quarta-feira, 24 de novembro de 2010

                                         Levíticos 6:8 a 30


     Nos versos 9 e 13 a Bíblia nos conta que o fogo do holocausto não deveria ser apagado: "...o holocausto ficará na lareira do altar toda a noite até pela manhã, e nela se manterá acesso o fogo do altar." e "O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará." Estas são referências claras a permanência de Deus no meio do seu povo. E mais: o povo necessitava de uma expiação contínua!
     Como sempre havia pecado do povo contra Deus, sempre deveria haver a chama na lareira. Aquele era um rito que apontava para Cristo, que de uma vez por todas seria oferecido como sacrifício perfeito, que de uma vez por todas perdoaria os pecados do seu povo. Os crentes do Antigo Testamento eram perdoados não pelo sacrifício de animais, mas por aquilo que ele significava. Ele prefigurava o sacrifício definitivo. Aqueles crentes foram salvos pela promessa do que haveria de vir, pela certeza de que o Cordeiro sem mácula faria o sacrifício cabal. O crente era considerado justo pela fé na promessa DAQUELE que haveria de vir, e não pelo sacrifício em si, como nos ensina Hebreus: "...porque é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados..." Hebreus 10:4
     Agora, ao invés de termos o fogo para o sacrifício sempre acesso, e um sacerdote para nos representar diante de Deus, vejamos mais uma vez o que nos ensina o Novo Testamento: "Ora, todo sacerdote se apresenta, dia após dia, a exercer o serviço sagrado e a oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca jamais podem remover pecados; Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus...porque por uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados." Hebreus 10:11 a 14
     Henry Halley diz: "Os sacrifícios incessantes de animais e a chama incessante do fogo no altar, foram sem dúvida propostos por Deus para gravar na consciência dos homens a convicção de sua própria pecaminosidade e para ser um quadro perdurável do sacrifício vindouro de Cristo, para quem apontavam e em quem foram cumpridos."

6 comentários:

  1. Moisés, falando aos leigos a respeito das leis dos sacrifícios , ele agora se dirige aos sacerdotes , especialmente sobre o direito dele sobre uma partilha nos sacrifícios.
    'Cristo o sumo sacerdote da nova aliança , ofereceu o derradeiro holocausto em seu corpo.'
    Ele estava inteiramente consagrado a Deus , sofrendo a morte pelo pecado e provocando a morte do crente para o pecado.

    ResponderExcluir
  2. Quanto mais nós lemos levíticos, mais me alegro por ter cada dia mais consciência de que Deus ama mesmo ao pecador.Isso na verdade, é algo que sabemos, mas é tão bom ver a bíblia enfatizar tanto, assim.Olha quantos pecados (principalmente no velho testamento), quantas salvações... Jó é um exemplo clássico.As vezes não temos a noção do amor de Deus por nós.

    ResponderExcluir
  3. Deus realmente nos ama, mesmo pecando(mas lutando contra o pecado), pela sua misericórdia. Interessante a questão do fogo do altar permanecer aceso. Isso se fazia necessário, uma vez que mostrava que o povo precisava de Deus e que Deus estava com o povo.

    ResponderExcluir
  4. Deus nos mostra sua muito longanimidade!! Mesmo diante de tantos pecados que continuamente praticamos, ele age de misericórdia, e nunca se aparta de seus escolhidos. A necessidade da presença de Deus em nossa vida é constante, não podemos deixar essa chama se apagar!

    ResponderExcluir
  5. engraçado é que até hoje vemos pessoas tendo este tipo de prática (dos pães asmos, por exemplo)
    são eles os judeus. só na minha escola, conheço três!
    mas isso se dá pelo fato de não reconhecerem Cristo, como o Filho de Deus. ou seja, se Jesus não foi quem disse ser, então tais rituais e práticas não podem ser deixadas para trás.

    ResponderExcluir
  6. sse é um bom texto para entendermos sobre a expiação dos pecados do povo, um dos grandes pecados do povo é a achar que o sacrificio em si que os perdoava. E muito interessante a parte do fogo não ser apagado porque estamos constantemente pecando contra DEUS.

    ResponderExcluir