quinta-feira, 8 de março de 2012

                          Rute 1


     O pequeno livro de Rute, de autor desconhecido, conta-nos a história de uma família israelita que saiu do meio de seu povo. O autor localiza o período da história como sendo no tempo dos juízes, o que é muito esclarecedor. Alguns autores relacionam o fato de haver fome em Israel naqueles tempos, como consequência dos desmandos e desvios ocorridos no tempo dos juízes. O fato de cada um fazer o que bem lhe parecia trouxe devastação e fome para o seio do povo de Deus. A fome era uma demonstração clara de juízo! Neste contexto, toda a família (Elimeleque, Noemi e seus filhos Malom e Quiliom) foge para a terra de Moabe, deixando para trás sua terra e seu povo. Eles não pretendiam permanecer ali para sempre, mas morar apenas por algum tempo, até que as coisas melhorassem.
     Estima-se que tenham ficado cerca de dez anos por lá, e tendo filhos jovens, estes escolheram para si esposas do meio do povo em que habitavam. Esta família saiu de Israel esperando viver dias de paz e prosperidade em Moabe, mas a desgraça se abateu sobre eles. Não só não se estabeleceram por lá, como também foram mortos todos os homens da família, o que certamente era um terrível infortúnio. Nada mais havia que ligasse Noemi à terra de Moabe. Com seu marido e seus dois filhos mortos, nada mais lhe restou, se não devolver as viúvas de seus filhos às sua famílias e voltar para Belém. Ela ouviu dizer que Deus teve piedade de seu povo, tirando de seu meio a fome. Não havia outro caminho a tomar.
      Neste ponto, Noemi instou com suas noras que voltassem para suas famílias, já que ela, nada tinha a oferecer. Não teria mais filhos para suscitar descendência aos filhos mortos, e certamente previa que estas mulheres moabitas não achariam casamento em Israel. Estariam condenadas, então, a viver sem a proteção e a segurança que um marido e uma família oferecem à uma mulher. Que desprendimento brilhante! No auge do desespero, quando Noemi se acha viúva, sem filhos, sem bens, miserável, destinada à uma velhice solitária e pobre, ela abre mão da companhia das carinhosas  e amáveis noras que insistiam em permanecer a seu lado, por amor a elas. Noemi julgava que suas noras deveriam reconstruir suas vidas e não se prender à alguém que não lhes traria perspectiva alguma. Noemi não foi egoísta em momento algum! Ela reconheceu que suas noras haviam sido boas e amorosas esposas para seus dois filhos, e mereciam ter uma vida feliz. Ela sabia também, como reconhece no verso13, que a mão do Senhor estava pesando sobre ela: "...o Senhor tem descarregado contra mim a sua mão."
     Após a insistência de Noemi, Ofra resolveu atender ao conselho da sogra, e após muito choro, voltou ao seu povo e aos seus deuses. A escolha pela pátria era também uma escolha pelo seu deus. A resposta de Rute, porém, permaneceu a mesma. Ela amava aquela sogra, e ficaria com ela em qualquer situação: " ...onde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada..." Sua lealdade e fidelidade são comoventes! Rute sabia exatamente o que estas declarações significavam. Ela seria cortada do seu próprio povo, Moabe, mas passaria a pertencer ao povo de Noemi. A escolha do Deus de Noemi para ser seu Deus, em detrimento da religião pagã em que fora criada e ensinada em Moabe, demonstrava que já havia fé em seu coração. E a expressão "faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver..." no verso 17, demonstra que ela já estava clamando ao Deus de sua sogra! "Sua fé poderia não ser bem fundamentada, mas era real...ela decidiu que Javé será o Deus  dela; e chama, portanto, a este Deus." (Artur E. Cundall e Leon Morris). Rute, a estrangeira, a moabita, queria servir ao único e verdadeiro Deus: o Deus de Israel! Mesmo que isto lhe custasse nunca formar uma família, mesmo que lhe custasse compartilhar a miséria de sua sogra.  Rute estava decidida, e Noemi nada mais pôde fazer para dissuadí-la.
     Ao chegarem em Belém houve certo alarido com a presença delas. As mulheres de Belém, olhando de longe, nem reconheceram Noemi. Havia se passado muito tempo, anos cruéis que envelheceram e maltrataram aquela mulher. Ela pede, então, que não a chamem mais de Noemi, que quer dizer 'agradável'. Seu nome agora deveria ser 'Mara' (amarga),visto que o Senhor a tratara com amargura. Dali ela saiu ditosa, mas reconhece que O SENHOR a fez voltar pobre. E mais ainda, ela reconhece que o Deus todo-poderoso se manifestou contra ela e a estava afligindo! Que ensino maravilhoso! Ela conhece tão bem o seu Deus, que em momento algum murmurou contra sua sorte, ou lançou a culpa em alguém ou em outro deus. Ela não atribuiu à sorte ou aos deuses pagãos a desgraça que estava enfrentando. Ela tinha a certeza de que  Deus que estava acima de tudo, controlando todos os acontecimentos de sua vida. NELE estava a explicação das experiências amargas que Noemi vinha experimentando. E a Bíblia de Genebra faz um comentário que fecha com chave de ouro o texto de hoje: "Noemi era mulher velha, estéril, num país estrangeiro, com duas noras estrangeiras que não tinham filhos. Parece ser candidata improvável para desempenhar qualquer papel na história da redenção do povo da aliança." Quando Noemi poderia supor que entraria na linhagem do Redentor do seu povo? Aquela viúva pobre, solitária, tendo que batalhar por comida para não morrer, jamais perscrutaria o que Deus tinha reservado para ela. Imagina se naqueles dias, ela pensaria que hoje, mais de 3.000 anos depois, nós estaríamos nos emocionando e sendo edificados através de sua pobre vida! Como Paulo diz em I Coríntios1: 27, 28 e 29 :"...Deus escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as forte; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus." 

7 comentários:

  1. Interessante a atitude de Noemi em relação as tragédias que aconteceram à sua família. No texto não há nada que indique indignação ou irritação por parte dela. Isso mostra o conhecimento que ela tinha de Deus, e devemos tomá-la como exemplo. Quantas coisas muito menores do que essas acontecem nas nossas vidas e nós nos revoltamos? Devemos reconhecer que merecemos sempre o pior das mãos de Deus, para enxergarmos o quão bondoso ele é conosco e sermos gratos a Ele por tudo

    ResponderExcluir
  2. Vemos como Noemi praticava o ato de amor a seu irmão como a ti mesmo, ela realmente pensava somente no melhor para suas noras, não nela.
    Agora o que mais me chamou atenção foi o fato dela entender exatamente porque tudo aquilo tinha acontecido com ela, e sabia que Deus que tinha feito aquilo tudo. E me lembro da passagem de Davi em que um homem começa a apedreja-lo e um de seus homens pergunta se ele quer que ele o mate e ele responde que não, porque sabia que aquilo era juízo de Deus sobre ele. Ela em momento algum se voltou para deuses pagãos ao que estava acontecendo com ela e que não reclamou de nada, que possamos ser como Noemi que confiava em Deus.

    SÓ PRA LEMBRAR QUE ESTAMOS A 5 LEITURAS DE ATINGIR 200 POSTAGENS EM QUASE 16 MESES DE BLOG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Gabriel! 200 postagens!!!! Só mesmo pela graça de Deus! Parabéns para nós!

      Excluir
  3. Duas coisas me chamaram bastante atenção nesse texto. A primeira delas, faz referência a Rute e a sua escolha. Mesmo sabendo que essa escolha traria consequências difíceis para a sua vida, ela decidiu por servir ao único e verdadeiro Deus. A outra questão que me chamou atenção foi a que se refere a Noemi. Ela em nenhum momento murmurou contra Deus ou o culpou do que acontecia, mostrando que ela tinha consciência da soberania divina sobre a sua vida.
    Que nós possamos usar essas duas mulheres como exemplo diário em nossas vidas. Que jamais murmuremos em qualquer situação, por pior que ela seja e, que amemos e sirvamos ao único Deus incondicionalmente.

    ResponderExcluir
  4. O que me chamou atenção no texto, foi a fidelidade daquela serva.Se mostrou firme em Deus.Colocou seu futuro nas mãos Dele, e sofreu de forma submissa, pois havia sofrido um juízo justo.

    ResponderExcluir
  5. Uma lição que podemos tirar desse texto é que devemos ser como essas duas mulheres,temos que ter essa certeza em nossos corações de que Deus esta controle de tudo! E não devemos murmurar em qualquer que seja a situação pela qual estejamos passando!

    ResponderExcluir
  6. fé e submissao de se dar inveja!!!

    ResponderExcluir