolhidos por Ele, mas que não seguiram seus mandamentos. Deus separou um desde o seu ventre, para além de ser juiz, ser um homem separado. O povo de Israel, mesmo sem o real merecimento, deveria ver o quanto Deus o amava, e sua enorme preocupação com eles!! Às vezes nos preocupamos tanto com os problemas, que quando Deus nos abençoa, ou nos livra de alguma coisa, não lembramos de seu amor para conosco, só pensamos nas coisas ruins!!

    ResponderExcluir
  3. todas os registros biblicos de teofania me impressionam muito!
    tanto o modo como ocorrem quanto a reação das pessoas que o presenciam!
    incrivel mesmo!

    ResponderExcluir
  4. É interessante observarmos que Sansão esteve atento a questão do seu cabelo, mas negligenciou e não deu muita importância ao voto do nazireado.
    Nós, em nosso cotidiano, não temos a percepção do que Deus está fazendo em nossas vidas. Os planos Dele para nós não está no nosso alcance. Sabendo disso, devemos andar sempre em conformidade com a palavra de Deus, cumprindo os seus mandamentos e a sua palavra, confiando nos Seus planos e propósitos.

    ResponderExcluir
  5. Assim como Sansão, Deus nos dá dons e devemos utiliza-los para a pratica do bem. Nós como Sansão as vezes por influencias deixamos de fazer o que é correto e acabamos recebendo justa punição por isso.
    Mas não sabemos o proposito de Deus para nossas vidas, ficamos atordoados esperando que algo aconteça, mas Deus tem o tempo certo para as coisas, e devemos seguir no caminho santo e as coisas acontecerão de modo justo para conosco .

    ResponderExcluir