quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

                          Juízes 16:23 a 31


     O texto anterior narra a captura de Sansão pelos filisteus. Eles vazaram seus olhos e o levaram preso. Decorrido algum tempo no cárcere, os filisteus resolveram fazer uma celebração nacional de ação de graças ao seu deus Dagon, afinal, haviam capturado o seu maior e mais temido inimigo. Um homem que havia sido separado desde o ventre para manifestar a glória de Deus, por causa de sua vida de pecado, agora era motivo de zombaria. Era motivo de um culto pagão, de entrega de oferendas a um ídolo. Que triste fim o de Sansão. Quanta desgraça aguarda aquele que abandona o Senhor e faz aquilo que seu coração manda.
     Mas a história de Sansão é, sobretudo, uma história que demonstra a graça e a misericórdia perdoadora e redentiva do nosso Deus. Naquela situação deplorável, servindo de espetáculo e sendo motivo de risos para os filisteus, Sansão fez sua última oração. E seu pedido foi aceito por Deus, que lhe concedeu novamente poderes para derrubar as colunas do lugar onde estavam e matar mais homens na sua morte do que todos que matara em vida.
      Deus deixa claro que a força de Sansão pertencia a ELE! Os cabelos que haviam sido cortados não eram mágicos. Os cabelos longos era apenas um símbolo da aliança firmada com Sansão. E como a força vinha do Espírito de Deus e não dos cabelos de Sansão, a força que havia trazido tanto pavor aos filisteus retornou a Sansão. Eles jamais poderiam supor que Sansão retomaria seus poderes antes de ter longas madeixas novamente. Estavam tranquilos... mas para humilhar aqueles homens e para deixar bem claro para todos que ouvissem esta história, o Senhor, que tudo pode e que é o único Deus, agiu mais uma vez de forma sobrenatural através de Sansão.
     Que esta narrativa nos conduza a andar em retidão de vida e obediência ao Senhor. Que jamais precisemos chegar às últimas consequências, como foi com Sansão. E mais: que nunca o nome de outro deus seja louvado, e o nome do Senhor seja envergonhado por nossa causa!

7 comentários:

  1. Achei muito interessante como Deus usou o pecado de Sansão e os filisteus para que Sansão recebesse as consequências de seus pecados e ao mesmo tempo, usou Sansão uma última vez para deixar claro quem é o Senhor dos exércitos, e que se Sansão foi entregue aos filisteu, não foi Dagon ou qualquer outro falso deus que o entregou, mas que foi o Deus verdadeiro, que tudo pode e que controla céus e terra. Mais uma vez Deus nos mostra que o pecado não fica impune e que apesar de justo, Ele também é misericordioso.

    ResponderExcluir
  2. Sansão causou inúmeras situações erradas pelo seu pecado, primeiro descumpriu seu voto perante Deus, e fez Deus ser humilhado por um povo que adorava a um deus pagão. Uma coisa pior do que a outra. Mas como vemos acima descrito, nosso Deus é um deus de eterna misericórdia e bondade, e mesmo sem merecimento, ele nos dá da sua graça quando assim lhe aprouver. E foi o que aconteceu com Sansão, o texto não nos mostra um arrependimento de Sansão pelos seus pecado, mas sim um sentimento de vingança. Mas mesmo assim Deus tinha um propósito na vida dele, e deu-lhe forças para acabar com os grandes do povo filisteu. Sansão não se arrependeu, e nem mesmo voltou a se prostrar a Deus pelas misericórdias na sua vida, mas Deus em sua imensa sabedoria e misericórdia sabe o que faz, e naquela situação, além de um livramento para o povo de Israel, cada vez mais Deus se fez conhecido por seus grandes feitos, e temido entre as nações.

    ResponderExcluir
  3. Devemos usar a história de Sansão como exemplo para nossa vida de cristãos.Não podemos nos deixar levar por nós mesmos,pela nossa carne,somos dependentes de Deus e precisamos viver para Ele,ser fieis à Ele sempre.

    ResponderExcluir
  4. Precisamos entender que tudo que fazemos, tudo que possuímos é dado por Deus e Ele pode tirar a qualquer momento, não podemos nos vangloriar e muito menos nos deixar levar por nossas paixões.
    Mas vemos no texto a misericórdia de Deus e o tamanho de seu perdão e ao mesmo tempo vemos seu juízo para com os filisteus que comemoravam achando que Sansão não podia fazer mais nada e todos morreram naquele dia.

    ResponderExcluir
  5. Pra mim, uma das coisas que mais me chama atenção no fim de Sansão é o fato de que, no dia da sua morte, ele era motivo de um culto pagão. Isso deve nos servir de lição a fim de que aprendamos que não devemos nos entregamos a nossas próprias paixões e abandonar o verdadeiro Deus.
    Outra coisa que me chamou bastante atenção foi o fato de Sansão ter matado mais na sua morte do que durante a sua vida!
    Esse texto nos mostra que, apesar de cairmos, Deus jamais nos abandona. Isso, se formos eleitos! E como com esse personagem, Ele agiu de graça e misericórdia. Que estejamos, a cada dia mais, buscando santidade e obediência!

    ResponderExcluir
  6. e para isso acontecer devemos procurar de maneiro sedenta as coisas de Deus, por meio da leitura da biblia e de livros que apontem para ela, de pregações e etc!
    assim poderemos nos firmar na sua Palavra e nao nos desviarmos dela.

    ResponderExcluir
  7. Vemos como Deus é misericordioso com Sansão que escolheu andar nos seus próprios caminhos , sofreu severas consequências, estava ali sendo humilhado, mas mesmo assim Deus estendeu sua mão para ele e teve misericórdia dando-lhe força!
    "Quanta desgraça aguarda aquele que abandona o Senhor e faz aquilo que seu coração manda."
    Que isso sirva de lição para nós! Para não deixarmos de andar nos caminhos de Deus!

    ResponderExcluir