segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

                          Juízes 18


     Os danitas não tinham um território próprio. Eles se mostraram incapazes de ocupar o território que lhes foi designado. Isto se deu por causa da pressão dos filisteus e dos amorreus, e por isso foram sendo empurrados para as montanhas, ficando espremidos num pequeno pedaço de terra. Cansados desta situação, armaram seiscentos valentes, tomaram seus filhos, suas mulheres e seus bens, e partiram rumo à conquista de Laís.
     Ao passar pela casa de Mica, reconheceram a voz do levita Jônatas, e resolveram se servir de suas predições. Usaram o oráculo de Mica e seu sacerdote para se assegurarem que poderiam seguir seu destino rumo à conquista de Laís.
     Laís encontrava-se numa região agradável e favorável para o estabelecimento dos danitas: "tratava-se de área pequena mas fértil, ocupado por povos de origem fenícia..." (Artur E. Cundall e Leon Morris). Os espias que lá estiveram voltaram confiantes e certos que tomariam facilmente aquela terra. 
     Entre homens de guerra e suas famílias o números de pessoas chegava a , talvez, três mil. Quando foram informados pelos espias que  seria fácil tomar a cidade, eles quiseram fazer o serviço completo: já chegar lá de posse de ídolos para o santuário e de um sacerdote de verdade! Agora vejamos o interesse mútuo contido nesta narrativa. Os danitas se empolgaram pela predição de Jônatas de que eles venceriam os habitantes de Laís. Era exatamente o que eles queriam e precisavam ouvir para acender os ânimos dos guerreiros danitas. O sacerdote, por sua vez, por certo nem pensaria em dar uma resposta negativa ao que os danitas perguntaram. E por fim, a proposta dos danitas fez estremecer a ganância do sacerdote! "Por que ser conselheiro espiritual de um grupinho, quando posso exercer a mesma função e influência sobre uma tribo inteira?" Aquele sacerdote não fugiu ao padrão corrompido da época. Ele não estava preocupado com mais nada além dele mesmo. Ele não servia a Deus, servia a homens, e por isso, aquele que oferecesse maiores vantagens, levaria o levita para casa!
     Qualquer semelhança com os nossos dias não é coincidência! Igrejas que querem ouvir oráculos e predições favoráveis, que detestam ser confrontados pela Palavra de Deus, que não querem ouvir sobre pecados. Na outra ponta, pastores que também não estão interessados na alma eterna de suas ovelhas, nem naquilo que elas PRECISAM, mas estão dispostos a tudo para acariciá-las e agradá-las e principalmente mantê-las a seu lado. Este, definitivamente não foi o propósito de Deus em colocar pastores sobre o seu rebanho. Pastores são pais, são aqueles que zelam pela integridade moral e espiritual de seu rebanho. São homens que estão dispostos a dar a vida pelas ovelhas, que se desdobram em mil para alimentá-las e mantê-las no caminho. Os verdadeiros pastores não buscam agradar os corações pecadores, não se furtam em confrontar os membros que vivem no pecado, não fingem que não estão vendo o erro. Eles são embaixadores de Cristo na terra e sua missão é de suma importância, "quem aspira o episcopado, excelente obra almeja." (I Timóteo 3:1). Aqueles que se intitulam pastores, sem ter sido convocados e arregimentados pelo Senhor da Igreja, cometem um erro gravíssimo, e não conscientes  de suas responsabilidades, trazem sobre si juízo sobre juízo, cada vez que deixam de cumprir o que Deus designou para seus ministros, ou ao contrário, fazem coisas que Deus jamais ordenou se fizessem! Talvez estes homens não tenham noção de quem é o Deus que pensam servir. Se soubessem, temeria falar em Seu nome! 

6 comentários:

  1. Vemos nesse texto a triste realidade das igrejas de nossa época. Seus falsos líderes buscam cada vez mais enche-las, buscam enriquecer a custa da fé dos cristãos, buscam tudo o que os beneficia. Ai desses homens! Como foi dito no texto, se eles tivessem noção de quem é Deus e do que ele é capaz, esses homens jamais liderariam as igrejas do seu jeito e sim, do jeito que Deus preordenou.
    Devemos orar sempre por isso! Para que Deus levante homens fiéis e sérios, comprometidos com a Sua palavra e com o reino de Deus. Comprometidos com a santidade não só da igreja, mas de cada membro que a constitui. E que nós, possamos estar preparados para confrontar todos aqueles que buscarem desviar o povo de Deus do caminho correto!

    ResponderExcluir
  2. Hoje a figura do pastor não é mais uma figura respeitada, como era antigamente, muito pelo contrário, é motivo de piada e sinônimo de desonestidade. Esses homens que sobem aos púlpitos com intenções erradas e gananciosas estão levando as almas confiadas a eles a caminhos tortuosos, massageando seus egos, passando a mão sobre seus pecados, estão fazendo justamente o contrário do que deveriam fazer. Certamente esses homens terão seu devido castigo

    ResponderExcluir
  3. Na nossa igreja já falamos muitas vezes por meio das pregações sobre o episcopado. E hoje em dia, se compararmos os atributos de um pastor que vemos na bíblia com os pastores que temos nas nossas igrejas, veremos que o resultado não é nada satisfatório. Nossas igrejas estão corrompidas e isso se dá por meio de uma pregação infiel da palavra, são homens incrédulos que desejam o dinheiro, a fama e não o reino de Deus.
    E a responsabilidade de um pastor é enorme, porque ele que guia, que cuida das ovelhas de Deus e ai daquele que as faz se desviar desse caminho.

    ResponderExcluir
  4. Esse problema a gente vem enfrentando até hoje. As pessoas não estão sendo enganadas,pura e simplesmente. Elas querem ser enganadas.E quando batem de frente com a verdade Divina ficam temerosos e continuam a enganar si mesmos.

    ResponderExcluir
  5. Esse texto de hoje me fez lembrar dois textos que li ultimamente. Um deles, é um texto conhecido já nosso, que foi lido no culto do último domingo, Deuteronômio 8, que fala da provação do povo por Deus, que tinha intenção de ver se o povo iria se desviar ou não do caminho. Aqui vemos que o povo se desviou facilmente!! Outro é um que li a uma semana atrás em uma leitura doméstica, que não me lembro o texto, mas fala diretamente sobre os falsos mestres. Temos inúmeras admoestações sobre isso na palavra, e vemos que Deus abomina tal situação. A responsabilidade de uma alma perdida cai sobre esses homens. Eles querem poder, querem veneração, e acabam se perdendo em seus próprios erros, não gostaria de estar perto deles no dia de seus julgamentos!!

    ResponderExcluir
  6. "qualquer, porem, que fizer tropeçar a destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar" mateus 18.6
    totalmente o oposto do que o ministro de Deus deveria fazer! o pastor que assim procede (como no texto que vimos hoje) está fazendo com que as sua frágeis ovelhas só fiquem mais dispersas do que antes. e por ter ele o cargo que tem, a punicao de mateus 18.6 torna-se muito mais grave!

    ResponderExcluir