quarta-feira, 25 de abril de 2012

                             I Samuel 7


     Tendo sido levada para Quiriate-Jearim a arca da Aliança, o povo descansou. Descansou até demais. Ao longo de vinte anos voltaram a cultivar a idolatria, e somente ao cabo deste tempo, resolveram clamar ao Senhor. A vida deles havia entrado num marasmo tão grande, que talvez nem tivessem percebido como o tempo tinha passado rápido e o quanto a adoração a outros deuses se espalhara e se arraigara entre eles. Aquele velho ciclo, muito comum em Juízes, voltava a acontecer agora: apostasia, opressão, arrependimento e livramento. Parece que o povo ainda não havia aprendido que o distanciamento gradual do Senhor, leva o homem a uma distância tão gigantesca, mas ao mesmo tempo tão silenciosa, que não os deixa ver sua real situação. Assim acontece conosco. Muitas vezes estamos tão distante do Senhor quanto o céu dista da terra, mas sequer percebemos.
     O processo de arrependimento do povo veio de forma prática, como todo verdadeiro arrependimento: eles botaram fora os ídolos! Os baalins e os astarotes foram retirados do meio do povo e eles voltaram a adorar apenas ao Senhor Deus de Israel. O arrependimento podia ser visto e tocado! Não era apenas um confissão de lábios, mas as atitudes do povo demonstravam, para que todos vissem, que o pecado da idolatria havia sido deixado. Esta é outra lição para nós: para que se confirme nossa confissão de arrependimento, nossa vida precisa mudar! Como nos exorta o apóstolo Paulo em Efésios, não basta se afastar das práticas pecaminosas. Precisamos substituí-las por boas práticas: "...deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo...aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com  que acudir ao necessitado. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente, a que for boa para a edificação...longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda a malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros..." Efésios 4:25 a 32. Reparem que para cada atitude repreendida, fica a ordem de praticar o oposto! Assim demonstramos o verdadeiro arrependimento, que exige mudanças externas, fruto da mudança interna. E foi isso que aconteceu entre o povo de Deus. Depois de longos vinte anos tolerando e praticando o culto a ídolos, eles demonstraram que haviam se arrependido.
     A partir daí a vitória foi esmagadora! O Senhor derrotou os filisteus de forma tal, que o texto narra que nunca mais eles vieram ao território de Israel "porquanto foi a mão do Senhor contra eles todos os dias de Samuel" (verso13). Aquela guerra havia chegado ao fim. Mais tarde os filisteus atacaram novamente o povo de Israel, mas naquele momento não houve revide. Deus tinha agido no meio de seu povo e Samuel tratou de erguer um memorial e o chamou Ebenézer e disse: "Até aqui nos ajudou o Senhor." Interessante notar que este lugar não é o mesmo onde, no capítulo 4:1, também chamado Ebenézer,o exército manda trazer a arca da Aliança para ajudá-los a vencer os filisteus, numa clara tentativa de manipular a Deus. Agora a história havia sido diferente. Eles não quiseram usar Deus como um amuleto na guerra. Houve arrependimento de pecados, e Deus tomou a batalha de seu povo para si, dando-lhes a vitória. Ebenézer quer dizer 'pedra de socorro', e foi exatamente isso que Deus havia sido para o seu amado povo!

6 comentários:

  1. O nosso distanciamento perante Deus é uma questão muito séria. Se não estivermos atentos, o mundo nos corrompe e insere seus conceitos e atitudes errados em nossas mentes sem que ao menos nos demos conta. Por isso precisamos estar sempre em comunhão com a palavra do Senhor. Dessa forma, quando formos induzidos ao erro (até mesmo e principalmente pela nossa carne), possamos rejeita-lo.
    Precisamos nos arrepender verdadeiramente dos nossos pecados. O famoso 'remorso' pode até enganar aos olhos dos homens, mas jamais enganará a Deus. Somente nos veremos longe de práticas pecaminosas se realmente nos arrependermos e mudarmos. Até porque seria muito fácil pra nós, nos dirigir a Deus em oração, confessar os nossos pecados e logo depois voltar a pratica-los. O verdadeiro arrependimento carrega junto de si a mudança de comportamento que pode ser percebida por qualquer um.
    Que Deus continue nos trazendo ao real arrependimento de pecados e que o busquemos cada dia mais.

    ResponderExcluir
  2. É interessante também nesse texto, a demonstração clara do caráter paternal de Deus para com seu povo(algo que vemos claramente em toda a história, e em nossas vidas também). Como um pai, que quando vê seu filho no erro o disciplina, Deus nunca nos deixa pecar sem que recebamos as consequências de nosso pecado, não porque Deus não nos ama, muito pelo contrário, é porque nos ama que Ele está sempre pesando Sua bondosa mão sobre nós, para que nos arrependamos e voltemos a Ele

    ResponderExcluir
  3. OK
    Que possamos estar verdadeiramente arrependidos de nossos pecados... não só com palavras , mas com atitudes que demonstrem nosso arrependimento!E que assim possamos estar cada dia mais perto do Reino de Deus!

    ResponderExcluir
  4. É incrível perceber o que o distanciamento de Deus faz nas nossas vidas. De repente, passamos à viver numa fé superficial, acreditando que algum conhecimento intelectual da bíblia já seja o suficiente para viver uma verdadeira vida cristã. E por muito acreditamos que estamos bem, achamos que isso é o normal, e quando vemos pecamos com normalidade, e cada vez nos afundamos no lamaçal do pecado, dando lugar ao diabo em nossas vidas. Como fez o povo, nos esquecemos frequentemente e facilmente, de todas as inúmeras bençãos que Deus nos concedeu, e por burrice, damos as costas para ele. O bom é quando somos repreendidos, chamados à Ele, chamados ao arrependimento, mostrando assim, sermos filhos, e não bastardos. Que o Senhor possa estar sempre nos dando seu Espírito para que ele nos convença do pecado, do juízo e da justiça.

    ResponderExcluir
  5. Como é terrivel pra vida de um homem o se distanciar da palavra, é a pior condenação, porque leva a morte. Nós crentes, estamos constantemente tentados a nos desviar pelas vãs filosofias e sutilezas do mundo, e tambem por nossa propria carne, mas precisamos estar firmes na fé.
    A bíblia esta sempre nos dizendo, arrependei-vos... mas nós não sabemos o verdadeiro significado dessa palavra, significa mudança de vida, o pecado que voce praticava, não pratica mais e vive de acordo com a biblia.

    ResponderExcluir
  6. Texto bíblico muito bom, e post também!! O que devemos estar atentos não é pura e simplesmente em nossas atitudes,mas, principalmente em nossos corações, que precisam estar "amando" a Deus.

    Davi Quaresma

    ResponderExcluir