quinta-feira, 3 de novembro de 2011

                         Juízes 8


     Vemos nos versos 1 a 21 um detalhado relato das ações finais de Gideão na batalha contra os midianitas: Acalmou os ânimos de Efraim (que se sentira excluído por não ter ido à batalha), a saga dos trezentos em busca de pão nas cidades vizinhas para terem forças para continuar a captura dos reis midianitas, o desbaratamento dos quinze mil midianitas restantes (dos cento e vinte mil iniciais!), a captura e morte dos reis Zeba e Salmuna. Vemos também a lição dada por Gideão aos príncipes de Sucote e Penuel, que negaram hospitalidade aos seus irmãos que estavam em batalha, talvez por medo de uma vingança futura dos midianitas. Embora fossem seus irmãos, Gideão não perdoou a traição dos príncipes de Sucote e Penuel, e seu castigo foi severo, gerando certamente a morte.
     A partir daí vemos o desfecho da vida de Gideão. Primeiramente o povo quis torná-lo rei, mas sabedor das funções que Deus havia dado a ele, Gideão recusou: "Não dominarei sobre vós, nem tampouco meu filho dominará sobre vós." (verso 23). Gideão não se tornou rei de israel, e passou a viver distante da vida pública.
      Gideão se prender em uma terrível armadilha: fez uma estola sacerdotal com muito ouro recolhido de seu exército. A preciosidade da peça chamava a atenção, e logo se tornou objeto de adoração. Com esta atitude Gideão se colocou e colocou a sua família e a nação numa situação deplorável. Nos anos de fartura e paz, ele e os seus se desviaram do caminho de adoração apenas ao Deus de Israel! "Talvez seja mais fácil honrar a Deus mediante ação corajosa, sob a luz de uma emergência nacional, do que honrá-lO persistentemente no dia a dia rotineiro, que exige um tipo diferente de coragem. Gideão passou pelo teste da adversidade com distinção, porém, não foi o primeiro, nem o último, a ser menos bem sucedido no teste da prosperidade." (Artur E. Cundall e Leon Morris). Que situação terrível a da raça humana! Não ser capaz de ficar em paz e tranquilidade, gozando das bênçãos de Deus e ao mesmo tempo permanecer fiel e reto diante de seu Deus! É por isso que Calvino dizia que o homem precisava sempre estar debaixo de certa disciplina da parte de Deus. Nunca poderia estar completamente à vontade. Uns precisavam de disciplinas mais rígidas, outros menos, mas todos nós deveríamos ter certa medida da mão de Deus pesando sobre nós. Ele tinha toda a razão!
     A partir do capítulo 9, veremos como funcionou a família de Gideão, com seus 71 filhos. O capítulo 8 nos dá pistas do que viria a acontecer. "As muitas mulheres de Gideão indicam que ele vivia em grande prosperidade, numa situação bem diferente daquela em que ele descrevia sua família como sendo a 'mais pobre de Manassés'. Um grande harém era um acessório comum na monarquia, entretanto, os efeitos de tal situação na história dos reis de Israel sempre aparecem desastrosos."  (Artur E. Cundall e Leon Morris). Os setenta filhos eram descritos como 'todos vindos dele' (verso30), o que indica que moravam em suas terras e foram criados perto do pai. Já Abimeleque, era filho de uma concubina, que morava em Siquém, uma cidade cananéia. A mãe dele certamente era também cananéia. Para este filho, não restava sequer a luz tênue e longínqua dos feitos de Deus na vida de Gideão e do povo de Israel. Fora criado completamente à parte do povo de Deus. As conseqüências disto, veremos no capítulo seguinte.
     Terminamos o capítulo com a triste descrição de mais um período de apostasia e distanciamento de Deus e profunda idolatria instaurada no meio do povo. Bastou morrer Gideão  para que os atos de Deus fossem esquecidos e eles novamente se voltassem para adorar Baal-Berite, que significava senhor da aliança, ou deus da aliança.

5 comentários:

  1. Como bem disse Calvino, "o coração do homem é uma fábrica de ídolos", e é por isso que devemos sempre estar atentos e buscando ao Senhor de todas as formas possíveis. Por isso também não devemos murmurar quando estamos passando por dificuldades, pois nosso caráter e vida cristã podem estar sendo forjados por Deus através dessas e outras situações

    ResponderExcluir
  2. Os homens jamais poderão estar "soltos", à vontade diante de Deus. Eles precisam estar sempre debaixo da disciplina divina, independente das dimensões dessa disciplina.
    Vemos aqui também a idolatria e o consequente distanciamento de Deus por parte do povo. Que nós possamos estar cada dia mais próximos do Senhor, a fim de que não nos afastemos Dele e de sua palavra.

    ResponderExcluir
  3. é incrivel como muito facilmente o povo de Deus se desviava de seus preceitos!
    mas nao devemos olhar para isso com olhos de orgulho... pelo contrario, devemos estar orando sempre para que nao aconteca isso com frequencia conosco e se acontece, devemos buscar mais e mais a sua Palavra e orar mais ainda para que Deus tenha misericoridia de nós!
    tambem é importante perceber que um conforto demasiado significa que devemos estar alerta, para que nao nos confortemos com a situação e nos esquecamos de caminhos que devemos andar!

    ResponderExcluir
  4. Vemos nesse texto como o homem é fraco e que pode cair a qualquer momento, por isso, devemos estar sempre atentos aos caminhos que escolhemos porque podem nos levar a morte.
    Achei interessante a parte dos principes que não deram morada aos que estavam em batalha por medo dos midianitas ... mas quem são os midianitas perto de Deus? Eles prefiriram não ser hospitaleiros com medo do que os midianitas poderiam fazer e acabaram recebendo o pior castigo.
    E as vezes nós escolhemos atitudes que para nós parecem boas porque nos beneficiam mas se tornam atitudes que nos estão levando a um buraco.

    ResponderExcluir
  5. Vemos neste texto a facilidade como aquele povo esqueceu as ordenanças que Deus deu a eles. E é nisso que temos que abrir nosso olhos para que nunca nos esqueçamos; e pedir a Deus que , mesmo por meio do sofrimento , esteja nos mantendo em seu santo caminho!
    Muito triste como a história de Gideão acabou! A partir dali eles tinham esquecido Deus , tinha ignorado tudo aquilo que tinham aprendido, para adorar falsos deuses!!

    ResponderExcluir