segunda-feira, 7 de novembro de 2011

                         Juízes 9:7 a 57


     O único filho de Gideão que sobreviveu ao massacre efetuado por Abimeleque foi Jotão. Este se dirigiu aos moradores de Siquém, pronunciando uma parábola, que tentava alertar o povo sobre a má escolha que haviam feito quando puseram Abimeleque como rei. Ele conta que outras árvores nobres, como a oliveira, a figueira e a videira, que tinham papel importante na vida agrícola daquele povo, não aceitaram deixar suas importantes tarefas e dons para reinar sobre eles. Mas o espinheiro aceitou, logo ele, que além de ser improdutivo, não oferecendo nada de valor, era também uma ameaça, pois no grande calor, fagulhas propagavam grandes incêndios alimentados pelo combustível que eram os espinhos secos. A mensagem de Jotão ao povo de Siquém era clara: Abimeleque não poderia dar a segurança que eles esperavam, pelo contrário, seria o instrumento de destruição para aquela cidade. Ele também coloca a decisão deles em cheque. Se eles procederam corretamente com os filhos de Jerubaal (Gideão), eles deveriam viver bem sob o domínio de Abimeleque. Se não, o sangue daqueles setenta homens mortos por Abimeleque, serviriam de testemunhas contra eles, e seu fim seria terrível, consumidos pelo fogo que sairia de Abimeleque.
     Depois de um curto período do reinado de Abimeleque, o próprio Deus suscitou 'um espírito de aversão' entre Abimeleque e os moradores de Siquém. Se até aquele momento havia dúvidas se Deus deixaria impune os atos de Abimeleque, neste momento o vento começa a soprar contra ele. Gaal se levanta dizendo ao povo como ele seria melhor governante que Abimeleque e suscita uma revolta. Mas Zebul, oficial de Abimeleque, se apressa a contar ao seu rei os planos de Gaal. Se livrando temporariamente da ameaça de Gaal, Abimeleque agora, se dedica a se vingar do povo da cidade de Siquém. Ele se levanta contra a cidade num dia que parecia ser um dia normal de trabalho, visto que o texto narra que "saiu o povo ao campo" para trabalhar, o que indicava um dia comum. Abimeleque se aproveitou disso e os atacou de surpresa, matando-os, assolando a cidade e semeando sal por toda ela. Esta atitude de jogar sal, prejudicava a agricultura, tornando o lugar infrutífero novamente. Certamente eles não conseguiram jogar sal em TODA a extensão do território de Siquém, e com isso fica claro que era uma espécie de maldição que Abimeleque estava lançando sobre a cidade. Era na verdade um símbolo de que a cidade ficaria condenada a destruição.
     Após a destruição da cidade, Abimeleque se voltou para destruir a torre de Siquém, que era uma fortaleza e continha o templo do deus El- Berite. Lá estavam refugiados os habitantes de Siquém que escaparam do massacre. Assim teve cumprimento a profecia de Jotão, e o restante do povo de Siquém, que havia apoiado a matança dos filhos de Gideão e proclamado Abimeleque rei, morriam agora queimados pelas mãos de seu próprio rei, que ao invés de proteger seu povo, se vingava deste.
     O capítulo termina contando a morte vergonhosa de Abimeleque, que pede para ser transpassado por seu escudeiro, para não passar pela afronta de morrer pelas mãos de uma mulher, como foi com Sísera, lembram? O verso 56 fecha de forma magistral esta história. Mesmo que este verso não tivesse sido registrado ou escrito, o ensino desta história nos soa muito claro: "Assim, Deus fez tornar sobre Abimeleque o mal que fizera a seu pai, por ter aquele matado os seus setenta irmãos. De igual modo, todo o mal dos homens de Siquém Deus fez cair sobre a cabeça deles." Gostaria de concluir com outro versículo muito conhecido, que cai como uma luva nesta história: "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isto também ceifará." Gálatas 6:7 

7 comentários:

  1. Pode até demorar,mas Deus é justo e é isso que Ele faz, justiça.Muito diferente da justiça do imperfeito e pecaminoso homem,a justiça de Deus não é falha e não tarda (é Ele quem sabe o tempo cetro da justiça ser feita).

    ResponderExcluir
  2. Vemos nesse texto um importante ensinamento. Jamais poderemos esquecer que tudo o que fazemos, tudo o que semeamos, iremos colher. Deus já tem um propósito em nossas vidas, e Dele não se zomba! Não podemos achar que não colheremos os frutos de nossas ações. Que possamos ter isso sempre em mente, a fim de que andemos em retidão, cumprindo a palavra do Senhor!

    ResponderExcluir
  3. ceifara meesmo!
    muitos crentes se questionam por que impios fazem todo o mal que conseguem e nao sao punidos, mas como diz o texto, eles serão!
    e o que é pior, alguns nao sao punidos nesse mundo, porem no porvir.

    ResponderExcluir
  4. Vemos mais uma vez na história do povo de Israel a presença de Deus conduzindo todas as ações, tantos dos que o seguiam, quanto dos que seguiam a falsos deuses. As ações de Abimeleque não iriam ficar impunes, e além disso, o povo que havia o colocado para reinar, também receberia a sua punição. Como em muitas passagens vemos Deus presente no meio do povo, fazendo com que a sua vontade permaneça. Vemos também o fim daqueles que não obedecem a Deus e andam nos seus caminhos!! O fim deles é a morte, e morte aterna!! "Quanto aos transgressores, serão, à uma, destruídos; a descendência dos ímpios será exterminada." Salmos 37.38

    ResponderExcluir
  5. Tanto o povo como Abimeleque receberam as consequencias de seus pecados, a morte. Primeiramente o povo que elegeu para si um rei que os destruiria e Abimeleque pelos pecados que fez e pelas pessoas que matou e como o texto diz, ceifaremos o que semearmos, então devemos estar semeando amor, paz, longanimidade, alegria(...) e para ceifar vida eterna .

    ResponderExcluir
  6. Por muitas vezes vermos a suposta prosperidade dos ímpios, achamos que eles não serão punidos. Esse texto deixa muito claro que esse pensamento não passa de um equívoco. Por mais que muitas vezes não possamos ver seu sofrimento aqui na Terra, eles já têm reservada a justa punição de seus atos: O inferno.

    ResponderExcluir
  7. Deus é JUSTO e dELE não se zomba!!!
    A justiça de Deus pode ser imediata , como também pode não ser. Muitas pessoas acham que seus pecados passados foram 'esquecidos' e nunca serão corrigidos, pelo contrário! A punição justa , virá!
    Deus deixou claro, em sua Palavra, qual será a punição daqueles que o abandonaram e daqueles que até mesmo não o conhecem verdadeiramente... e é a morte , morte eterna; Eles não terão comunhão com Deus depois da morte!

    ResponderExcluir