segunda-feira, 22 de novembro de 2010

                                     Levíticos 5


     Nos primeiros 13 versículos, o texto nos fala a cerca de 3 tipos de pecados: se omitir de testemunhar num tribunal a favor de um inocente; ter contato com coisas imundas; e pecar por fazer juramentos precipitados.
     Nos versos seguintes, eles são advertidos quanto a seriedade que se deveria dar às coisas sagradas, como ao dízimo e  e às propriedades dedicadas a Deus. No que eles "roubassem" a Deus, eles deveriam restituir por inteiro e ainda acrescentar um quinto do valor.
     Notem que no verso 17 o texto nos ensina que ainda que o ofensor não soubesse, ou não tivesse certeza de que o ato que cometera era realmente um pecado contra Deus, este deveria trazer a oferta pela culpa. O que nos leva ao Salmo 19:12 que diz: "Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas." O salmista conhecia o próprio coração e sabia que pecava consciente e inconscientemente contra seu Deus. E certamente pedia perdão pelos dois tipos de faltas, porque sabia que o simples desconhecimento da lei não o tornava desculpável aos olhos de Deus. Aliás, nem aos olhos dos homens. Se você cometer um crime previsto em lei e disser ao juiz que não sabia que tal ato era crime, isto não o tornará inocente, e não tirará a sua culpa pelo ato. Você terá que pagar pelo crime, mesmo sendo ignorante quanto a ele!
     Temos orado a Deus diariamente pedindo que perdoe os pecados que SABEMOS que temos cometido? Temos nos lembrado de pedir a ele que nos perdoe também por aqueles pecados que desconhecemos ser pecado, mas que nem por isso deixam de ferir sua santidade e de fazer separação entre nós e o nosso Deus? Que esta seja uma prática na nossa vida devocional!

7 comentários:

  1. É interessante que neste capítulo Deus(através de Moisés) deixa claro que o ser humano é indesculpável pelo pecado que comete, mesmo que o transgressor não saiba se o que ele cometeu era realmente um pecado.Há pouco eu estava lendo um livro, e num trecho, o autor diz que apesar de Deus não só conhecer nossas ações futuras(inclusive nossos pecados), mas também ter predestinado-nos a elas, nós somos totalmente responsáveis pelos nossos atos!
    Isso é um desafio para nós crentes, de reconhecer em nós e somente em nós mesmos nossos pecados, e não atribuí-los à nossa ignorância com relação ao que é pecado, ou às circunstâncias que nos 'obrigaram' a tomar determinada atitude, e não só isso, mas também, humildemente confessar à Deus as nossas faltas, inclusive as que nos são ocultas. Devemos nos aprofundar na palavra para que certos pecados se tornem conhecidos por nós, o que certamente nos levará a não só conhecer melhor a Deus e à sua santidade, mas também o quanto Ele foi e é misericordioso para conosco!

    ResponderExcluir
  2. Já estive várias vezes conversando com amigos sobre o pecado humano, e muitos deles pensavam que o pecado que cometemos [não tendo consciência de que esse ato é pecado] deixa de ser tão grave aos olhos de Deus.Deus deixa absolutamente claro que o pecado que é cometido independentemente de o transgressor ter consciência disso ou não, Deus olha da mesma maneira a todos os pecados cometidos por nós crentes(uma prova disso é a própria maneira de se "redimir"- fazendo sacrifícios à Deus).

    ResponderExcluir
  3. esse é um bom ponto a ser explorado...
    pois muitas vezes oramos a Deus e pedimos perdão a Ele pelos pecados que cometemos no decorrer da vida e muitas vezes nos esquecemos que também devemos pedir perdão por aqueles que não sabemos que haviamos cometido.
    (falo isso tomando a mim mesmo como exemplo)

    ResponderExcluir
  4. Esse é um assunto que as vezes não fica tão claro para todo mundo. Muitos pensam que quando não se sabe que o que se faz ou se pensa é pecado, isso torna o seu ato ou o seu pensamento menos grave. Mas não! Podemos perceber que tendo ou não consciência de que estamos pecando, devemos prestar contas a Deus com relação a esses pecados ocultos. Isso torna o assunto ainda mais sério...

    ResponderExcluir
  5. Somos indesculpáveis!! Mesmo não sabendo de todas as ordenanças de Deus isto não é desculpa para pecar, muito menos para ausentar a nossa culpa. Muito interessante é a relação bíblica à sentença: "Olho por olho, dente por dente!" Apesar dessa sentença ter sido estudada, muitos tempos depois, por estudioso e filósofos, vemos que esse pensamento é bíblico. Quando alguém pecava, mesmo sendo oculto ou sem saber que era pecado, tinha por conseqüência, pagar tudo quanto acarretou na vida do próximo!! E quando o roubava ainda, deveria pagar um quinto a mais do que havia roubado!! Depois querem dizer que "olho por olho, dente por dente" não é bíblico!!

    ResponderExcluir
  6. Engraçado, não só os pecados que fazemos sem saber que é pecado mas tambem aqueles que fazemos mas não lembramos devemos sempre pedir perdão a DEUS pelos pecados ocultos. Mais uma vez o texto nos adverte a levar as coisas de DEUS á serio !!! Outra coisa que percebi foi a que podemos até nos arrepender de nosso pecado mas teremos que pagar as consequencas dele.

    ResponderExcluir
  7. Esses pecados requerem confissão a Deus,mesmo sem sabermos que é pecado .
    quando oramos sempre pedimos perdão pelas nossas falhas , e não devemos esquecer de pedir perdão pelas coisa que nem mesmo nós sabemos que 'feri a santidade de Deus 'e mesmo nos arrependendo temos que confessar nosso pecado e pagar as consequencias. Muito interessante esse texto , lendo também a nota de rodapé da bÍblia de genebra !

    ResponderExcluir