sexta-feira, 4 de novembro de 2011

                          Juízes 9:1 a 6


     Recapitulando a história de ontem: Gideão permaneceu até sua morte em Ofra, onde vivia com suas mulheres e seus filhos. Sua concubina, com quem tivera um filho chamado Abimeleque, morava em Siquém. No capítulo 9, Abimeleque começa a executar seus planos, pressionando os seus irmãos por parte de mãe que viviam em Siquém, a tornarem-no Rei, argumentando que era melhor serem guiados por ele, que era sangue de seu sangue, do que pelos outros filhos de Jerubaal (que é Gideão).
     "Este capítulo é de interesse especial, porque mostra evidência clara da influência da comunidade cananéia, encravada na estrutura tribal de Israel. A cidade de Siquém estava marcada pela natureza para desempenhar um papel importante na história de sua época. Muitas das rotas comerciais convergiam para Siquém que, estando num centro de cruzamento de vias, na Palestina, dominava uma área considerável das regiões rurais circunvizinhas. Tornara-se sagrada, na tradição israelita, como lugar em que Javé se revelara a Abraão...
     O fato de os siquemitas serem descritos como "homens de Hamor", ao lado de sua fidelidade ao deus Baal-Berite, mais o argumento óbvio do apelo feito por Abimeleque, no fim do verso 2, tornam claro que a população de Siquém era predominantemente cananéia. Provavelmente havia sido incorporada a Israel, mediante tratado, à época da conquista. " (Artur E. Cundall e Leon Morris).
     Após convencer os homens de Siquém a fazê-lo rei e arrecadar dinheiro do santuário de Baal Berite para contratar assassinos, Abimeleque segue com eles para Ofra, a fim de matar seus meio-irmãos. Ele o fez numa rocha, o que demonstra que Abimeleque os ofereceu como sacrifício a Baal- Berite. "Seu reinado turbulento de três anos, obtido por meio de enganos e mantido à força, foi apenas um incidente no desenvolvimento da monarquia, visto que o reinado não sobreviveu à sua morte. Da mesma forma, o oportunista Abimeleque não merece um lugar entre os juízes de Israel, os quais ocupavam esta posição em face de seu caráter e das realizações pró-libertação do povo."

6 comentários:

  1. As tradições, os costumes,enfim, os tempos são outros e infelizmente sempre vai haver esse tipo de coisa - alguém pecando contra Deus,prejudicando o próximo para sair no lucro.Realmente faz parte da nossa natureza.Por mais pequeninas que sejam essas situações (apesar de no caso não ser) estamos,até nós crentes,de vez em quando, tentando tirar lucro em cima do próximo.

    ResponderExcluir
  2. é incrivel perceber o distanciamento mortal dos descendentes de gideao com relacao a Deus a ponto de abimeleque matar seus irmao e oferece-los para baal como sacrificio!

    ResponderExcluir
  3. Vemos ai como o homem é extremamente egoísta , querendo sempre o seu bem, fazendo com que seu próximo saia prejudicado!
    Hoje em dia a "lei" é : Ame você primeiro , queira o seu próprio bem , para depois amar seu próximo.
    É exatamente o que a Bíblia diz que é errado!!! E infelizmente a cada dia que passa isso vai piorando!

    ResponderExcluir
  4. Mostra-se aqui o que acontece diante de um distanciamento de Deus. Todos nossos pecados se afloram, o diabo tem mais facilidade em manipular nossa carne, e acabamos fazendo tudo o que não deveríamos fazer, a ponto de matar familiares. Ficamos pensando nisso, mas esquecemos que pode acontecer com qualquer um que se distancia da palavra de Deus, e decide seguir seus próprio conselhos e caminhos.

    ResponderExcluir
  5. Vemos aí um exemplo claro de pessoas más como temos hoje, pessoas que passam por cima das outras para obterem o que querem, para ganhar dinheiro ... enfim pessoas que estão presas a esse mundo e são com elas que não podemos nos associar, com pessoas egoístas, caluniadoras, adulteras ... devemos sim reprovar estas coisas e não andar segundo o que eles dizem .

    ResponderExcluir
  6. É interessante como os atos dos homens que vão contra a palavra de Deus trazem consequências graves. Um outro bom exemplo é o adultério de Davi bom Bate-Seba. De Deus não se zomba, e Gideão sofeu as consequências de seu pecado.

    ResponderExcluir