segunda-feira, 5 de março de 2012

                          Juízes 20


     A Bíblia de Genebra nos explica que todos aqueles acontecimentos terríveis em Gibeá contra o levita e sua concubina, geraram uma guerra civil em Israel. Pela primeira vez nos tempos dos juízes, as tribos se unem, embora que para tomar vingança, justamente, contra um dos seus (Benjamim). Primeiramente as onze tribos tentaram um acordo com seus irmãos. Eles deveriam entregar os homens que praticaram tamanho ultraje contra o levita e sua concubina, para que os matassem e assim retirassem o mal do meio deles. Os benjamitas se recusaram. A guerra era inevitável.
     O texto nos diz que as onze tribos consultaram o Senhor, mas certamente estavam muito confiantes no número superior de seus exércitos. Deus tinha uma tremenda lição para ensinar a eles. Percebam que Deus mandou que eles fossem à guerra. Por duas vezes eles consultaram ao Senhor e não obstante saíram derrotados, perderam milhares de homens. Talvez a dúvida pairasse em seus corações: " Se o Senhor nos ordenou guerrear contra os benjamitas, por que não vencemos?". Isto nos ensina que não é por estarmos fazendo aquilo que Deus ordena, que tudo sairá conforme planejamos. Por vezes pensamos que o resultado das nossas ações será um, mas o propósito de Deus é inescrutável. Ele pode estar planejando coisas muito superiores para nós, que nossas vistas não podem alcançar no momento. Mesmo assim devemos confiar nEle. Isto se chama fé.
     Deus pretendia ensinar àquelas onze tribos e também à tribo de Benjamim que não deveriam confiar em suas próprias habilidades nem nas probabilidades. Ele é o Senhor sobre todas as coisas e dá a vitória a quem quer. Ele também pretendia trazer seu povo para mais junto de si através daquelas duas derrotas. Vejam o comentário de Artur E. Cundall e Leon Morris:  "Tendo confirmado seu propósito mediante uma segunda consulta aos oráculos, os israelitas sofreram, não obstante,uma segunda derrota humilhante, nas mãos dos benjamitas, o que, sem dúvida, deve ter sido uma experiência devastadora. O sucesso dos benjamitas induziu a uma autoconfiança que veio a preceder sua derrota; contudo, a derrota dos israelitas fê-los voltar-se para o Senhor em profunda humildade. Às lágrimas do dia anterior adicionaram, agora, a disciplina do jejum e oferecimento de sacrifício, sendo que tudo isso sugere o senso de urgência com que procuraram o Senhor. É possível que o número imensamente superior dos israelitas levou-os a aproximar-se do Senhor um tanto levianamente, sem real interesse, o que redundou em resultados fatais. As duas classes de sacrifícios, holocaustos e ofertas pacíficas, indicam seu arrependimento e desejo de reconciliação que restaurariam sua comunhão com Deus."
     Fica patente aos nossos olhos, que como na história de Jó e todo o seu sofrimento, o objetivo de Deus era um só: trazer seu povo para junto de si, como o próprio Jó reconheceu no fim do livro: "Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza" (Jó 42:5 e 6). Todo o sofrimento prolongado e a dor sentida por Jó, geraram nele primeiramente um reconhecimento que estava distante de Deus, que embora fosse justo, ele O conhecia de longe. E agora, por ver Deus de perto no meio do sofrimento, reconhecia automaticamente quem ele mesmo era! Por causa deste real conhecimento de Deus e de si mesmo, ele se abominava. Deixava de confiar em suas conquistas, e sabia que dependia integralmente da misericórdia do Senhor! Assim sucedeu com os filhos de israel neste episódio de Juízes 20. Mediante estes ensinamentos, deixo uma pergunta no ar: podemos algum dia reclamar de alguma provação e de algum problema que estejamos enfrentando? Jó e os israelitas do tempo dos juízes estavam lidando com a maior tragédia que pode se abater sobre nós, que é a morte, e mesmo assim, arrependeram-se sob a poderosa mão de Deus.Nós muitas vezes, com problemas tão ínfimos, nos desesperamos e chegamos a duvidar do amor e do cuidado paternal de Deus.  Que a lição deste texto fique gravada em nossos corações e que estejamos sempre preparados para enfrentar o dia mal, sabendo que todos os atos de Deus são atos de amor e justiça!

5 comentários:

  1. A atitude dos israelitas foi uma atitude totalmente não cristã. Faltou humildade,submissão,fé,entre muitos outros atributos que acabaram culminando na derrota do povo e na morte de muitos.Que aprendamos com essa passagem.Fé em Deus,mantendo os pés no chão,sempre humildes,submissos e obedientes à Deus.Nos entregando à Ele.Pois somos Dele e temos,realmente que viver como tais.

    ResponderExcluir
  2. O que mais me chamou atenção nesse texto foi o fato de que mesmo que façamos aquilo que Deus nos ordenou que fizéssemos, isso não garante que o resultado das nossas ações sejam aqueles que nós buscamos. Porém, ao pensar nisso, não devemos cair no erro de deixar de seguir os ordenamentos divinos só porque a nossa vontade não é garantida. Pelo contrário, devemos prosseguir em obediência, cada vez mais empenhados, lembrando que a vontade de Deus é o melhor para nós. Os seus planos jamais podem ser frustrados, nenhuma das vontades dos nossos corações, jamais sobrepujarão a providência divina.
    As nossas forças e habilidades não podem mudar os planos de Deus. Precisamos estar em constante busca de santidade, a fim de que não caiamos no erro de duvidar desses planos.
    Que nós estejamos sempre de pé, mesmo nos momentos difíceis, lembrando que Deus está no controle de todas as coisas.

    ResponderExcluir
  3. Devemos sempre confiar em Deus, e ter a certeza de que todas as tribulações pelas quais passamos estão debaixo do seu divino controle.
    Esse texto mostra claramente que não podemos achar que porque estamos(aos nossos olhos) em obediência que tudo vai dar certo. Deus não é um Deus de troca, que faz bem ao seus povo quando é obedecido. Como a Bíblia diz, tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus, mas nós não sabemos o que é melhor para nós, só Deus o sabe, então não há o que temer. Precisamos exercitar a nossa fé a todo instante

    ResponderExcluir
  4. imagina o que nao pensariamos nós se estivessemos na pele dos israelitas quando Deus ordenou que fosse a guerra e logo em seguida a derrota. porque, normalmente, pensaria-se imediatamente na vitória e nao na derrota!

    ResponderExcluir
  5. Quem pode prescrutar os pensamentos de Deus? Quem sabe o que Ele em sua divina vontade pretende pra nós? Tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus.
    O povo foi a guerra e foi vencido, pelo seu pecado ... muitas vezes achamos que ja que estamos obedecendo em 'tudo' a Deus sempre estaremos por cima, mas não, as vezes Deus quer que passemos por aflições, que saiamos derrotados de algumas batalhas porque Ele tem um propósito santo pra isso ... que nós possamos mais e mais ter fé em Deus.

    ResponderExcluir