quinta-feira, 22 de março de 2012

                         I Samuel 1:9 a 28 e 2:1 a 11


     Toda a família de Elcana saiu de sua cidade para adorar e sacrificar em Siló, este era um costume repetido de ano em ano. Ana, mulher de Elcana era ferozmente atacada por Penina por não poder ter filhos. Enquanto todos comiam e bebiam, Ana se retirou e foi orar. Ela sabia que o mesmo Deus que não lhe permitira, por sua soberana vontade, ter filhos, poderia reverter esta situação. Ela se derramou diante de Deus e sua aflição e fervor eram tão grandes, que Eli, o sacerdote achou que ela estivesse bêbada. Ana fez, então, um voto ao Senhor. Se Ele concedesse a bênção que ela suplicava, ela entregaria seu filho ao sacerdote, para servir ao Senhor por todos os dias de sua vida.
     O texto segue narrando que a família voltou para casa, e Deus se lembrou de Ana. Notem que o texto conta que eles coabitaram, e Deus se lembrou de sua oração. Houve aí o concurso da ação humana, com o agir de Deus. Eles agiram como um casal normal, mas não foi isso que garantiu a gravidez de Ana. O Senhor se lembrou dela! Eles fizeram sua parte, Deus agiu com seu poder!
     Elcana continuou voltando a Siló, mas Ana não o acompanhava, visto ser o menino Samuel ainda muito pequeno. Tão logo Samuel desmamou (o que se dava aproximadamente aos 3 anos), Ana cumpriu sua promessa e levou o menino  a Siló e o apresentou ao sacerdote Eli. Ana não somente cumpriu o que prometera, mas o fez alegremente. Os versos designados "cântico de Ana", nos dá uma ideia do que ía em seu coração. Ela estava exultante, e reconhecia que sua força e salvação estavam no Senhor, que Ele é soberano sobre todas as coisas e que as determina conforme lhe apraz. Ela reconheceu que "o homem não prevalece pela força", mas que o Senhor concede a vitória a seu povo.
     O pedido de Ana foi atendido. Deus fez conforme sua oração. E quando as respostas que recebemos do Senhor não estão de acordo com aquilo que pedimos ou pensamos? E quando a resposta é exatamente oposta ao que pedimos? Aí a nossa fé é testada. Neste momento, somos convidados pela Palavra de Deus a reconhecer o Senhor em todos os nossos caminhos e a saber que, mesmo que não entendamos no momento, ou que nunca venhamos a entender, todos os propósitos de Deus para com seus filhos, são propósitos salvíficos! Precisamos crer, apesar das circunstâncias se mostrarem adversas, que o Senhor é quem conduz nossas vidas, e nos conduz por caminhos que, mesmo que dolorosos, têm como objetivo nos trazer para perto de si. Para os ímpios esta regra não vale. Eles não são disciplinados, são castigados. Não é com um fim proveitoso, como pra nós, mas por justiça e vingança do nome Santo de Deus.

6 comentários:

  1. Essa é uma história bastante conhecida. Vemos aqui, mais uma vez, a soberania de Deus sobre todas as coisas. O Senhor determina todas as coisas conforme a Sua vontade. Com isso em mente devemos estar sempre contentes com o rumo que as nossas vidas levam, lembrando que seja lá o que estiver acontecendo, é um propósito salvífico de Deus!

    ResponderExcluir
  2. Ana sabia quem era Deus! Sabia que ELE tinha o controle de tudo , sabia também que era da vontade Dele que ela ainda não tinha filhos.
    Mas como o plano de Deus é maravilhoso, ouvindo suas orações, ELE lhe concedeu um filho.
    E no começo do capitulo 2 Ana demonstra sua gratidão, reconhecendo que Deus é soberano sobre tudo e todos.

    ResponderExcluir
  3. É tão bom ler um texto como esse, e ver que o mesmo Deus que criou o universo, que conta as estrelas e as chama pelo nome, Aquele que é Todo-Poderoso, onisciente, onipotente e Deus sobre todas as coisas também se preocupa e nunca se esquece de nós, suas criaturas. Messe texto podemos ver o cuidado de Deus para com Ana e mais afrente para com seu povo.
    Devemos saber que Deus está no controle de tudo, e que tudo o que acontece em nossas vidas tem um propósito santo, para assim, entregarmos as nossas ansiedades a Ele e descansarmos em Deus

    ResponderExcluir
  4. Deus mostra,mais uma vez, o quanto se importa e ama a seus servos.Ana,por sua vez, também mostrou seu amor à Deus, fazendo o que a ela cabia,e foi abençoada,sua oração foi ouvida.

    ResponderExcluir
  5. é preciso muita fé para agir da maneira que Ana agiu. e MAIS fé ainda (como ja dito no texto) se o pedido nao for como o esperado por nós! voce disse tudo! as coisas que acontecem tem uma razao e um objetivo ja determinado por Deus!

    ResponderExcluir
  6. Não tem como, bateremos nessa tecla muitas vezes, mas porque estamos sempre indo contra ela, Deus está no controle de tudo, e tudo que acontece ja foi determinado por Deus antes da fundação do mundo e devemos esperar nele. E devemos ter fé, esperar em Deus, como estávamos falando na terça na reunião as vezes ele nos responderá não com a resposta que queremos e isso é melhor pra nós porque por mais que num pareça na hora, depois percebemos que foi melhor ter acontecido daquele modo. Deus ama e cuida dos seus filhos, ou melhor da sua vinha como disse o Pastor Rubens no domingo passado de manhã no texto de Isaías 27 'Eu, o SENHOR, a guardo, e cada momento a regarei; para que ninguém lhe faça dano, de noite e de dia a guardarei.
    Isaías 27:3'

    ResponderExcluir