segunda-feira, 14 de novembro de 2011

                          Juízes 11


     O evento que eu gostaria de destacar neste capítulo, dentre tantos relevantes, é o voto de Jefté. No verso 1 já se começa a descortinar aos nossos olhos a causa de tamanha desgraça no fim do capítulo: "...Jefté, o gileadita,homem valente, porém filho de uma prostituta." Por causa de sua origem ilegítima, e sem herança entre o clã de sua mãe, Jefté habitava na casa de seu pai, mas em se tornando homem, foi expulso por seus irmãos e se tornou o chefe de bandidos. Mais tarde, porém, foi convocado para livrar aquele povo que o expulsara. Jefté era fruto de um a união proibida por Deus, fruto de jugo desigual.
     Por causa da mãe prostituta, e provavelmente não israelita, e por viver tanto tempo em meio a povos pagãos, sua religião fora maculada. Quando ele fez o voto de sacrificar a primeira pessoa que passasse da porta de sua casa, tinha em mente a devoção a Deus, reconhecendo que Ele lhe daria a vitória. Mas boa vontade e boa intenção não bastam para agradar a Deus. Ele deveria conhecer a lei de Deus para que não proferisse um voto tão precipitado, que constasse de sacrifício humano, reprovado e proibido por Deus na lei dada a Moisés: "Não farás assim ao Senhor, teu Deus, porque tudo que é abominável ao Senhor e que ele odeia fizeram eles a seus deuses, pois até seus filhos e suas filhas queimaram aos seus deuses." (Deuteronômios 12:31). Os conceitos de Jefté estavam manchados pela religião pagã que o cercava. Além destas influências, estava também o desconhecimento da lei de Deus. São estes, dois perigosíssimos conselheiros!
     Deus não admitia ser adorado como o eram os deuses pagãos, mediante sacrifício humano, portanto, o voto que Jefté fizera, era um voto pecaminosos, e não deveria ser cumprido! "Juramentos e votos ilícitos não devem ser feitos ou, se forem feitos, não devem ser cumpridos." (Bíblia de Genebra). Foi como, por exemplo o voto que Herodes fez à filha de Herodias (sua cunhada, com quem este adulterava), que dançou para ele, e ele jurou dar o que ela pedisse. Ela pediu a cabeça de João Batista! (Mateus 14:1 a 12). Hoje em dia estes absurdos também acontecem. Existem pessoas que fazem votos a Deus, dizendo que se conseguirem isto ou aquilo, abandonarão mulher e filhos, para se dedicar à missões, por exemplo. Coisas inventadas pela mente pecaminosa do homem, tentando agradar a Deus de sua maneira, não conforme as prescrições dadas pelo próprio Deus, sobre como se deve agradá-lo.
     Hoje não incorreríamos num erro tão grosseiro, mas certamente, se nos deixarmos influenciar pelo mundo e sua religião pagã, e pela nossa falta de conhecimento Bíblico, corremos o risco de dar a Deus o que Ele nunca pediu, e de deixar de fazer o que Ele nos ordena!  

7 comentários:

  1. Quando li isso, lembrei da passagem onde morreu o homem que tocou na arca da aliança, ele em seu coração não tinha más intenções, mas Deus tinha dado a ordem que quem tocasse morreria e ele desobedeceu.
    Vemos muito hoje pessoas que fazem várias promessas e não as cumprem, mas o pior é fazer uma promessa e cumpri-la mas uma promessa pecaminosa como abandonar famílias e filhos, Deus não precisa que você abandone tudo e viva 24 horas do dia fazendo missões missionárias, por mais que isso seja muito bom, mas se você tem o compromisso como vimos ontem na pregação com sua família, marido e filhos é ali que voce deve ficar e adorar a Deus em tudo que fizer seguindo no caminho Dele.
    Que nós possamos extrair de nós boas intenções, mas também obediência a palavra de Deus em todos os aspectos .

    ResponderExcluir
  2. Jefté mesmo sendo fruto de uma união que Deus abominava/abomina sabia o quanto isso o afetava.
    Ele devia , antes que qualquer coisa conhecer verdadeiramente as leis Divinas e a Palavra de Deus. Pois ele estava sendo influenciado por aquelas religiões vistas como 'pagãs'.
    Devemos adoras a Deus da forma como ELE manda que o adoremos.

    ResponderExcluir
  3. O Senhor não deve ser adorado como um deus pagão. O voto feito por Jefté era pecaminoso e, dessa forma, não deveria ser cumprindo.
    A obediência só pode ser alcançada na medida em que se conhece a lei. Sem ter conhecimento da lei, dos mandamentos divinos e do que nos convém ou não, é impossível agradar a Deus. Muitos, ao invés de agradar a Deus como nos é prescrito, tentam agrada-Lo do seu jeito. Entretanto, precisamos estar sempre atentos, lembrando-nos do que Deus requer de nós e não do que nós pensamos ou criamos em nossa mente.

    ResponderExcluir
  4. O texto mostra que precisamos conhecer profundamente a palavra de Deus e procurar andar segundo ela.Nos doando ao máximo para segui-la.

    ResponderExcluir
  5. como pecadores, somos imperfeitos! e é por isso que nao devemos adorá-Lo da nossa propria maneira!
    ja ouvi dizerem por ai que quando o Louvor é de coração, nao importa a maneira com que ele será reproduzido! e a Biblia nos diz que há um jeito certo para fazer tal culto! que Deus mesmo estipulou!
    jafte quis adorar a Deus de coração, mas pecou contra Ele por nao ter feito isso da maneira correta!

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante esta parte que foi ressaltada. Não tinha prestado atenção para este ponto, e não lembrava desta ordenança, mas olhando agora, vejo que tudo se encaixa. Por ter feito um juramento inadequado, e acreditar erradamente num Deus justo e poderoso, Jefté acabou sendo punido pelo conjunto de erros cometidos. Achei também interessante o jeito como a filha reagiu ao saber que iria ser morta, em nenhum momento se rebelou, ou ao menos brigou com o pai, mesmo, talvez, pelas razões erradas ela percebeu que o pai deveria cumprir o seu voto ao SENHOR, mesmo que tirando-lhe a vida.

    ResponderExcluir
  7. É verdade, João! Eu também pensei nisso quando li o texto! Que moça obediente e ciente de sua posição de filha. Mesmo o pai estando errado(e ela também não deveria saber que ele estava errado), obedeceu até o fim!

    ResponderExcluir