quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

                        Ainda sobre Juízes 19


     Os acontecimentos que se seguem são assombrosos. O ancião, após tentar dissuadi-los sem sucesso, toma a concubina do levita e a entrega àqueles animais. O levita não a defende, não toma partido dela, passivamente aceita que sua concubina seja entregue nas mãos de dezenas de homens enfurecidos.
     A catástrofe não podia ser menor, aquela pobre mulher foi violentada durante a noite toda até à morte. "...se um ser humano alguma vez sofreu uma noite de terror inenarrável, foi a concubina daquele levita, naquela noite, que lhe deve ter parecido interminável como a eternidade, e tão escura como o próprio abismo satânico. Não foi somente a ação dos homens de Gibeá que revela a profundidade abismal dos péssimos padrões morais dessa época. A indiferença do levita, que se preparou para partir, de manhã, aparentemente sem qualquer interesse em investigar o destino de sua concubina, e sua ordem rude, insensível, a ela, quando a viu jazendo à porta, tudo isso mostra que, a despeito de sua religião, ele era um homem destituído de emoções mais refinadas. Ele não pareceu sentir-se ultrajado senão ao perceber que a mulher estava morta, ao levantar seu corpo para colocá-lo sobre o jumento, e prosseguir a viagem. O incidente chocante produziu uma impressão indelével (que não se pode destruir, indestrutível; que não se pode apagar, inapagável) sobre Israel, sendo mencionado pelo profeta Oséias como um dos maiores exemplos de corrupção (Oséias 9:9 e 10:9)...esta ação vil (de despedaçá-la e mandar suas partes por mensageiros para todo Israel) foi considerada a atrocidade de maior proeminência, desde o tempo do êxodo..." (Artur E. Cundall e Leon Morris).
     Toda esta violação ao corpo da concubina pelos homens de Gibeá, e depois a violação de seu cadáver pelo levita, demonstra o total desrespeito às leis de Deus e a distância que o povo se mantinha da moral e dos bons costumes. A ideia do cadáver daquela mulher ser tão horrivelmente violado, sendo partido em pedaços, mostra mais crueldade do que possamos supor. Na antiguidade algo que era muitíssimo respeitado, até em tempos de guerra, era se dar uma cerimônia fúnebre decente aos seus mortos. Um exemplo disso foi a morte de Sansão. Ele morreu estando sob o poder de seus inimigos, mantando centenas deles, na terra deles, e mesmo assim, os filisteus não se negaram a entregar o corpo de Sansão aos israelitas para que fosse sepultado junto aos seus. Isso nos dá a noção exata do que o ato do levita significou. Foi tão marcante e reprovável, que foi citado mais tarde por Oséias, como já dissemos, como exemplo de pecado terrível. Não podemos nos esquecer que nossos pecados geram consequências, e às vezes por muitos anos e atingindo muitas pessoas. É o que veremos no texto de amanhã.


     


     

7 comentários:

  1. Cada vez mais nos deparamos com as consequência devastadoras de um distanciamento de Deus e de seus mandamentos. Tantas atitudes, tantos erros, que nos choca ver como um povo que teve a presença de Deus a seu lado, que os seus olhos puderam ver feitos inenarráveis, como eles puderam se perder e se depravar dessas formas aqui descritas. O povo não respeitava mais a Deus, e nem mesmo seus compatriotas, povo de seu povo!! Diante disso, temos que perceber que devemos sempre estar ao máximo apegados à palavra, e sempre pedir a misericórdia de Deus para nossas vidas, pois não importa o nosso status social, nossa posição na igreja, ou qualquer outro parâmetro de santidade, se não for pela graça de Deus, todos estamos sujeitos a cair em pecados semelhantes, e às vezes até mais horrendos. Que Deus nos de a graça de estar sempre colocando isso em nossa mente!!

    ResponderExcluir
  2. Vemos aqui, mais uma vez, a expressão do tamanho do desrespeito às leis de Deus e aos seus mandamentos e o afastamento, por parte do povo, da moral. Precisamos estar sempre atentos ao fato de que os pecados que cometemos geram consequências e envolvem muitas outras pessoas além de nós. Que nós, tendo tudo isso em mente, possamos nos distanciar cada vez mais do pecado e nos apegarmos diariamente ao Senhor.

    ResponderExcluir
  3. Como a algum tempo que não fazia uma visita, hoje resolvi ver o que está a escrever.É o anseio da minha alma que Jesus seja consigo, e encaminhe seus passos pela vereda da justiça. E que Ele cresça na sua vida de maneira que seja visto pelas pessoas que rodeiam sua vida, que o amor de Jesus fortaleça sua vida, e seja como um rio transbordante. Também resolvi dizer-lhe que embora não te conheça mas em Cristo te amo, e continue a ser luz. Um abraço. Se desejar, mas é só se quiser siga meu blog, de volta seguirei o seu.

    ResponderExcluir
  4. Por mais desumano que possa parecer, as atitudes pecaminosas descritas nesse capítulo revelam nada mais nada menos do que o que há no coração humano, seus desejos mais profundos e a pecaminosidade em que estaríamos chafurdados se não fosse a graça de Deus. Devemos buscar sempre a Deus e ser gratos não só por ter nos escolhido, mas também porque Deus tem claramente freado a maldade do coração do ser humano de forma que o que vemos nesse capítulo ainda nos choca(pois não é algo comumente praticado).

    ResponderExcluir
  5. Caro irmão Antonio, me desculpe a demora em lhe responder. Passei 2 semanas sem sequer abrir o blog, pois tivemos uma sobrinha nascida prematura e a correria para dar suporte aos pais da bebê foi grande. Só hoje estou retomando minhas atividades normais. É um prazer muito grande recebê-lo em nosso blog. Também desejo o mesmo para sua vida: que Deus o use grandemente para a propagação de sua eterna verdade! Deus o abençoe. Irei lá no seu blog sim! Grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Vemos claramente o quão longe eles estavam da palavra de Deus e o quanto o coração humano é cruel, mal e pecador.
    E os pecados , claro, geram consequências, e não devemos nos esquecer disso!
    Primeiramente não devemos nos afastar de Deus!Pelo contrário , temos que estar cada dia mais e mais 'perto' dELE. E temos que ser sempre gratos por Deus ter nos escolhido.

    ResponderExcluir
  7. Sempre que lemos textos sobre como o povo que tinha a presença de Deus tão perto se distanciando dele percebemos que não é por nós que estamos no caminho do Senhor, é pura graça.
    Também percebemos o coração do homem que como diz a bíblia é veloz para derramar sangue e seu coração uma fabrica de idolos, percebemos a gravidade dos pecados do povo e nos assustamos, mas nós cometemos pecados também e as vezes piores, e o pior é que não temos a noção das consequencias desse pecado e como ele afeta as pessoas ao nosso redor.

    ResponderExcluir