segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

                           Juízes 15


     Vemos neste capítulo as desastrosas consequências dos atos de Sansão. Podemos aprender com o exemplo alheio que a desobediência e andar por nossos próprios caminhos trazem sempre resultados destrutivos. Passada a ira de Sansão, ele volta a Timna para 'reaver' sua esposa e para coabitar com ela, concretizando assim o casamento. Mal sabia ele que os pais da noiva, temendo que a atitude de Sansão fosse irreversível, e que o estigma da desgraça se abatesse sobre sua filha, deram-na ao padrinho. Ao perceberem que foram precipitados, os pais da noiva trataram rapidamente de oferecerem a ele a irmã mais nova da moça, com medo da vingança que poderia vir. Sansão recusou a oferta, e profundamente ofendido, proclamou sua vingança contra os filisteus.
     Tomando trezentas raposas, Sansão pôs fogo ao rabo delas e incendiou o ceral que estava por ser ceifado, as vinhas e os olivais dos filisteus. Este era um tipo de vingança muito comum no mundo antigo, e suas consequências, desastrosas. Esta era uma sociedade puramente agrícola. Ao verem os estragos, os filisteus já sabiam da parte de quem eles vieram. Tinham certeza que fora Sansão quem efetuou tamanha destruição. A reação foi imediata: os filisteus cercaram Judá.
     Os filisteus juntaram um exército de mil homens, afim de se vingar de apenas um! Os homens de Judá, por sua vez, estavam dominados pelo pavor que tinham dos filisteus. Notem que eles formaram um exército de três mil homens, não para combater os inimigos, mas para capturar Sansão e entregá-lo nas mãos dos filisteus. Eles até simpatizavam com Sansão, mas não queriam entrar em guerra contra os filisteus, mesmo tendo um número de soldados muito superior ao deles. E assim fizeram. Capturaram e amarraram sansão para entregá-lo a um inimigo comum, ao invés de permanecer ao lado daquele herói contra os filisteus.
     O texto termina mostrando que sansão, apesar de seus pecados e atitudes precipitadas, era um homem escolhido por Deus para executar juízo sobre os filisteus. Deus não fez caso da multidão de homens envolvidos nesta disputa: mil filisteus e três mil da tribo de Judá. O Espírito Santo de Deus se apossou de Sansão, que sozinho, resolveu a questão! Matou mil homens com uma queixada de jumento, de forma sobrenatural. Sobrenatural também, foi a forma como ele foi livre da morte, pois já estava exaurido, quase a perecer de sede, quando Deus fendeu uma cavidade e fez sair água dali, o que salvou a vida do desfalecido sansão.
     Estes episódios me fizeram lembrar a pregação de ontem de manhã, quando lemos a genealogia de Jesus, e vimos que a maioria dos homens que estavam nela, se dependesse dos nossos critérios meritórios não estaria ali! Raabe, Jacó, Davi, Salomão, Manassés ( que chegou ao ponto de sacrificar o filho aos ídolos), e tantos outros citados na genealogia de Jesus, tiveram seus momentos de pecado, de lutas e tragédias pessoais. Isto nos ensina que não merecemos nada, que não há ninguém fora da ação salvadora de Deus e que Ele age como e através de quem quer! Sansão claramente se inclui na lista daqueles que não convocaríamos para uma missão tão importante como livrar Israel das mãos dos Filisteus. Mas Deus o usou tremendamente, ensinando-nos assim, que a glória pertence a ELE, e que nós, pecadores, somos instrumentos para realizar sua vontade no mundo!                       

8 comentários:

  1. realmente! nao ha um homem sequer que nao viva sem a graça de Deus na sua vida!
    e essa graça é mostrada de forma muito visivel nas Escrituras.

    ResponderExcluir
  2. Sansão foi um homem usado por Deus para juízo, isso mostra que nós só somos meros instrumentos nas mãos de um Deus santo, tudo que fazemos Deus já o sabe.
    Agora, isso que voce falou me chama muito atenção porque não importa se seja da linhagem de Jesus ou de qualquer um, qualquer homem é pecador, até Davi, Abraão ... todos ele pecaram como nós pecamos e só a graça de Deus, a sua misericórdia pode nos perdoar desses pecados, mas precisamos nos arrepender.
    Mas outra coisa que penso é que todos esses homens de Deus por mais que tenham sido perdoados, nenhum deles deixou de sofrem as consequencias de seus pecados, que possamos ter isso em mente, que Deus nao inocenta o pecador.

    ResponderExcluir
  3. Sem comentário, meu rosto é um odre enrugado, envelhecido, minha face parece um riacho de lágrimas. Eu não conheço e nem consigo imaginar as misericórdias de DEUS e seu plano eterno de salvação, fico até confuso, será que eu o conheço? Quem conheceu a mente de nosso Senhor? A conclusão a que chego neste momento da minha vida é que eu devo caminhar obedecendo os seus mandamentos e buscando santidade, porque o guiar pertence a ELE, os caminhos são DELE, Tudo é para sua Glória. Eu sou inútil.

    ResponderExcluir
  4. Sansão é um personagem normalmente bastante conhecido entre os crentes, suas histórias costumam ser do conhecimento de muitas pessoas. Apesar disso, a maioria delas talvez não enxerguem toda a beleza e o ensino que essas histórias carregam. Nesse texto, por exemplo, gostei bastante da referência feita à pregação de ontem. Que tenhamos isso sempre em mente, que Deus sempre cumpre as suas promessas e é fiel aos seus mandamentos, independente dos instrumentos e pessoas que ele utilize para cumprir a sua vontade.

    ResponderExcluir
  5. Essa história mostra o que a vida do crente, do filho de Deus.Cai, pela sua natureza,mas, pela misericórdia,compaixão e vontade de Deus, o crente se levanta.

    ResponderExcluir
  6. Ao longo de toda a sua vida, Sansão insistiu em cometer pecados sobre os quais Deus o havia advertido, e Sansão recebeu as duras consequências de seus pecados. Mesmo assim, Deus teve misericórdia dele, porque o amou. Graças a Deus também recebemos este mesmo amor, e devemos tomar a história de Sansão como exemplo para nossa vida.

    ResponderExcluir
  7. A história de Sansão é uma verdadeira lição para aqueles que preferem andar por seus próprios caminhos, deixa bem claro que não trazem bons resultados!
    Vemos o quanto Deus é maravilhoso , tendo misericórdia de Sansão depois de tanto pecados cometidos, como tem por nós também.

    ResponderExcluir
  8. É, como já vemos muitas vezes, Deus age da maneira que Lhe é devida, e para isso, usa quem Ele quiser para que suas vontades sejam estabelecidas. Os filisteus ao verem Sansão já imaginavam que a vingança estava por vir, que o Deus de Israel não iria mais atrapalhar o seguimento da história, mas estavam completamente enganados. Mesmo Sansão estando em pecado, Deus tinha um propósito na vida dele, ser o livrador do povo, ser um escolhido. Isso nos mostra, primeiramente que muitas vezes escolhemos fazer nossas próprias vontades, sem lembrar quem é que nos guia. Outra coisa que já sabemos, é que Deus usa quem quiser, e do jeito que achar melhor.

    ResponderExcluir