terça-feira, 1 de novembro de 2011

                           juízes 7:19 a 25


     Conforme lemos ontem, Gideão ouviu a conversa de dois midianitas que eram sentinelas, sobre o sonho de um deles. O outro soldado imediatamente interpretou o sonho: "Não é isto outra coisa, senão a espada de Gideão...nas mãos dele entregou Deus os midianitas e todo este arraial." (verso 14). Esta interpretação vinda da boca de um midianita, deu a Gideão a certeza que ele carecia para dar continuidade à sua árdua tarefa. Então ele primeiramente adorou ao Senhor, reconhecendo ser este um sinal encorajador vindo de sua parte. Em seguida, correu para compartilhar com seu pequeno exército a certeza da vitória.
     O que aconteceu em seguida, se parece com a estratégia dada por Deus a Josué, na tomada de Jericó. Estas eram formas diferentes e desconhecidas pelos midianitas de se tomar um acampamento. Mas quem estava no comando da operação era o Senhor dos Exércitos! "A ordem geral dos eventos parece ter sido a seguinte: primeiro, um soprão violento e uníssono de trombetas, depois o despedaçamento dos 300 cântaros, seguido de um grito de guerra tonitruante (ruidoso como um trovão), depois do qual as trombetas soaram mais uma vez...deve ter sido aterrorizadora a impressão de tal clamor, com 300 tochas ondulantes criando a imagem de um grande exército...tal forte barulho também causaria pânico entre os numerosos camelos, induzindo-os, talvez, a um estouro. Não é de surpreender-se, pois, que na escuridão, não distinguindo quem era amigo e quem era inimigo, todos se puseram a correr, e a gritar, e a fugir." (Artur E. Cundall e Leon Moris).
     Os midianitas ficaram atordoados a tal ponto, que mataram uns aos outros. Mas o foco aqui não era apenas a estratégia usada por Gideão para confundí-los no meio da madrugada. O verso 22 deixa muito claro que o próprio Deus interveio: "O Senhor tornou a espada de um contra o outro, e isto, em todo o arraial." Existe aqui a ocorrência de dois eventos. Primeiro o cumprimento das ordens de Deus. Gideão obedeceu estritamente às ordens dadas. Mas este cerco com trombetas e cântaros, embora fossem ordenados por Deus, não tinham nenhum poder inerente. Era preciso que Deus agisse por meio deste instrumento que ele mesmo determinou!
     Assim é a nossa vida. Deus institui o modo como Ele que agir e nos dá ordens específicas em sua Palavra: como devemos agir como filhos, com que tipo de pessoas não podemos nos casar, como devemos guiar nossas famílias, corrigir nossos filhos, eleger nossos líderes, disciplinar os pecadores impenitentes, abandonar este e aquele pecado específico e assim por diante. Ele dá as instruções e nós precisamos obedecer. Mas 'só' isso não garante o sucesso da nossa batalha. Precisamos do auxílio de seu Espírito Santo! Ele ordena, por exemplo, que os ministros do Evangelho devem pregar fielmente as Escrituras. Os ministros precisam obedientemente cumprir sua parte, mas quem converte os corações é o Senhor. Ele deu a ordem para o cerco, instruiu-os sobre como fazê-los, eles fizeram, mas O SENHOR TORNOU A ESPADA DE UM CONTRA O OUTRO! Nem na nossa obediência total e irrestrita podemos nos gloriar: "Assim também vós, depois de  haverdes feito tudo quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer." (Lucas 17:10)

5 comentários:

  1. Podemos fazer tudo direito, mas se Deus não interferir com sua mão santa, nada será efetuado ... e para que seja efeituado precisamos fazer como Gideão, obedecer todas as ordens de Deus. Devemos obedecer a risca o que Deus institui para n´s, como devemos agir porque somos servos inuteis e Deus teve misericórdia de nós mesmo estando mortos em nossos delitos e pecados. Que possamos ter conciencia disso e obedecer a Deus em tudo .

    ResponderExcluir
  2. exatamente como com gideão e o seu povo, devemos olhar para a biblia reconhecendo nela a voz de Deus e a sua ordem para nossas vidas!
    e clamarmos por Sua ajuda sem a qual nao conseguiremos nada!

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez vemos o quanto o povo necessita de Deus , de sua mão poderosa e justa para com eles!
    Deus determinou que vivessemos de uma forma e é dessa forma , que vemos por meio da Palavra , que devemos viver!!!

    ResponderExcluir
  4. Vemos aqui, mais uma vez, a certeza da presença de Deus a frente de nossas vidas. Não importa qual seja a situação, o Senhor estará sempre no comando de tudo! As Suas ordens são sempre cumpridas, nada foge aos seus propósitos.
    Dessa forma, jamais podemos esquecer de que necessitamos do auxílio total de Deus em tudo! É Ele quem nos guia e ajuda em toda e qualquer circunstância. Que possamos ter isso em mente, cumprindo a palavra de Deus com seriedade e santidade, como convém a nós!

    ResponderExcluir
  5. Nesse texto, vemos uma demonstração CLARA do poder e da direção de Deus. Nós, muitas vezes duvidamos de certas coisas, mas nós não devemos nos preocupar com o que vai acontecer no futuro, devemos apenas nos preocupar em cumprir a Palavra de Deus à risca, e confiar nEle.

    ResponderExcluir